A PROBLEMÁTICA DO AQUECIMENTO GLOBAL



                                LAZZARETTI, Tiago*

Muito se ouve falar sobre o aquecimento global, mas muitas vezes não se diz o que de fato ele é. O Aquecimento Global é causado principalmente pelo aumento nos índices de emissões de dióxido de carbono (CO2) e monóxido de carbono (CO) na atmosfera decorrente da queima de combustíveis fósseis, como o carvão mineral e o petróleo, entre outros, pelos veículos e indústrias que utilizam como matéria-prima esses produtos para gerar energia para o seu funcionamento.

Para que se possa entender isso é necessário saber o que é o efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido a uma temperatura que possa abrigar e desenvolver vida, e sem ele o planeta seria uma imensa bola de gelo. O CO e o CO2 são os principais gases que aquecem o Planeta Terra, além do CH4 (metano), entre outros, eles funcionam como um aquecedor e fazem com que as temperaturas se mantenham constantemente estáveis. O aumento do índice desses e de outros gases faz com que o Planeta aumente sua temperatura, causando o derretimento das geleiras dos Pólos e descontroles ambientais. Isso ocorre porque esses gases acabam ficando retidos na Atmosfera terrestre ao invés de serem refletidos para o universo.

Outro grande problema é o desmatamento e as queimadas, por serem as plantas responsáveis pela absorção do CO2 emitido no ar, assim, as plantas além de não absorverem os gases, com a queima acabam contribuindo com mais poluição ambiental. Além disso, a poluição das águas possui papel importante para o aquecimento global. Mas o que tem a ver a poluição das águas? Acontece que nos mares e oceanos vivem algas que juntamente com as árvores absorvem são as grandes absorvedoras de CO2. A poluição destrói a flora marinha, não permitindo que as mesmas auxiliem na absorção desses gases que compõe a atmosfera terrestre.

Também é preocupante a Camada de Ozônio, situada na estratosfera, constituída pelo gás Ozônio (O3). A Camada de Ozônio e responsável pelo reflexo dos raios ultravioletas do Sol que são nocivos à saúde humana, e aquecem o planeta. Essa camada vem sendo destruída ao longo dos anos, pelos gases CFCs (clorofluorcarbonetos). Com a destruição da camada de ozônio, os raios do sol deixam de serem filtrados pela camada e atingem o planeta Terra com maior intensidade e aqui são absorvidos, aquecendo ainda mais nosso habitat. Mas graças às campanhas mundiais, o "buraco" na Camada de Ozônio vem diminuindo, e de acordo com especialistas pode se regeneram em até 60 anos se a emissão de CFCs parasse.

Por isso é que se fala cada vez mais em energias renováveis, consideradas energias "limpas", é o caso da energia solar e eólica abundante em praticamente todo o planeta, excluindo os pólos, pela inviabilidade. No Brasil, apesar da disponibilidade de água para construção de hidroelétricas, existe uma riqueza enorme de fontes renováveis e pouco impactantes ao meio ambiente, as quais poderiam substituir hidroelétricas.

Isso seria de fundamental importância, também por substituir a geração de energia em usinas que utilizem principalmente combustíveis fósseis como fonte de matéria-prima. Por outro lado a produção de álcool, como combustível para automóveis aparece como uma forma mais limpa de queima de combustível, pelo fato de o álcool produzir menos quantidade e menos poluentes de que os combustíveis de origem fóssil.

A problemática chamada Aquecimento Global dificilmente tende a ser contornada completamente, no entanto, algumas atitudes corretas podem amenizar a situação, como campanhas de conscientização e educação ambiental. Dessa forma a situação pode tomar rumos certos e as futuras gerações poderão usufruir do bem mais precioso da humanidade, a vida.

26 de Agosto de 2009.

*Técnico Florestal;

Acadêmico de Ciências Biológicas, 6ª fase, UNOESC Campus de Xanxerê SC.


Autor: TIAGO LAZZARETTI


Artigos Relacionados


Embaixo Do Calçadão...

O Processo Da Independência Do Brasil

Theo De Carvalho - Segundo AniversÁrio

No Vale Terá Tura

Homenagem Aos Gaúchos

Camaleão

Eu