Como preparar a empresa para o século XXI



Como preparar a empresa para o século XXI

Atualmente, vivemos num mundo altamente competitivo, onde as organizações buscam constantemente se manterem ativas no mercado. Enfrentam crises econômicas; concorrências desleais: com preços baixos e pouca qualidade; produtos importados; altas cargas tributárias, e tantas outras desavenças que se tornam inumeráveis.

Diante de tal cenário, cabe uma pergunta: como preparar a empresa para que seja competitiva, apresente bons resultados e consiga agradar os clientes no século XXI?

Para Vasconcellos Filho e Pagnoncelli, esta pergunta é fácil de ser respondida. A chave para as organizações que desejam manter-se ativas e lucrativas no mercado, é a de criar um planejamento estratégico e fazer um acompanhamento constante do mesmo, a fim de verificar se os resultados obtidos são os esperados, e em caso negativo, fazer as mudanças necessárias, para alcançar o sucesso.

Inicialmente a empresa deve fazer uma analise critica e minuciosa de todos os seus setores; independente de seu porte e ramo de atividade; para identificar todos os fatores que influenciam a mesma, sejam eles externos (oportunidades e ameaças) ou internos (forças e fraquezas). Com esses dados, conseguirá definir objetivos e metas, estabelecendo a direção a ser seguida; verificar o que precisa e deve ser melhorado; o que tem de bom, mas utiliza pouco ou não utiliza; como ser competitiva frente aos concorrentes; como ganhar novos mercados; como motivar seus colaboradores; qual a percepção dos clientes com relação à empresa; enfim irá se reestrutar e fazer do planejamento estratégico uma nova filosofia.

Ainda, deixará de ter uma visão míope da organização, abrindo suas portas para novos horizontes. Passará a planejar ações de médio e longo prazo para se solidificar no mercado, acompanhar as tendências e tecnologias e as ações dos concorrentes para aperfeiçoar seus produtos. Irá identificar o perfil dos seus clientes e o que os mesmos desejam, tornando-os fiéis.

Tais benefícios, são apenas alguns dos vários que a organização obterá com a utilização do planejamento estratégico. Mas, é preciso deixar a "zona de conforto", sair a luta, ter persistência e estar preparado para enfrentar todos os desafios, pois algumas vezes, os resultados não são percebidos no curto prazo, mas sim no médio e até longo.

Vasconcellos Filho e Pagnoncelli traçaram o Perfil da Empresa de Sucesso do século XXI, abaixo estão elencados alguns dos itens:

- é orientada por princípios;

- tem foco na competência competitiva;

- tem o cliente consultor;

- constrói o futuro com visão estratégica;

- é real e virtual;

- tem a informação e o conhecimento como oxigênio;

- é inovadora, e assim por diante.

Existem vários órgãos e entidades que prestam assessorias e auxiliam na implantação do planejamento estratégico, como SEBRAE, SESI, SENAC, Instituições Financeiras, Consultores Administrativos entre outros.

Por final e não menos importante, lembre-se: "Uma grande caminhada começa com o primeiro passo." O que você esta esperando?

Marciana Batistella – Bacharel em Administração de Empresas

15 de setembro de 2009, Bento Gonçalves - RS


Autor: Marciana Batistella


Artigos Relacionados


Planejamento Estratégico De Marketing - Métodos E Aplicações

Planejamento Estratégico De Marketing

Recursos Produtivos / Cadeias De Suprimentos

Métodos E Aplicações Do Planejamento Estratégico De Marketing

Mercadologia - A Conquista De Mercados: Planejamento Estratégico Orientado Para O Mercado

Não Devemos Acreditar Nos Que Dizem Que Planear Não é Preciso!

A Finalidade Do Planejamento Estratégico Na Gestão Educacional