Os Tubarões da rede



A briga de foice está se expandindo pela internet que nem epidemia ,e como já é comum em tudo que lemos sobre mercado e mudanças encontrarmos a expressão ‘’cada vez mais’’, pois não é diferente agora, as maiores empresas de varejo do brasil estão levando a sua luta por um lugar ao sol, ou melhor, por um lugar no coração dos consumidores para a internet através de sites de compra on-line e oferecem ofertas que nos prende 1 minutinho entre o comprar ou não comprar. Programas de inclusão digital levam a popularização cada vez maior da internet e aumenta o ‘‘campo de visão’’ das pessoas de todas as classes sociais, tendo o mundo na palma de suas mãos. Para as pessoas uma oportunidade de aumentar o aprendizado e a rede de relacionamentos, para as empresas mais uma forma de atingir um público que só no Brasil já passa dos 60 milhões de pessoas com possibilidade de acesso a rede. Não é fácil chegar aos clientes através da internet, pois temos baixa confiabilidade por ter que disponibilizar nossos dados, não poder tocar nos produtos, ou até mesmo ter um atendimento one-to-one eficaz. O ‘’face a face’’ conta muito na hora de adquirir um produto ou serviço, fazer um anuncio e distribuir pela internet é simples, mas como chegar a mente das pessoas? Ter a mesma atenção que a televisão proporciona e um atendimento com segurança é um desafio para as empresas que ingressam no mercado on-line, mas para uma empresa que já possui uma imagem forte ‘’no mundo real’’ ingressar no mundo digital não é uma missão impossível, se a esta não perder o foco. A Casas Bahia vem divulgando seu novo portal na internet desde seu lançamento em fevereiro, onde podemos encontrar ofertas dos mais variados produtos.A variedade dos produtos e suas utilidades ainda é limitada, visto que a empresa é recém chegada no mundo on-line e bastante trabalho ainda precisa ser feito devido aos fortes concorrentes nesse mercado digital. No mesmo seguimento está o Magazine Luiza, seu principal concorrente, porém existem empresas já bem fortes no seguimento de compras on-line que também entram para a briga, dentre elas podemos citar Americanas.com, Submarino, Mercado Livre, Livraria Saraiva e Fnac. Outras empresas que também vêm ganhando espaço nas vendas on-line são Ponto Frio e Extra, não podemos esquecer o Pão de Açucar que possue uma organização incrível de seus produtos no ato da entrega e garante que os mesmos cheguem ao cliente com a mesma qualidade que encontramos no próprio Mercado. No livro ‘’ A estratégia do oceano azul’’ percebemos a contradição com estratégias de Marketing de Guerrilha e filosofias da arte da Guerra e pode-se concluir que a guerra entre empresas não irá acabar, mesmo que os esforços empresariais não sejam voltados para superar os concorrentes e sim para que a prórpia empresa se supere na busca pela excelência de seus produtos e serviços e na sua forma de fazer negócio. Deixemos de lado a Guerra e vamos procurar o oceano azul, a distancia da briga sangrenta entre os grandes tubarões, criar novos seguimentos e não se desesperar quando formos copiados, pois reconhecemos nosso valor e nossa superioridade e não precisamos colocar isso a prova, manter o foco, revisar nossas estratégias genéricas de competição abordadas por Michael Porter não descançar nunca, temos exemplos daqueles que descansaram e foram superados. A internet não existia a alguns anos atrás, então quem dita o próximo passo? A resposta é evolução tecnológica.
Autor: Ivan Dias


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