A Carta aos Olhos do Ser



A Carta aos Olhos do Ser

 

Ao Ser,

Querida não sofra o sofrível além do que é permitido, não se submeta as dores que não pode aguentar, não vá à busca do inalcançável. Queira bem a si mesma, depois aos outros. Esqueça o coração, porque não merece que seja ouvido – continue ouvindo as ondas cerebrais que possui, é a guia a descoberta às conquistas futuras. Não permita ser submissa a algo que não mereça, não acredite que ama, porque idealizar alguém é impossível, ou seja, nunca será de carne e osso.

Não esqueça os objetivos, aqueles em que lutou tanto, demasiadamente em tua vida, o que leva a respirar – não esqueça que muitas vezes foi salva da morte, para isso acontecer, existe explicação: enquanto não concluir a tarefa, não pode morrer. – Tarefa essa que ainda está por vir, nunca esqueça que não veio como visitante, nem como turista, esta aqui para incomodar e sentir incômodo diante das desigualdades, hipocrisias e injustiças. Pare agora de amar ou qualquer outra coisa que acredita sentir, tudo é tolice! Isso esta retirando a concentração incrível que possui, não sai do caminho, não agora! Pense o tanto que construiu que enfrentou e todos aqueles em que afrontou. Não esqueça que desde cedo aprendeu que tudo a tua volta é dor, e que as marcas e cicatrizes que tem no corpo ainda podem se abrir, voltando a ser feridas que comerão a tua carne.

É maravilhosa! Porque é sincera com os sentimentos, e não menti para ser bonitinha diante dos olhos dos outros, se não aceitam como é, releve. São seres inferiores, ou pior, é parte do mundo que odeia. Não queira mal aqueles que são a maioria diante da impunidade. Não desista! Porque não agiu errado quando tomou decisões antecipadas ou quando adiaram outras. Tudo vale à pena! Tudo foram recompensador e os perigos e o mal que cerca não tema! – as balas daqueles que ameaça não será capaz de alcançar. E se for? E daí! Tudo valeu! Porque enfrentou ao mal, em beneficio de outro, lembre que somente defende os menos favorecidos, os injustiçados.

E se viver na hipocrisia deles é uma ofensa ao Ser sensível que é, continua pensando que tudo passa e que é importante viver o momento. Merece conquistar as conquistas que deseja e vai conquistar não tema! – apenas não continue a sofrer as dores não existentes, pare de doar os carinhos, os afetos e o amor. Sei que é difícil, porque é maravilhosa demais. Todavia, lembre do passado, daqueles que morreram que sofreram em calçadas, que juraram amor eterno e o desprezo no qual tratou todos. – Lembre que mudou a vida de muitos, foi um furacão devastando tudo, sei que não tem culpa, porque nunca pediu o amor deles, ao contrário, desistiu deles! Agora faça o mesmo, desista de sentir algo que apenas existe em tua cabeça e não ouça o coração, apenas pulsa, essa é a função dele e não outra. Seja racional, continue racional e pare de sofrer.

Olha a tua volta! Olhou? O que viu? Gostou? Responda! É isso querida, à volta esta a tua vida, não apenas a tua casa, porque isso não é vida – apenas habita nela. Para fazer o que mesmo? Se não dormi, não come o que faz mesmo aí? Esquece! Estou brincando, sei que é passageiro! Porque é filha de índio, e não consegui ficar parada apenas numa oca. Tudo bem! Sabe que viu a filha crescer e se tornar independente a cada dia, sendo dona das próprias opiniões e decisões, já sabe que em breve vai embora. – Isso mesmo querida! Para isso a criou, para ser livre e viver. Se para muitos criou um monstro, não ouça! É a melhor mãe do mundo e jamais se esqueça disso.

Agora gostou do que viu? Não! Muito bem! Não é para gostar mesmo, quero que reaja! Sai logo daí! Acho que passou muito tempo no mesmo local, não esqueça que a mesmice corrói a tua carne, desfalece o Ser. Então se mexa! Corra e não esqueça que todos vão continuar nas mesmices, não adianta mais se envolver com as suas vidas. Lembre! Serão alguns anos e depois seguirá rumo à vida, longe de todos. – Sei que deseja que chegue logo, contudo, precisa ter paciência, sei que o hoje é o relógio que usa há controlar o tempo, contudo, não esqueça que as demais pessoas não usam o teu relógio. Entretanto, sei que conseguiu controlar o que parecia impossível, o controle do relógio biológico. Viu como tudo se encaixa não precisa se escravizar diante das necessidades é um Ser noturno. Ótimo! Se todos do mundo são diurnos, o problema é o deles, se conseguiu enfrentar isso no momento mais difícil, que foi o de ser mãe, o que importa o resto.

Querida, sabe que diz que é egoísta e individualista e sei lá mais o quê! Contudo, será que é verdade? Acredito que não! Sei que não menti com os sentimentos, mais posso afirmar que está mentindo sobre isso. – Uma pessoa tão sensível, prestativa e amiga como você não pode ser egoísta. Uma pessoa que senti tanto amor com as palavras, porque acredita em cada palavra que escreve – porque viveu cada sentimento, apesar de ter medo de dizer que as viveu. Não tema o que viveu, continua expressando cada sentimento, seja o ódio, o amor, a vergonha, a culpa, o medo, a amizade, a angústia, a esperança, os sonhos ou desejos, não importa! Continua escrevendo, se ainda não sabe para quer, não importa! Um dia saberá!

