Diferentes Olhares para uma Interface



Quando entramos em um site, seja com objetivo especifico ou mesmo sem uma idéia de busca definida, é natural que executemos em uma fração de segundo a decisão de qual link acessar primeiro. Para tomarmos esta decisão montamos um modelo mental das opções disponíveis seguindo a lógica que percebemos do site. Essa percepção não é igual para todas as pessoas, nem mesmo é igual para a mesma pessoa em ocasiões diferentes.

Desenvolver uma arquitetura de informação que atenda todos os modelos mentais eas necessidades de cada um dos usuários que acessam um site, é muito mais complexo do que se imagina. É comum, ao analisar alguns projetos,encontrar estruturas que atendam às empresas, aos funcionários ou mesmo aos desenvolvedores, desprezando as motivações que fazem com que o usuário, consumidor de conteúdo, realize a busca.

Quando se fala em modelo mental e motivações de acesso é comum pensar em canais. Por exemplo, o existente em empresas que possuem diversas áreas de atuação ou segmentos. Como uma montadora que pode fabricar linhas diferentes para o atendimento de mercados diferentes, caminhões, veículos de passeio, utilitários e até mesmo motocicletas. Nosso desafio é maior que este, é como apresentar um modelo de navegação que entregue o mesmo conteúdo para todos os usuários que realizam buscasatravés de estímulos e necessidades diferentes.

A estruturade um site deve priorizar uma curva de aprendizado rápida, deve ser pedagógico, já queo objetivo dos sites não tem ocaráter de uso continuado como o de um aplicativo ou sistema. Nosso objetivo é fazer com que a necessidade do usuário origine a entrega de conteúdo, e quanto mais rápido for o entendimento do processo de interação, melhor a experiência originada. De forma prática, a interface de um site precisaauxiliaro internautaa entender o que são, como estão organizados e como se comportam seus elementos mais complexos. Quanto mais efetiva for a interface nesse aspecto, mais fácil será a aproximação da entrega de conteúdo com a necessidade que originou sua busca.


Autor: Roberto Soares Costa


Artigos Relacionados


A Perspectiva Construtivista De Ensino

Como Criar Um Site

O Marketing Digital é O Marketing Do Futuro.

Pasma Imaginação

Otimização De Site (parte 1)

Diferencial Em Criação E Desenvolvimento De Sites E Lojas Virtuais

Via LÁctea (poesia)