O mundo nunca pareceu tão pequeno!



Tecnologias - O mundo nunca pareceu tão pequeno!

 

A ambição humana em descobrir novas tecnologias para melhorar e tornar a vida mais confortável, sempre acompanhou o homem em toda a sua história, desde a época das primeiras descobertas como o fogo, a escrita e a roda, até os dias de hoje.           

Quando o computador surgiu, seu uso era restrito a poucas tarefas. Hoje em dia, ele ocupa grande destaque em nossa sociedade, realizando desde as tarefas mais simples como escrever documentos, criar planilhas eletrônicas para gerenciar custos pessoais,   a comunicação entre pessoas, compras on-line, até o controle e gerenciamento de toda uma organização.

Para os computadores chegarem ao ponto tecnológico em que se encontram hoje, algumas décadas de intensas pesquisas foram necessárias a fim de que novas tecnologias fossem empregadas na produção deles.

Com todo esse avanço, foi possível popularizar e comercializar os computadores em grande escala, uma vez que seu custo foi ficando cada vez menor e seus programas mais acessíveis para uso.

O computador tornou-se popular, quando as pessoas começaram a acreditar que ele poderia realmente auxiliar em diversas tarefas profissionais e domésticas. A linguagem para se trabalhar com computadores também evoluiu, de seu funcionamento basicamente por comandos  até simplesmente o clicar sobre um link.   Em paralelo à popularização e evolução em termos de software e hardware, ocorreu o desenvolvimento de uma rede que fosse capaz de ser interligada a outras redes. Essa rede mais tarde se tornaria a rede mundial de computadores que conhecemos por Internet. 

A Internet causou uma nova revolução nas sociedades de todo o planeta. A comunicação mundial tornou-se simples, barata e muito mais rápida e eficiente. Hoje, uma pessoa localizada em qualquer parte do mundo pode conversar com outra  a qualquer momento, desde que ambas as partes tenham acesso à Internet.

As primeiras notícias sobre redes interligadas no Brasil surgiram em 1988, quando universidades e centros de pesquisas buscavam comunicar-se com instituições nos Estados Unidos. Em 1989, criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia nasce a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).  Essa rede aumentou o número de redes conectadas, formando a "espinha dorsal" da futura Internet no Brasil. Em 1991, a "espinha dorsal" é inaugurada. Mas somente professores, estudantes e membros associados podiam usufruir dessa comunicação. O governo brasileiro decide abrir a Internet aos provedores comerciais privados em 1995. Com isso, chega o acesso à Internet para as pessoas em suas casas. Dois anos mais tarde, em 1997, inicia-se um grande investimento em tecnologia de redes avançadas, sendo possível até a entrega do Imposto de Renda via Internet. Em 1999, aproximadamente 2,5 milhões de pessoas já tinham o acesso à rede mundial de computadores.

A aproximação dos serviços aos seus usuários foi a principal e grande mudança que a Internet proporcionou ao mundo. Isso porque o mercado encontrou na Internet uma grande chance de expandir horizontes, proporcionando ao usuário facilidades na locomoção e compra de determinados produtos.

Hoje é possível comprar qualquer produto sem sair de casa e sem precisar ir até a Loja. Você simplesmente visualiza a compra pelo monitor de seu computador e a realiza via on-line com pagamento  através de cartão de crédito ou boleto bancário.  Mas não foi só o ramo de comércio que a Internet modificou. A busca de informação foi incrivelmente facilitada, visto que são inúmeros os sites que prestam serviços de notícias on-line, previsão do tempo, cursos, revistas, fóruns, entre outros. Pode-se  realizar uma pesquisa sem precisar ir até uma Biblioteca e ocupar horas folheando livros; pode-se cozinhar observando inúmeras receitas em sites ou blogs. Aliás blog´s são muito populares e expressam formas diferentes dos usuários se comunicarem com linguagens fáceis e objetivas, possibilitando também que os internautas dêem suas opiniões e façam seus comentários.

A evolução das tecnologias não cessa, é contínua e crescente desde o início da história do homem. Porém, podemos observar uma aceleração no ritmo das inovações durante o século XX e com maior intensidade a partir dos anos 90.

Exemplos disso são os celulares que há cinco anos atrás tinham o dobro do tamanho dos atuais e com menos funções. Hoje, temos celulares do tamanho da palma da mão que tiram fotografias e acessam a Internet. Outro exemplo, são os computadores de mão, como Palms, iPAQs, handhelds (assistente pessoal digital), que têm funções incríveis, permitindo acesso à Internet, videochamadas, tv,  gravação de vídeos, ouvir músicas em vários formatos, GPS (Sistema de localização por satélite),  comunicação infravermelho para transferências de informações e até são capazes de executar programas específicos.

Podemos perceber que a evolução das tecnologias que estão a nossa volta trata-se de um processo contínuo que nunca cessará. A necessidade de evolução faz parte da natureza humana e, diante disso, podemos ser meros espectadores, aguardando a próxima evolução ou podemos nos esforçar em entender e dominar as tecnologias, participar desse processo e nos beneficiarmos delas.

Com isso, temos uma sociedade mais dinâmica, na qual a comunicação com serviços e usuários nunca foi tão interativa. O mundo nunca pareceu tão pequeno.


Autor: graciela tonin


Artigos Relacionados


Avis Rara

Cristão

Defuncti.

Gata Mineira

Como Ganhar Almas

Anjo DecaÍdo

Mãe