AS LÁGRIMAS DE PAPAI NOEL



CENTENAS DE ANOS SAIU ELE NO 1º CABRIOLE, AS RENAS A PUXAR PELA NEVE ARRASTAVA  ESPERANÇAS  DE MILHARES  DE CRIANÇAS – MULHERES, HOMENS; - GENTE QUE CHORA, RI, DE SI E DOS OUTROS; - SÃO MILHOES DE CARTAS, PEDIDOS, BRINQUEDOS CARÍSSIMOS AOS BORBOTÕES – SÃO SONHOS, NÃO REALIDADE A VIRAR PESADELOS – SÃO ANGUSTIAS DE BARES, AFOGADOS DE LÁGRIMAS EM COPOS DE BEBIDAS, DE MESAS MUITO FARTAS A JOGAR FORA, NAS AMANHÃS SEGUINTES O ALIMENTO DOS MUITOS POBRES, OS RESTOS DE NATAIS.

PAPAI NOEL ESTAVA ALI A CONTEMPLAR TODAS AS EXTENÇÕES EM VÁRIAS DIREÇÕES – CABEÇA BAIXA, A MEDITAR, ORAVA, NO SILENCIO DE SI MESMO. – DA SUA AUREA LUZ DIAFANA AZULADA EMITIA EM TODAS AS DIREÇÕES RAIOS LUMINOSOS A ABENÇOAR AOS MILHARES DE PAPAIS NOEL PELO MUNDO TODO – SÁBIA TAREFA, ÁRDUA LUTA, COMO SE INGLÓRIA FOSSE.

AQUELE PAPAI NOEL, NOVATO, 65 ANOS, PRECISAVA DE MUITA SABEDORIA, FORÇA E CORAGEM; O SOL QUE OS HOMENS LHE IMPUNHAM  SOB A CABEÇA JÁ ERA POR SI UM DESAFIO A VENCER. ROUPAGEM DE VELUDO, QUENTE, ALÉM DOS LIMITES, INSUPORTÁVEL.

AS RENAS INDÓCEIS AGUARDAVAM IMPASCIENTES AS PRIMEIRAS ORDENS.

PAPAI NOEL CAPITAVA SINAIS EM TODAS AS DIREÇÕES DO PLANETA TERRA, ALI MESMO ONDE DEUS SE FAZ CRIANÇA EM PÁGINA BELA DA HISTÓRIA, DEU-SE EM HOLOCAUSTO, FOI NADA COMPREENDIDO, MUITO MENOS ENTENDIDO, PELOS SEUS FOI CRUCIFICADO; - COMO NA VIDA, VINDA, PREVISTA, DE MUITOS FOI FALADO O QUE VIRIA A OCORRER; - A SABER JUDAS ISCARIOTES - JÕAO BATISTA , ELIAS ETC. – A VIDA DE CADA QUAL! – COMO E PORQUE SUCEDE COISAS, SEM BRAÇOS, PERNAS, OUVIDOS QUE  NÃO OUVEM OU BOCA QUE NÃO EMITE SONS; AS TRAGÉDIAS QUE OCORREM – CATASTROFES – É O DIA A DIA DE CADA UM; - O CORPO UM PRESÍDIO – A TERRA UMA PRISÃO – NINGUÉM SE FURTARÁ AO SUBLIME DEVER DE RESSACIR SEUS LEVES OU PESADOS DÉBITOS, ESTAR DIANTE DA VERDADE QUE LIBERTA E DESCONHECER  OU FINGIR SER CEGO QUE NÃO ENCHERGA OU SURDO QUE NÃO OUVE! – JESUS DISSE SER OS PIORES CEGOS, SURDOS.

A CADA UM SEGUNDO O MAL QUE TENHA PRÁTICADO NA TERRA OU O BEM QUE DEIXOU DE REALIZAR! – NINGUÉM SAIRÁ DA TERRA ATÉ LIQUIDAR SEU DEBITO (PECADINHO) CEITIL (CENTAVO).

