Gestores MBNT e o conflito interno



Siglas, uma prática  do mundo moderno ou na antiguidade já se usava esse expediente?

Bom, não saberia dizer, essa pergunta me veio à mente enquanto escrevia o título, mas se alguém tiver a resposta será interessante ouvi-la.

Não é sobre siglas que quero falar, mas de  conflitos internos,  de nossos encontros com nossas verdades e mentiras.

Dia desses, enquanto debatíamos uma questão,  alguém do grupo disse: -Isso não é verdade!.

Não por duvidar da   palavra de um colega, mas por não concordar com uma tese proposta.

Como costumamos dizer : “ Foi  simplesmente  jeito de falar!”.

A observação  de outro colega foi imediata: -Vocês prestaram atenção na força da palavra mentira? É contundente, não? .

Todos concordaram e destacaram que a palavra verdade também tem esse impacto. Também não poderia ser diferente.

Tudo indica que sobre isso não restou  dúvidas naquele pequeno debate.

Lembra da teoria de que para se chegar ao entendimento de um problema basta perguntar sete vezes por quê? Lá fomos nós!

Como não poderia deixar de acontecer vem a próxima pergunta: - Qual seria a maior mentira que alguém poderia contar?

Mais alguns minutos de reflexão e vem algo que encontra acolhimento:- Aquela que dizemos a nós mesmos!

Hum, parece  verdade que essa é a maior mentira!

Ok, mas qual o efeito quando mentimos para nós mesmos?

Ah, imediatamente ouvimos:- Conflito!

Como nunca pode faltar uma piada, alguém dispara: -Você entra em looping!

Em seguida, lá do canto vem: -Hummm, agora entendi.

Legal, bacana, ótimo, mas entendeu o que?, é a pergunta geral.

Alguns segundos para pensar e nosso colega diz:

-A cada seis meses, há mais de cinco anos,  há um gestor  que me chama para

conversar porque ele precisa melhorar seus negócios.

-Trabalha com produtos de consumo, está há 30 anos no ramo, atende o Brasil todo, e tem apenas 600 clientes em sua carteira.

-Sua afirmação é de que seus vendedores não se mexem, tem trocado a equipe com freqüência, mas não consegue melhorar os  resultados.

-Eu vou à sua empresa quando convidado, conversamos, trocamos informações,  fazemos reuniões, desenvolvo e envio  propostas de trabalho, mas até agora não concretizamos nada.

-Bom, de fato, ele não desenvolveu trabalho com nenhuma empresa com a qual conversou. -Certamente, como falamos, ele está em looping!

-A outra questão seria : Estaria, então, ele mentindo para si próprio?

Todos atentos ouviram e concordavam  que, pelo tipo de produto que ele fabrica,  o mercado realmente é bem maior do que o que ele explora, mas quanto a mentir para si próprio só ele poderia  dizer.

Sabemos também que quando algo nos incomoda e não tomamos uma decisão é porque não sofremos o suficiente.

Pensativo, nosso colega diz: No meu cadastro já o classifiquei como prospect, como cliente, mas não o vejo como uma coisa nem outra. Nossas conversas são eventuais e de oportunidade, sempre que ele quer saber alguma coisa, ou refletir sobre um ponto determinado faz contato.

Ouve-se: -Oras, é simples, classifique como MBNT.

Não é necessário dizer que ninguém sabia o que isso  significava.

A explicação é simples: -  May Be Next Time, afinal quem sabe da próxima vez ele estará  disposto a resolver seu conflito.

Temos que nos lembrar que conflitos para serem resolvidos têm que ser transformados em problemas, estes sim tem solução, enquanto permanecerem como dilemas só podemos aguentá-los!

 

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

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Autor: Ivan Postigo


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