Como Importar Carro do Japão



Meu primeiro automóvel que comprei foi um Subaru Forester e ele foi o suficiente para me deixar viciado em automóvel japonês. Após investigar o assunto, a conclusão é que comprar carros japoneses usados aqui no mercado americano é absurdamente caro.

Vi então se era possível importar carro do Japão por conta própria. Após muito estudo descobri o caminho das pedras. O restante do texto dá uma visão geral do processo de importação de carro do Japão.

Independente de país em que você mora os passos a serem seguindo na parte japonesa são os mesmos.

Primeiro, há várias empresas no Japão especializadas em exportar carros usados. Escolha um competente. Este exportador irá fornecer as fotos do automóvel.

Depois de analisar as fotos e classificação (que vai de A a E), com A sendo o mais alto, faça uma proposta para o automóvel escolhido. O exportador então irá enviar uma fatura pro-forma. Isso poderá ser feito por PDF (e- mail) ou fax.

Depois de chegar a um acordo sobre o preço, retorne a fatura pro-forma assinada.

A maioria dos vendedores relutam exportar carro até que tenham recebido o pagamento do automóvel. Com uma carta de crédito (Letter of Credit), no entanto, você pode evitar este problema.

O demérito da carta de crédito é que você tem que esperar que ela seja compensada antes do automóvel ser remetido.

Os japoneses são muito honestos e em minhas transações (cinco carros importados) eu nunca usei carta de crédito. Paguei antecipadamente e nunca tive problemas. No entanto, isso é uma decisão pessoal e de sua responsabilidade.

Uma vez feito o pagamento, seja por transferência bancária direta ou carta de crédito, o exportador enviará o seu automóvel. Neste processo o exportador irá obter uma FOB (Free on Board). Este, juntamente com todos os documentos relevantes, serão enviados a você pelo correio.

A maior parte do know how que obtive veio de um recomendado guia em inglês que pode ser visto em como importar carro do Japao. Muito bem explicado, permitiu que eu fizesse a maior parte por conta própria e de maneira econômica.


Autor: Marcos Misota


Artigos Relacionados


Alarme Para Proteção Do Carro

Cuide Do Coração De Seu Automóvel

Air Bag: Você Merece Ter Um

Ciranda Das Dívidas

Uma Nova Economia é Possível

Qual A Importância De Obter A Regularização Completa Da Documentação De Um Imóvel Na Hora Da Compra E Venda?

Em Frente!