NÃO SE PODE ADORAR DOIS DEUSES AO MESMO TEMPO



Ao ler o título do nosso artigo, o amigo leitor pode ter pensado que o texto teria como abordagem um tema religioso, no entanto, quero chamar a atenção para uma controvérsia no discurso político de nosso maior representante, o presidente Lula.

Recentemente em discursos inflamados, e até motivadores de uma paralisação de nosso Congresso, Lula exaltou a conquista da exploração de combustível fóssil no pré-sal da costa brasileira, um projeto ainda muito carente não só no desenvolvimento de tecnologias para de fato retirar o líquido precioso que se aloja a uma profundidade de cerca de 6 a 7 mil metros de profundidade, como na discussão mais aprofundada com a sociedade.

Para que haja avanços no desenvolvimento de nosso país, é inconteste a participação do Estado com políticas colocadas de forma clara e sem ambiguidades, uma prática que na realidade não vem sendo seguida a risco.

Nesse panorama de controvérsia podemos citar os discursos poliqueiros de Lula nos últimos tempos. O que queremos saber é: Qual a base da plataforma energética que o país seguirá? A princípio assistimos campanhas de vínculo mundial sobre biodiesel e etanol, e agora combustível fóssil, de fato não dá para entender qual é a do governo.

Não quero aqui ser pessimista ou contra a exploração do petróleo, é um bem nacional que poderá trazer, pelo menos se Lula conseguir implantar a proposta das cotas de distribuição dos recursos oriundos do pré-sal, uma mudança significativa na qualidade e vida dos brasileiros.

O que questiono, na realidade, é que assuntos que deveriam ser tratados com mais seriedade, estão sendo levados a um discurso de palanque que não leva a nada, ou somente a uma pré-campanha em prol da continuação do governo do PT – mesmo aceitando algumas ações de nosso governo, não acho justo esse tipo de estratégia.

O governo precisa ter metas bem claras, um projeto nacional de longo prazo é necessário para sobrevivência de nossa nação neste novo século. Na mesma linha, após tomarem uma "paulada" com a atual crise econômica, levando junto vários países para o poço, os EUA até a presente data não fizeram nada para modificar a "regra do jogo" do mercado financeiro. Afinal de contas a crise provou que o capital especulativo, que não produz nada, não pode prosseguir mandando no jogo.

É necessário reforçarmos o nosso espírito nacionalista, e partir para decisões mais acertadas e lógicas como a redução da jornada de trabalho para fortalecer o consumo interno, e a redução dos juros de mercado para o crescimento de nosso setor produtivo. O que não pode mesmo é querer adorar o Diabo e a Deus ao mesmo tempo...


Autor: HERÁCLITO NEY SUITER


Artigos Relacionados


Cultivo Mínimo Do Solo?

Grande Índio

O Segredo Da Qualidade De Vida

Por Que O Céu é Azul?

Para AlguÉm Que EstÁ SÓ

Cultura De Sequeiro?

O Governo E O Controle Das Reservas De Alimentos