LEI DA AÇÃO E REAÇÃO E O FENÔMENO DOS TRINTA SEGUNDOS



Há um fenômeno que opera nos bastidores da nossa mente, que molda as nossas reações. Se não dermos a devida atenção a ele, somos capazes de cometer as maiores barbaridades. Somos capazes de assassinar, além dos nossos sonhos, os dos outros. Se não pensarmos antes de reagir, podemos acabar com um relacionamento amistoso de anos por banalidades. Demitimos e somos demitidos também por não respeitar este fenômeno que deveria atuar como protagonista na nossa mente, e não como mero espectador. Este fenômeno chama-se: "o fenômeno dos 30 segundos".

O fenômeno dos 30 segundos significa que não devemos usar a lei da ação e reação, pois os primeiros trinta segundos devem servir para refletirmos antes de dar respostas. Nesse tempo, devíamos fazer uma linda viagem para dentro de nós mesmos, buscando a interiorização, para que uma análise das possíveis conseqüências da possível ação seja feita.

Se formos capazes de não reagir antes de pensar, utilizando o conhecimento desse fenômeno, certamente manteremos nossos melhores relacionamentos, não ofenderemos quem amamos, evitaremos intrigas, agressões e quase todo tipo de violência física ou moral que praticamos, consciente ou inconscientemente.

Você está disposto a pensar antes de agir ou reagir? Diante de situações tempestuosas, quais são os resultados positivos à sua vida quando você age ou reage sem refletir, sem ponderar as conseqüências? Certamente, nenhum resultado profícuo.

Toda vez que agimos ou reagimos de forma invasiva, ofensiva, os focos de tensão estão presentes e essas ações ou reações ficam registradas em nossa memória de forma privilegiada, gerando outros milhões de registros de pensamentos que temos em relação ao ocorrido. Dessa forma, esse comportamento intolerante, irresponsável, aos poucos, criará raízes nos solos na nossa mente. Nas demais situações, agiremos ou reagiremos de acordo com o que mais pensamos e que mais damos atenção, sejam registros positivos ou negativos. Em que você deseja se tornar? Numa pessoa desprezível, que se afasta e afasta as pessoas do convívio social? Ou em um ser humano adorável, que é bem recebido nos lugares aonde vai, pois leva boas energias aos ambientes que freqüenta?

Eis, então, um grande segredo: "mantenha-se calmo, sereno, reflexivo nos primeiros trinta segundos de momentos com fortes focos de tensão. Não permita que a raiva, o ódio, a mágoa, a ofensa, assaltem sua sabedoria e serenidade. Nutra-se nesses instantes com o frescor da profunda respiração, oxigenando assim o cérebro, para que possa mergulhar num oásis de tranqüilidade e não se afogar num oceano de dramas.

Procure lembrar-se de quantos momentos de conflito você gerou por ações e reações impensadas. Quantas vezes em discussões cálidas e incautas você ofendeu sua esposa, seus filhos, pais ou amigos? Esses e tantos outros conflitos são gerados por não colocarmos em prática o fenômeno dos trinta segundos.

Como líder empresarial, quantas foram as vezes que ofendeu coletivamente não somente o profissional, mas o ser humano que trabalha com você, apenas para mostrar o poder do seu cargo? Quantas vezes deu ordens erradas, porém, só as percebeu depois que os resultados já haviam sido afetados? Líderes dão exemplos: quais têm sido os seus? Tem posto em prática o extraordinário fenômeno dos trinta segundos, não aceitando passivamente a lei da ação e da reação em seus relacionamentos, sejam pessoais ou profissionais?

Temos revelado em nossos eventos que a maior crise empresarial não é a financeira. Há outra crise que se desloca sorrateiramente nos bastidores da empresa. Que crise é essa? É a crise de liderança!

Líderes não conhecem o fenômeno dos trinta segundos, ou, se conhecem, não o respeitam. Não pensam antes de agir ou reagir. Inibem a criatividade dos seus colaboradores quando os impedem de opinar nas decisões por pura arrogância, ou solapam sua força de vontade pelo desmérito e descrédito que dispensam a estes. Em vez de financiarem o desenvolvimento profissional contínuo como forma de atingir metas e objetivos, estancam o entusiasmo e a motivação para a melhoria na produtividade e nas vendas.

Cada ser humano tem centenas de milhares de registros que contaminaram sua mente e foram capazes de originar doenças psicossomáticas ao longo da sua existência. Não souberam reciclar as ofensas e críticas que receberam. Deram respostas ainda mais agressivas, apenas para financiar a própria soberba e não para aposentar o orgulho ferido. Não sabiam que ninguém é capaz de esquecer uma mágoa, sem antes perdoar o ofensor. E não será capaz de reeditar sua história, se tentar fugir desses assaltantes da alegria.

Até este momento, não conheciam o F30" (fenômeno dos trinta segundos) e jamais pensaram antes de dar respostas. Por isso, todos os seus acessos aos registros na sua mente tendem a ser perniciosos. Suas experiências ruins não foram canalizadas nem reescritas para que a qualidade de vida fosse melhorada. Com isso, sempre que acessados trazem, cada vez mais sofrimentos e angústias.

Com frisamos, não seremos capazes de reeditar nossa história se não enfrentarmos nossos medos. Tentamos fugir dos nossos inimigos, porém, essa fuga é impossível. Enquanto não formos capazes de reescrever os momentos deselegantes que enfrentamos, transformando-os em boas experiências e em aprendizado, dormiremos com nossos medos, rancores e, a todo instante, seremos roubados do prazer de existir e da necessidade premente de ser feliz.

O que temos feito para ser feliz? Temos dado golpes de ousadia na tristeza, no rancor, ódio? Temos investido para abalar os alicerces da mesquinhez e da arrogância? Temos plantado boas sementes nos solos da nossa seara existencial? Que adubo temos usado no maior canteiro de obras da Terra? Que canteiro é esse? O alfobre da nossa vida!

Pense nisso!

Um abraço e felicidades sempre.

Professor Paulo Sérgio

www.professorpaulosergio.com.br


Autor: PAULO SERGIO BUHRER


Artigos Relacionados


Aquecimento Global: Uma Ameaça A Vida

Ação Planejar Na Educação

PolÍtica ComunitÁria

Heterogeneidade No Português Do Brasil

O Discurso / Mídia / Governo

MatemÁtica Da SaÚde

Cuide Do Coração De Seu Automóvel