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1. INTRODUÇÃO SOBRE ENGENHARIA DE SOFTWARE
Engenharia de Software é um termo que começou a ser utilizado nos anos 60 e passou a ser
usado oficialmente em 1968 na NATO Conference on Software Engineering. O termo nasceu de uma
experiência de rodear a crise do software e dar um tratamento de engenharia, mais metódico e controlado, ao
desenvolvimento de sistemas de software complexos. Um sistema de software complexo se caracteriza por
um conjunto de componentes abstratos de software encapsulados na forma de metodologia, funções,
módulos, objetos ou agentes e interconectados entre si, compondo a arquitetura do software, que deverá ser
executado em computadores.
Friedrich Ludwig Bauer, cita que Engenharia de software é a criação e a utilização de sólidos
princípios de engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe
eficientemente em máquinas reais.
Os sistemas podem ser usados dos mais distintos modos nas mais distintas áreas do nosso dia a
dia. Dependendo do tipo de aplicação, este tipo de aplicação é que define a natureza e características do
sistema. Para PRESSMAN existem sete áreas possíveis para aplicação de softwares:
· Software Básico, ou de Sistema - São programas feitos para apoiar a outros sistemas;
· Sistemas de Tempo Real – São os que monitoram, analisam ou controlam eventos de
processos do mundo real assim que ocorrem, como previsão de tempo, por exemplo;
· Sistemas de Informação: São sistemas usados para gerenciar e acessar bancos de dados de
informações relacionadas a negócio. É a maior área de aplicação de sistemas;
· Software de Engenharia e Científico: Estão em áreas como astronomia, análise de
resistência de estruturas, etc;
· Software Residente ou Sistemas Embutidos: Estão contidos nas memórias ROM (read only
memory), e controlam sistemas de "baixo nível", como um teclado numérico, por exemplo,
etc;
· Software de Computador Pessoal, ou de 4º geração: São os editores de texto, programas de
acesso a banco de dados, de aplicações financeiras, de planilhas eletrônicas e jogos são
alguns exemplos de sistemas dessa área;
· Software de Inteligência Artificial: A inteligência artificial utiliza algoritmos não
numéricos para resolver problemas complexos.
Autor: Alexander Luiz Marinho


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