A MÚSICA NA INFÂNCIA E SUA INFLUÊNCIA



UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO

"PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY"

A MÚSICA NA INFÂNCIA E SUA INFLUÊNCIA

Deize Eliane de Souza

Seminário de Monografia II

DUQUE DE CAXIAS

2008

RESUMO

Nesta monografia será desenvolvido algumas questões que relacionam a música na infância e as influências que elas ocasionam por toda a vida. Durante o desenvolvimento do trabalho abordarei música na infância, citarei momentos de mundo sonoro, família, distúrbios, escola, musicalização e ainda dos benefícios e a falta que são ocasionadas a vida das crianças. Além disto, abordarei a necessidade que há do educador procurar fazer o uso da música na atividade lúdica, numa ação educativa, visando acima de tudo, observar o conteúdo que for apresentar, adequando com cautela as letras das mesmas, ao nível cognitivo quanto a realidade vivida pela criança. Na pesquisa de campo de caráter qualitativo, utilizarei depoimentos pessoais de professores que utilizam a música na sua prática pedagógica, buscando o entendimento da relação de tudo isto com uma prática musical educativa trazendo anseios, questionamentos sobre algumas situações do cotidiano escolar.

INTRODUÇÃO

O tema deste trabalho refere-se a música no contexto da educação infantil. O motivo da escolha deste assunto, é que a música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. Este estudo oferecerá contribuição para o meu cotidiano, e tem a pretensão de levar outros a se interessarem pelo mesmo.

Usarei na pesquisa qualitativa descrições, comparações e interpretações juntamente com os participantes. Trabalharei baseada em muitos autores, dentre eles destaco:

Celso Antunes, educador brasileiro, formado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em ciências humanas e especialista em inteligência e cognição. Membro consultor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar, reconhecido pela UNESCO. É autor de cento e oitenta livros e consultor de diversas revistas. Para ele a afetividade pode ser construída através de estímulos adequados e medidos. Através da música e de seu processo de criação, torna-se aqui a criança o criador, o gerador, formando um eterno vínculo com sua produção ou autoria.

Contribuirá para o meu trabalho no entendimento que, a criança precisa de oportunidades para desenvolver a habilidade musical, isto é, explorar as canções que lhes são ensinadas.

Ermelinda Azevedo Paz Zanini, possui Graduação em Canto pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e Graduação em Licenciatura em Música - Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1970). É Livre-Docente pela UNI-RIO - 2001. Possui diversos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (UFRJ,UNI-RIO e OEA). Professora Adjunto IV da UNI-RIO - inativa - e Professora Titular da Escola de Música da UFRJ, cedida em 2007 à Escola Superior de Guerra - cooperação técnica. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical e Musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: As Pastorinhas de Realengo, Villa-Lobos, o educador, Villa-Lobos e a Música Popular Brasileira, Villa-Lobos e o Carnaval Antigo - Sôdade do Cordão, O Folclore na Educação Musical, Jacob do Bandolim, Pedagogia Musical Brasileira no Século XX – Metodologias e Tendências, O Modalismo na Música Brasileira– litúrgica, popular, folclórica, erudita e Edino Krieger: o compositor, o crítico e o produtor musical.

Contribuirá para o meu trabalho no fato da consciência dos intérpretes e compositores brasileiros na missão de servidores da humanidade, dando primazia a educação do corpo e da alma.

Heitor Villa-Lobos, (Rio de Janeiro 05.03.1887 - 17.11.1959). Filho de um modesto funcionário público, letrado e melômano, que tocava violoncelo, muito novo é iniciado no estudo do instrumento pelo pai, que, dada a pequena altura da criança, utiliza para o efeito uma violeta voltada para baixo. Por volta de 1918, na realidade, a orientação nacionalista e propriamente folclorizante de Villa-Lobos cria a composição pianística intitulada Prole do Bebê, que projetou seu nome além das fronteiras do País.

No governo de Vargas foi introduzida na grade curricular a disciplina de música nas escolas do Brasil. Naquele tempo as crianças cantavam e formavam o Grande Coral apresentando-se em estádios de futebol, centros de convenções e outros especialmente em datas cívicas.

Contribuirá para o meu trabalho no esclarecimento que a música não é apenas para ler e escrever notas; para existir, ela precisa ter sentido, alma e vida. O ensino de música deve ser desde o começo, uma força viva.

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Autor: Deize E. de Souza


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