TERAPIA DE CASAL / SEXUAL



Geralmente diante de um conflito buscamos um culpado, e aí surgem as acusações. Estas podem se tornar tão ásperas e agressivas que a relação vai se fragilizando e corre o risco de rompimento. Antes no entanto há vários sinais: A comunicação fica fria, distante, reduzida a gestos, muitas vezes so se faz com gritos e brigas. Amplificam-se as diferenças e a tolerância vai se esvaindo.

Mas não há culpados, só vitimas. Sofrem todos, o casal, os filhos se houver, a família de origem... Há casos em que essa situação se prolonga por longo tempo, meses, anos, uma década. Outros simplesmente ao primeiro impasse voltam pra casa da mamãe.

Qual a solução?
Qual o melhor a fazer?

Não há uma resposta pronta que atenda a todos os casos. E é aí que a terapia pode ser de grande ajuda. Seja ela individual, de casal/sexual, de família... O importante é procurar ajuda o quanto antes, pois quanto mais tempo passa mais difícil e demorada será a solução. Vale dizer que a terapia não faz milagres, e há casos que ainda assim evoluem para uma separação, então para que a terapia, poderiam perguntar?

A psicoterapia, de casal ou individual entre outras, busca o auto conhecimento, visa fazer com que cada um veja a si e ao outro com mais clareza, convida o sujeito a olhar a si e o em torno sobre outro ponto de vista, mas e escolha é própria, de cada individuo.

O que podemos afirmar é que a maioria das pessoas ou casais que buscam a terapia, encontram nesta, ou através desta, a harmonia e o prazer perdidos.

Mas lembre-se: Questione tudo que você vê, ouve ou lê, inclusive este texto.

Augusto Mendes
Psicólogo/sexólogo
CRP 05 21881

Centro Médico Bento
021 2450 3125
www.augustomendes.com.br
e-mail [email protected]
Autor: Augusto Mendes


Artigos Relacionados


Os Opostos Se Atraem...

Se Agarrando Ao Tranco Da Esperança.

Adolescentes...

Liberado Para Quem Curte A Família

ReflexÕes Sobre O Amor

As Pontuais Mudanças Trazidas Pela Lei 11.689/08 = Júri

Os Jogos Na Clínica Psicopedagógica