Secretariado: Como gerenciar o estresse?



 

Para gerenciar estresse precisamos saber o que isso quer dizer. Podemos conceituá-lo como uma agitação física e emocional que sentimos quando enfrentamos obstáculos, desafios e oportunidades.


E o que a classe secretarial tem a ver com isso? Bem, as mulheres são as maiores vitimas do estresse e por termos nesta classe a maioria de mulheres, precisamos aprender a lidar com este mal.


Dentre os fatores externos causadores de estresse em mulheres podemos citar: as desigualdades de gênero, o ritmo acelerado dos acontecimentos sociais, a competitividade da vida cotidiana, situações de violência que vivenciamos constantemente, o crescente desemprego combinado as inúmeras exigências da vida das mulheres e aos papéis exercidos por elas.

Ainda temos uma visão da antiga secretária, aquela que não possui vida própria e não tem horário para sair do trabalho. Por isso, há sobrecarrega da profissional porque existe a desvalorização externa, no qual trabalha-se demais sem reconhecimento que é o mesmo que condená-la ao fracasso.


Devido a síndrome da "supermulher", o secretária sobrecarrega-se de trabalho e das múltiplas atividades pessoais e profissionais, exigindo muito dela e prejudicando sua saúde.


Outro aspecto que a leva ao estresse é o medo do fracasso, que exige muita energia sem a devida reposição uma vez que a ela evita atividades de maior responsabilidade se recolhendo àquelas que não lhes satisfazem.


O medo do desemprego, a extrema competitividade, a qualidade a qualquer custo, as limitadas condições ambientais, entre outros fatores, afetam a nossa saúde de muitas maneiras produzindo: ansiedade e nervosismo; dores de cabeça; mudanças repentinas de humor que nos abalam de forma negativa nas relações pessoais e profissionais; descuido com a aparência física; perda de interesse pela própria imagem e falta de ânimo.


A organização mundial de Saúde afirma que o "Estresse" é uma "epidemia global". Vivemos um tempo de enormes exigências de atualização. Somos constantemente chamados a lidar com novas informações. O Ser Humano cada vez mais se vê diante de inúmeras situações às quais precisa adaptar-se. Como por exemplo, diante de demandas e pressões externas vindas da família, do meio social, do trabalho/escola ou do meio ambiente.


Outros fatores aos quais precisa adaptar-se são, entre outras, as responsabilidades, obrigações, autocrítica, dificuldades fisiológicas e psicológicas.


Para tratar o estresse se procura em um processo psico-terapêutico o desenvolvimento da capacidade do indivíduo de se ajustar criativamente às situações que se apresentam.


E para gerenciá-lo é necessário inicialmente equilíbrio entre o ter, o ser, o estar, o fazer e planejar o tempo.


Dicas para planejar sua agenda semanal:


  • Priorize as atividades distinguindo o que é necessário de urgente.

  • Estabeleça suas metas e quanto tempo se dedicará a elas.

  • Identifique os papéis que são exercidos por você, avalie e perceba quais deles precisam de reforço, afinal cada papel é importante e não justifica ter êxito em um e fracasso em outro.

  • Estabeleça metas para cada papel, elegendo uma ou duas metas para serem trabalhadas naquela semana.

  • Saiba lidar com imprevistos, nem sempre você poderá fazer o que planejou. Reorganize-se sem culpas.

  • Organize, aja, avalie. Ação e avaliação devem ser parâmetros que completam o processo.


Lembre-se que os resultados de uma semana alimentam as perspectivas para a seguinte fortalecendo o querer e a auto-estima.


Referências Bibliográficas


CARREIRA, Denise, AJAMIL, Menchu, MOREIRA, Tereza. Mudando o Mundo: A liderança feminina no século 21. São Paulo: Cortez; Rede Mulher 2001.

SILVA, Rosa de Cátia Souza e COSTA, Yolanda Martins. Situações que causam estresse na rotina do profissional Assessor em empresas de médio porte em Salvador, 2003. 55f.


Autor: Rosa de Cátia Souza Silva


Artigos Relacionados


Ao Toque De Deus

Secretariado: Como Gerenciar O Estresse?

Você

Desejo De Deus

Nosso Olhar

Cenas De Uma Guerra

Veneno No Amor