Grande oferta: Cópia pelo preço do original



Criatividade, inovação, revolução mercadológica, são palavras muitos usadas, contudo a prática sempre foi observar  o líder. Este lança um produto, um expositor, uma campanha, cartazes, imediatamente será seguido.  

Os líderes têm a tendência de adicionar  talentos o que é muito diferente de contratar trabalhadores ou empregados, pois para estes cada trabalho  é um novo negócio, cada colaborador um empreendedor.

O empreendedor desenvolve sim  a capacidade de absorver novas tendências e aplicá-las rapidamente, mas tem uma outra qualidade fundamental que é se livrar dos velhos conceitos.

O que impede muitas empresas de se tornarem grandes e melhores empreendimentos não á dificuldade de entendimento e acesso a novas tecnologias e técnicas e sim de se livrarem  dos velhos procedimentos e vícios que impedem a mudança de atitude.

A era do poder de quem tinha informação acabou, você pode obtê-las a qualquer hora, hoje o que importa é seu uso  rápido. Tudo aquilo que for possível ser vendido em larga escala rapidamente terá seguidores, virará commodity e terá seu preço achatado.

O cover, a cópia, a imitação, a clonagem,  pode ser um recurso no início de um projeto  como forma de entendimento e aprendizado, não como  consolidação de uma trajetória.

Gestores presos a idéias ultrapassadas em empresas  cujas culturas assim se consolidaram,  aprenderão de forma bastante contundente que é mais fácil destruir a organização que mudá-la. As sementes das novas tendências precisam de campos férteis em nossas mentes para desenvolvimento.

Muitas empresas demoram anos para aceitar o futuro, quando o atingem tudo já  se tornou ordinário.

A ânsia de seguir o líder e obter os mesmos resultados leva empresas a copiar tudo o quer for possível, de produtos e procedimentos a gestos.

Tivessem meios contratariam todos os funcionários de seu concorrente, fariam os mesmos produtos e os venderiam nos mesmos lugares, como isso não é possível tentam conseguir alguns e vão ao mercado em busca de semelhantes.

Ao mesmo tempo em que procuram  um perfil profissional,  tentam  encontrar  linhas de pensamento idêntica à deles, que não necessariamente é a linha do concorrente, gerando  um pequeno conflito.

Num mundo de iguais, como poderíamos ser tão iguais, uma cópia perfeita,  o ponto de nos destacarmos e sermos diferentes?

Neste mundo de clonagem pode-se obter adaptação, nunca evolução, as idéias serão  sempre as mesmas.

O concorrente atingiu essa posição no mercado  por uma série de atributos e não apenas de  um, por isso  representa algo na mente do consumidor, qualidade que a cópia não terá.

A questão que deve ser analisada é porque alguém pagaria o preço de original por uma cópia se pode ter acesso a ele?

 

 

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

[email protected]


Autor: Ivan Postigo


Artigos Relacionados


Como Ganhar Almas

Avis Rara

O Xiita E Sua Prece

Sonhar é Viver

Água...

Carta De OraÇÃo Ao Amor

O Processo Da Independência Do Brasil