INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO



 

            Não existe absolutamente nada que possa proporcionar ao homem, o que o conhecimento pode lhe dar.

            Se você ainda é muito jovem, que bom seria se tivesses a consciência do quê e do quanto o conhecimento pode. Se os pais tivessem essa consciência, o seu filho, com certeza,  receberia desde a mais tenra idade o incentivo pela busca do conhecimento.

            Se todos nós, somos o resultado do meio onde vivemos, é natural que um jovem não preze pela leitura, é natural que um adolescente torça o nariz quando lhe é solicitado a leitura de um livro na escola. Digo natural porque a grande maioria dos jovens, tanto na infância quanto na adolescência, vivem em um meio onde a leitura não é incentivada.

            Nunca se falou tanto em livros como hoje, porém, mesmo com uma montanha de livros, mesmo com toda a informação disponibilizada na internet, parece que não se chega a um nível desejável na educação. Percebemos então a necessidade urgente de uma nova prática para ser posta em ação. Mas será possível? Sim, é possível. Cada um de nós, professores precisamos entender            que de nada adianta os alunos receberem diariamente uma carga de informações, sem saber o que fazer com elas. Informação se obtém em muitos lugares e de várias formas, porém, conhecimento é diferente. O conhecimento acontecerá quando esses alunos aprenderem a utilizar todas essas informações recebidas. O conhecimento se mostrará em forma de resultado na vida de cada um.

            Sendo assim, não basta levar as informações, é necessário ensina-los a usar, a tomar posse dessas informações e utilizá-las.

            Quando falo sobre o conhecimento com meus alunos, nas aulas de filosofia, tento mostrar a eles o valor da leitura. Porém, falar sobre leitura é passar uma informação, que só será útil se essa informação vier acompanhada de uma prática sistemática, ou seja, todas as semanas proporciono a eles uma aula de leitura.

            A utilização das boas informações conduz ao conhecimento.

 


Autor: Edi Mail Bohrer


Artigos Relacionados


Theo De Carvalho - Segundo AniversÁrio

O Processo Da Independência Do Brasil

Camaleão

Sonhar é Viver

Divagando

Porta Fechada

Mostre Quem é Você