Deus dá provas



É provável que abalizemos nossa vida de uma forma errada, diferente dos propósitos que Deus tem para nós, mas se focalizarmos nossa vida na Palavra de Deus, poderemos chegar a seguinte conclusão: "A vida é uma prova." Deus prova a fé, a obediência, o amor, a fidelidade e o caráter das pessoas. Deus provou Abrahão, quando lhe pediu seu filho Isaac como sacrifício.

A também tantos outros exemplos bíblicos como Davi, José, Daniel, Ester, Rute, que passaram por algumas provas. O caráter se manifesta por meio das provas, a vida toda é uma prova. Sempre seremos provados. Não conhecemos todas as provas que Deus nos dá, mas sabemos que somos provados quando nossas orações não são respondidas, quando sofremos mudanças drásticas, tragédias sem sentido, críticas desmerecidas, etc...

"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." Rm 8:18

Não há vitória sem luta, sem dor. Muitos personagens da Bíblia sofreram diversas situações, perseguições, injurias, tormentos, antes de receberem suas vitórias. Outros só a virão de longe, como no caso de Moisés, que livrou o povo do Egito, os conduziu pelo deserto, mais não entrou na terra prometida, só a contemplou de longe.            

Após um encontro com Jesus a caminho de Damasco, o Apóstolo Paulo tornou-se um outro homem. Ele se chamava Saulo, e depois que teve um encontro com Jesus, o seu nome e a sua vida mudaram efetivamente, e ele passou por tantas provas que nós, nos dias de hoje, talveis não suportariamos. Se você ainda não teve, quando tiver um encontro verdadeiro com o Senhor Jesus, a sua vida irá mudar também, alias, se você já teve esse encontro e mesmo assim não mudou seu modo de vida, talvez esse encontro não tenha sido verdadeiro.

Paulo quando aceitou Jesus, passou de caçador, à caça, agora não mais era perseguidor e sim o perseguido. Entendo então que, aquele que segue, e serve a Jesus, será constantemente perseguido. Não entendo o cristão que não aceita o fato dos problemas que se abatem sobre sua vida. O Apóstolo Paulo e o próprio Cristo Jesus sofreram perseguições, quanto mais eu e você. Mas saiba que o Senhor sempre lhe dará o escape para qualquer tipo de perseguição.

Hoje muitas pessoas não querem crer em Jesus e na Sua obra de salvação, por isso colocam em dúvida a veracidade das histórias bíblicas, pois gostariam de interpretá-las de outra maneira. Mas ninguém o conseguiu até hoje, pois continuamente são encontradas novas provas que confirmam a exatidão dos relatos bíblicos. Como poderia ser diferente, se o texto original da Bíblia foi inspirado pelo próprio Deus apesar de escritos por homens?

Deus é infinitamente maior! Ele criou tudo a partir do nada, através de Sua Palavra, e isso não aconteceu há bilhões de anos como alguns sugerem por aí, mas há cerca de 6000 anos atrás, e em apenas seis dias, porque no sétimo Ele descansou. Hebreus 11.3 diz: "Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem."

A Palavra de Deus não é apenas absolutamente verdadeira e absolutamente poderosa, ela também salva por toda a eternidade, concede vida eterna, livra do juízo, e vence até a própria morte. Jesus Cristo diz:

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida." Jo 5:24

Quando entendemos que a vida é uma prova, nos damos conta de que nada é anódino. Cada dia é importante, cada momento tem um significado para fazer-nos crescer e aprofundar nas nossas atitudes, para demonstrar amor e exercitar nossa dependência de Deus.

Deus nos deu a maior prova que podia dar quando enviou Jesus Cristo para morrer em nosso lugar, se fazendo maldição por nós. Ele morreu e ressuscitou, venceu a morte, e em seguida foi ao inferno tomar da mão do diabo a chave que nos prendia a uma vida em função do pecado. E ainda existem pessoas que acreditam que não somos nada. Jesus não morreu por nada, Ele morreu para salvar a coroa da criação de Deus. Nós somos importantes aos olhos de Deus, quando aceitamos Jesus como nosso Único e Suficiente Salvador.


Autor: Alexandre Aguiar de Assumpção


Artigos Relacionados


Finados E A Vida Eterna

Vida Cristã

TrÊs Sorrisos De Maria

Jesus Venceu O Mundo, Você Também Pode Vencer

RenovaÇÃo Interior Soneto Clássico Alexandrino Nº 688 Por Sílvia Araújo Motta

Nordeste Que JÁ Morreu

Doe Amor!!!