PAPAI NOEL ESTAVA ENVIANDO FORÇAS POSITIVAS A TODOS OS PAPAIS NOEL NA TERRA, PRINCIPALMENTE AOS NOVATOS; UM, EM ESPECIAL CONHECIA SEUS PLANOS SEU TRABALHOS DE 7 ANOS ENTRE CRIANÇAS POBRES, COMO PORTEIRO DE ESCOLAS, ERA VASTA A EXPERIENCIA MAS,  AGORA, ERA TUDO MUITO DIFERENTE; ERA GENTE RICA, MUITO ORGULHOSOS DO DINHEIRO QUE POSSUIAM E PELAS POSIÇÕES SOCIAIS. ERAM QUEBRA-CABEÇAS A ENFRENTAR, SITUAÇÕES DISPARES, INTERJEIÇÕES E SOFISMAS A  DECIFRAR!

PERDERA O EMPREGO, SOBRAVA O PAPAI NOEL, A ÉPOCA CERTA PARA CONCLUIR; MAS ERAM OS APERTOS FINANCEIROS. 90%  DE AMOR,  DE DEDICAÇÃO AO TRABALHO, DE FAZER, REALIZAR O MAIS PERFEITO E BELO PAPAI NOEL, O AMOR ÀS CRIANÇAS.

GRANDES COISAS, ACONTECIMENTOS,  AVISINHAVAM-SE, ERA NATURAL QUE  ASSIM FOSSE OCORRER; - A CARENCIA DOS RICOS, NÃO ERA DIFERENTE  DA DOS POBRES; O GRITO, AS PALAVRAS, AS ATITUDES, RICOS  HOJE, POBRES AMANHÃ, A HUMILDADE, A SENSIBILIDADE DO SENTIR-LHES, A ESPERANÇA DO ENTENDIMENTO, DA SABEDORIA.

NESSAS CONSIDERAÇÕES PAPAI NOEL NÃO OS CENSURAVA. CADA QUAL NA TERRA COMO ERAM PREDESTINADOS, ERAM AQUILO QUE TINHAM QUE PASSAR, NÃO HÁ LAR SEM A DOR  DA VISITAÇÃO DE UMA BENÇÃO EM FORMA DE ALGUM ALEIJÃO, OUTROS, SINDROME DE DAW.  – PAPAI NOEL NÃO SENTIA PENA, DÓ, MAS,  COMPAIXÃO, UM AMOR INFINITO; - ACHEGANDO-SE AOS PAIS, DIZIA-LHES COMPREENDER AQUELE SER, AQUELE FILHO, ESSE, AQUELE PROBLEMA E OS PAIS VENDO O CARINHO, O JEITO  DE PAPAI  NOEL  ABORDAR, PERGUNTAVAM AOS FILHOS(AS) : - FILHINHO(A) QUER TIRAR RETRATOS COM O MAIS NOVO PAPAI NOEL,  O QUE CONHECE JESUS, O SEU FALAR, E  SEU PENSAR, E, EM NOME DELE AQUI SE MANIFESTA, TUDO EM SEU NOME .

MOMENTO CULMINANTE, BELO, GRATIFICANTE, UMA MÃE, UMA FILHA, PAPAI NOEL, ALI EM PÉ, AS LÁGRIMAS CAIAM  PELA FACE DA MÃE, PAPAI NOEL TREMENDAMENTE EMOTIVO, CHORA TAMBÉM, DIANTE DA NARRATIVA DAQUELA MÃE. O CASO RELATADO; UMA EMOÇÃO FORTE TOMOU O SER DE PAPAI NOEL!


Autor: Renato Costa


Artigos Relacionados


TraÇos De Um Povo

No Vale Terá Tura

Maior LiÇÃo De Vida

Moradores Do Tempo

SolidÃo...

O Papai Noel: Origem E Tradição

Degraus