Não perca o foco



No ano 538 antes de Cristo os israelitas começaram a voltar da Babilônia, tinham vivido como prisioneiros. Eles construíram as suas casas em Jerusalém, porém não deram atenção ao Templo, que estava destruído.

 

No ano 520 antes de Cristo, o profeta Ageu anunciou algumas mensagens de Deus, ordenando ao povo que construísse de novo o Templo.

 

Os israelitas deviam voltar para Deus, e assim Deus os abençoaria, e eles viveriam em paz e prosperidade.

 

O profeta denunciou o vergonhoso desleixo do povo em relação à casa  de Deus e sua construção, incitando-os a reconsiderar seus caminhos.

 

Como verdadeiro profeta, Ageu procurou “sacudir” o povo para tirá-los do egoísmo. Cada família cuidava apenas de sua própria casa, enquanto a casa do Senhor era totalmente negligenciada.

 

Ageu, cujo nome significa “Festivo”, foi um dos profetas pós-exílio, um contemporâneo de Zacarias.

 

Ageu tinha as qualidades de um bom pastor. Era encorajador cuja palavra estava em sintonia com o coração do povo e a mente de Deus, ele foi o mensageiro do Senhor, com a mensagem do Senhor, levando ao seu grupo desanimado,  a segurança da presença de Deus.

 

Ageu, dirigindo-se ao povo, disse: “Ouçam todos! Como vocês podem se preocupar tanto com a construção de suas belas casas, enquanto o Templo de Deus continua em ruínas?”.

 

“Não vêem o que está acontecendo? Falta comida e roupa para o dia-a-dia. Vocês estão sempre sem dinheiro. As plantações não crescem. Sabem por quê?” Os hebreus abaixaram a cabeça, envergonhados. No fundo, eles sabiam.

 

“Vocês não colocam Deus em primeiro lugar em suas vidas. Se o fizerem, terão tudo o que precisam. Só dão atenção aos que querem não ao que Deus deseja. O Senhor não os abençoa porque vocês não pensam Nele. Deus está dizendo: “Vão até as montanhas e tragam a madeira para reconstruir o templo”.

 

Após três semanas, embora se sentissem culpados, os hebreus não tinham tomado nenhuma atitude. Ainda pensavam nas palavras desencorajadoras das outras tribos. “Como conseguiríamos reconstruir algo que o rei Salomão construiu?”.

 

Novamente Ageu chama-lhes a atenção: “O templo foi destruído há 70 anos. Quem se lembra como era? Hoje não se parece com nada. Ouçam! O Senhor diz: “Sejam fortes! Eu estou com vocês. Meu Espírito continua com vocês. Não tenham medo de tentar. Logo encherei essa Casa com a glória, e a paz chegará!”.

 

Como vemos, Ageu encorajou o povo a concluir a reconstrução do Templo. A oposição de vizinhos hostis fez com que se sentissem desencorajados e negligenciassem o Templo; deste modo, desprezaram a Deus.

 

Ao invés de reconstruir o Templo, o povo empregou os seus esforços para embelezar suas próprias casas. Porém, quanto mais arduamente trabalhavam para si mesmos, menos tinham, porque ignoravam sua vida espiritual.

 

Mas, felizmente, a mensagem de Ageu os moveu e os motivou a apanharem suas ferramentas e continuarem a obra que haviam começado.

 

O mesmo acontece conosco. Se colocarmos Deus em primeiro lugar, Ele proverá as nossas necessidades mais profundas. Se o pusermos em qualquer outro lugar, todos os nossos esforços serão fúteis. A atitude de cuidar somente de nossas necessidades físicas, enquanto ignoramos nosso relacionamento com Deus, nos leva à ruína.

 

Lembrem-se irmãos, pelo fato de não darmos a Deus o primeiro lugar em nossas vidas, nosso trabalho não será frutífero ou produtivo, e nossas posses materiais não serão satisfatórias, e o que é pior, nossas bênçãos ficarão retidas.

 

Fontes de consulta:

Bíblia de Estudos Cpad

Histórias da Bíblia para a Família – Abril Coleções


Autor: João Placoná


Artigos Relacionados


About Me

Esmola De Natal

A Dois

Amanhã Pode Ser Tarde

Tua Ausência

A Vida é Uma Viagem, Não Um Destino

Mensagem De Natal