Assédio Moral, um tema a ser discutido



O assédio moral ou violência moral no trabalho vem sendo objeto de estudo, por parte dos juristas, por mais de 15 quinze anos. Assédio esse que apesar poucos anos de estufo, não é um fenômeno novo, ele é tão antigo quanto o trabalho. Humilhação, coação, constrangimento, são alguns atitudes dentre as que passam milhares de trabalhadores no mundo todo e o medo de denunciar, temendo assim, uma represália com uma possível demissão faz esse ato que considero repugnante continuar a se espalhar pelas empresas.

O assédio moral, em doutrina, também é chamado de manipulação perversa ou terrorismo psicológico, e são, todos aqueles atos e comportamentos provindos do patrão, gerente, superior hierárquico ou ate mesmo dos colegas, que traduzem uma atitude de contínua e ostensiva perseguição que possa acarretar danos relevantes às condições físicas, psíquicas e morais da vítima, os limites do tolerável são ultrapassados pela empresas, na competência incansável do lucro incessante.

Existem os 2 lados dessa "moeda", os dos trabalhadores que conforme foi dito na reportagem transformam em algum momento de sua vida o trabalho como a razão única de sua existência, e do outro lado, as empresas nesse luta ambiciosa pela capitalismo, ultrapassam os limites do digno e acabam em certos momento frustrados em não conseguir tal feito.

Temos casos que foi ultrapassado qualquer limite já imaginado, até que chegou o momento que o funcionário de determinada empresa teve que entrar na justiça para que esse abuso fosse cessado.

O assédio moral no trabalho, acaba em muitos casos, levando conseqüências eternas para o funcionário, a dignidade do trabalhador é um ponto a ser levantado, stress, hipertensão e a própria depressão também irão prejudica-lo, até no caso de futuramente, esse trabalhador investir em outro ramo empregatício, pois me preocupo muito no fato, de como ele ira se comportar nesse novo emprego, pois ele já "sofreu" muito e com certeza terá uma conseqüência que comprometera essa sua nova "empreitada".

Um ponto que gostaria de levantar é o fato dessa violência moral ser provocada principalmente em pessoas que tem algum tipo de problema de saúde, ou que já tem uma idade mais elevada, ou ate mesmo as que solidarizam com as que já foram assediadas, pois considero uma covardia tremenda, pois essas pessoas teoricamente já passaram por algum problema, e serem atingidos por essa violência seria muito torturante para elas.

Enfim, o assedio moral é um tema tão vasto e de tão grande valor que cabe milhares de discurssões a respeito dele. Trago aqui apenas uma introdução para você leitores pensarem um pouco a esse respeito, pois é um fato que ocorre no cotidiano, seja ou meu ou o seu, e que pode como já falei anteriormente, deixar conseqüências graves.


Autor: Marcelo Galvão Serafim


Artigos Relacionados


Cuidando Do Meio Ambiente.

A Inadimplência E A Suspensão Do Fornecimento De Energia Elétrica

As Fraudes No Mundo Empresarial

'a Ira De Um Anjo'

A Violência Das Pegadinhas

Mártires Da Incompetência

A Moral E A Ética Do Homem