Lembre que ao terminar a tarefa irá esperar a morte, naquela cidadezinha longe de todos. – A cidade que sempre desejou estar. Quem sabe lá recolha cada escrito e toque fogo. Brincadeirinha! Construa algo imortal com eles.

Como está agora? Espero que as palavras estejam trazendo de volta à realidade, se não, irei continuar escrevendo. Sei que a aflição que sente é aquele tal Amado! Não ligue para ele, esqueça! Nunca amou ninguém, pare com isso! Quer saber o que realmente esta acontecendo? Nunca se permitiu amar, e quando acredita que aquele homem das histórias que pretende escrever nos romances apareceu, transporta a ele tudo que apenas são qualidades irreais das histórias. Pense! Por acaso, agora pode manter alguém em tua vida? Não! Como dar espaço a alguém, se não consegue viver igual às outras pessoas. – Agora esta aqui, e amanhã onde estará? Não esqueça! Vive sempre em constante movimento, será que alguém que goste de você entenderia isso!

Somente o deseja porque ele não te deseja. Apenas quer saber dele, porque ele não conta sobre ele, apenas quer algo, porque não foi dado, se fosse o inverso, o que faria? - É querida! Sei o que faria! Desprezaria como sempre, porque diria a si mesma que estão entrando em teu espaço, estão querendo viver o que é teu, ou pior, estão querendo te amar, e isso seria assustador. Quer um exemplo recente? Darei. Lembre do amigo – o reencontro quase destruiu a vida dele, quatorze anos sem ver, e assim que se viram foi um furacão. Porque a tua vida é tua, e aquela que ele vivia não era a que ele queria. Quando disse que iria desistir de tudo por você, para viver a tua vida, o que fez? Saiu sem dar notícia, com medo! Sei que não tem culpa, não estou afirmando que a culpa da decisão dele tenha sido tua, sei que não pediu nada, ao contrário, sempre foi sincera demais.

O que precisa saber é que a viajem da amada filha esta chegando, e mesmo que as coisas estejam difíceis financeiramente, não estão impossíveis de resolver, principalmente, porque não tem luxo, nem come! Brincadeira! É que vêm à lembrança as palavras de tua mãe: ‘Minha filha não come! Como consegue passar tanto tempo sem comer!’ – É engraçado! Porque as pessoas dão tanta importância às pequenas coisas, ora o que vestir o que comer, ou seja, coisas sem significado. Merda! Nasceu nua e gostaria de continuar assim. – É desta forma que pensa! Então faça uma forçinha e pense nos convites que recebeu se não for bom para o descanso mental, então var a praia, quem sabe a Itapuãma. No entanto, não deixe de respirar ar novo, renove as energias, porque desta maneira irá se matar novamente. – Conheço o Ser, quando esta saturada, procurando se deprimir por coisas imaginárias, boa coisa não resulta disso, e lembre que de tanto tentar, um dia consegue chegar ao fim.

Espero que as palavras escritas por agora não tenham sido assustadoras, porque se foram, era essa a intenção. E se ainda vai continuar sofrendo, porque é idiota! Sabe o que esta precisando? De um novo amigo, os teus estão todos longe, as presenças próximas não pode envolver com essas coisas.  Apesar de que agora sei o que de fato aconteceu! Teme! Porque o teu amado é o único que realmente conhece os segredos, mesmo com todos os amigos, eles apenas conhecem fragmentos de tua vida, ainda não existia alguém de carne e osso que soubesse tanto sobre o Ser, como aconteceu com teu amado. – Digo que é idiota! Porque foi fazer isso! Que encanto foi lançado para permitir isso! O que ele possui de tão especial que outros não tenham. Esta é a única explicação para isso! Não esta amando, simplesmente, quer saber o que ele sentiu com as palavras que leu. O silêncio dele incomoda, é como se tudo que escreveu não teve importância, e como são importantes demais a ti, o silêncio é uma ofensa.

Agora definitivamente estou com pena de você! Tudo que escreveu são palavras reais, mesmo as mais simples, tudo o que passou pelos olhos dele, são verdades e isso assusta. Alguém sabe os segredos de vida minha! Pensaremos juntas, calma! Respira e pensa! Já falou com ele a respeito disso? Já! Nada de reação? Não! É um problema! Agora vejamos, nenhuma palavra escapou da boca dele, não ouviu nada sobre o assunto? Não! Problema, problema e problema! É difícil se não tem acesso à opinião a respeito das cartas, dos escritos, a solução cabível é parar de escrever, enquanto ainda resta tempo. Tem mais! Breve sairá de cena, em breve passara esta página, porque conheço o Ser e não suporta a mesmice, e tudo se resolverá, porque sairá da vida dele e nunca mais saberá ou lerá alguma coisa sobre você. Tudo ficara esquecido nas lembranças, ou seja, não habitara as lembranças dele e nem ele habitara as suas. E as cartas que pertencem a ele? Não esquenta! Ele perdera com o tempo, não tem importância. – Quando alguma coisa não tem importância a nós, simplesmente, esquecemos em algum lugar.

Agora sossega os pensamentos, porque o coração apenas pulsa e o amado não existe. Racionaliza as idéias e procura continuar os objetivos de outrora. Não esqueça, viaja, descansa ou namora um pouco, ou seja, faça qualquer coisa para serenar a mente, está cansada; e não escreva mais a ele, nunca mais!


Autor: Eliane Maria da Silva Souza


Artigos Relacionados


Avis Rara

Anjo DecaÍdo

Cara De Pau

Tua Ausência

Viver Agora

Aprendiz De Escriba

Gata Mineira