O Jovem e sua Vida Universitária



Através deste texto iremos apresentar alguns aspectos importantes relacionados aexpectativa dos jovens diante a vida acadêmica. Iniciaremos com a identificação dos aspectos exteriores e interiores que influenciam na relação do jovem com a universidade. Alguns aspectos foram avaliados e tentaremos compreendera realidade dos jovens universitários e porque a angústia é um sintoma presente na vida estes jovens.

A escolha do curso superior requer uma atitude madura e precisa, pois um curso superior exige persistência, força de vontade e determinação. Sem essas características pode haver desmotivação e desistência diante as atividades acadêmicas.Após ingressar no ensino superior o cotidiano do jovem requeresforço, dedicação para que possamser conciliadas as atividades universitárias, além dos papéis que representam na sociedade. Podemos citar como por exemplo, papel de filho (a), namorado (a), irmão (as) entre outros.Todo este esforço,atividades e novos desafios podem se tornar fonte de angústia para os jovens universitários. Tudo isso ocorre porque há uma grande mudança na vida destes jovense principalmente a responsabilidade com seu próprio futuro.

Até o final do século XIX o acesso ao ensino superior era restrito. As pessoas que não possuíam um bom padrão financeiro encontravam dificuldades em iniciar um ensino superior, pois o governo não oferecia meios para viabilizar que pessoas de baixa renda pudesse iniciar um curso.

Nos dias de hoje um dos limites do governo é não oferecer condições e nem estrutura financeira para atender todos os jovens que precisam fazer um curso superior. Mas ainda que estejamos caminhando para isso, o governo criou um meio para auxiliar uma pequena porcentagem de jovens de baixa renda a estudarem em instituições privadas. Algumas instituições privadas abrem um número mínimo de vagas para jovens de baixa renda através de bolsas ou programas que oferecem condições para os mesmos estudarem. Estas vagas são oferecidas através Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fies financiamento que cobrirá a integralidade dos encargos educacionais do estudante que não tem condições de arcar com os custos de sua formação. Para maiores esclarecimento sobre estes programas estão disponíveis todas as informações através dos sites www.mec.gov.br.; www.caixa.gov.br/fies.

Um fator de relevância neste contexto, porém, é que para inserir em especial no ensino privado o jovem precisa conciliar o trabalho com os estudos. Poucos jovens universitários tem disponibilidade apenas para estudar sem precisar trabalhar. Vale lembrar que qualquer instituição pública ou privada ambas geram custos mensais. Iremos detalhar este aspecto adiante.

Ao iniciar pela primeira vez um curso superior o jovem sente-se inseguro por estar em um novo ambiente, onde será necessário um convívio social com novas pessoas. E o mais importante a busca por novas informações e conhecimento. Neste momento inicia-se um novo mundo e com ele novas cobranças e grandes desafios.

Muitos jovens universitários precisam conciliar o trabalho com os estudospara que possam se manter ou ajudarem os pais nas despesas diárias. Está é uma dificuldade encontrada no cotidiano de vários estudantes universitários. O trabalho torna-se uma parcela significativa para que ocorra o cansaço físico e desgaste emocional. A união de ambos pode tornar esse cotidiano desgastante e desmotivador. Devido a falta de tempo por causa dos estudos e o trabalho é extremamente necessário o apoio de familiares e pessoas próximas incentivando o jovem universitários. Certamente ele sente falta de se dedicar aos familiares, ao amigos, ter horas de lazer, entre outras atividades.

Por isso a persistência e determinação são características fundamentais para alcançar o objetivo proposto.

Por fim a conclusão do curso também pode causar insegurança e até mesmo angústia, pois o jovem não tem certeza que terá um emprego estável no qual possa gerar renda para repor todo investimento ao longo do curso. Outro fator é a importância da realização profissional para que se torne uma pessoa motivada e satisfeita. Com essas características torna-se mais fácil disputar o mercado de trabalho com demais profissionais.

Não podemos deixar de citar a importância do estágio durante a graduação. Todo jovem precisa procurar oportunidades para realização de estágio. É através deleque é possível colocar em prática a teoria estudada em sala de aula. Assim conseguirá experiência, conhecimento e habilidades essenciais que são exigidas pelas empresas nos dias de hoje.


Autor: Aline Donato


Artigos Relacionados


Graduação Em Serviço Social Por Métodos De Ensino à Distância: Corresponderá As Necessidades Humanas?

A Paz Como Realidade

E Agora, Lívia? - Desafios Da Liderança

Capacitação No Ensino Médio

A Juventude

A Perspectiva Construtivista De Ensino

Desabafo