AS TRÊS VIAGENS DO ESPÍRITO SANTO



“AS TRÊS VIAGENS DO ESPÍRITO SANTO”

 

 

Pr. Alexandre Augusto

Igreja do Evangelho Quadrangular

Itajubá/MG

www.pralexandreaugusto.wordpress.com

 

ESTA MENSAGEM VAI TRANSFORMAR A SUA VIDA.

ACREDITE!!!!!!!

Texto:

Gênesis - 08: 8 a 12

08. Depois, soltou uma pomba, a ver se as águas tinham minguado de sobre a face da terra.

09. A pomba, porém, não achou repouso para a planta de seu pé e voltou a ele para a arca; porque as águas estavam sobre a face de toda a terra; e ele estendeu a sua mão, e tomou-a, e meteu-a consigo na arca.

10. E esperou ainda outros sete dias e tornou a enviar a pomba fora da arca.

11. E a pomba voltou a ele sobre a tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado sobre a terra.

12. Então, esperou ainda outros sete dias e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele.

 

ü      INTRODUÇÃO

Eu aprendi, que o homem tem uma grande necessidade dentro de si, que se chama Deus (Efésios-4:17,19), e mesmo aqueles que dizem ser ateus, tem em seu interior uma busca que eles mesmos não sabem definir, mas nós que temos a mente de Cristo, bem sabemos que esta necessidade tem um nome. O homem tem uma necessidade natural de Deus. Assim como alguns adoram o sol, outros a lua, e outros as águas, assim é todo o homem em busca de Deus.

Nesta mensagem iremos desfrutar da revelação que foi dada pela palavra à pessoa do Espírito Santo de Deus. Com certeza será uma mensagem que transformará vidas e aquelas que estão destruídas e abatidas, serão restauradas pelo poder que está contido na palavra que compartilharemos.

Para que todos possam ser cheios da divina graça, peço novamente que abram seus corações e deixem que a unção contida neste texto, venha lhes impactar.

Quero nesta mensagem, falar de uma pessoa muito importante em nossas vidas, alguém que por muitas vezes tem ficado esquecido, por aqueles que se dizem “povo de Deus”. Este alguém tão importante, eu diria indispensável em nossas vidas, tem o poder e é digno de toda adoração, seu nome é Espírito Santo. Talvez por ser chamado de a terceira pessoa da trindade, muitos pensam que é menos importante, estando estes redondamente enganados, pois bem sabemos que no princípio foi dito: “façamos o homem a nossa imagem e semelhança”. Mas devemos saber que como o nosso Deus é trino, coube ao Espírito Santo, na ordem de apresentação e ministerial, ser a terceira pessoa, e não estar em terceiro lugar. E assim muitos deixam de trazer ao povo a verdade sobre este que o próprio Jesus disse para o adorarmos e darmos a Ele tudo o que é dado a Jesus. Então, conheça um pouco do Espírito Santo.

ü      A MENSAGEM DE NOÉ

                        É sabido que ao ver a corrupção e o nível de contaminação que a humanidade chegou, Deus olhou para a terra e viu que aqueles que ali estavam deveriam ser consumidos, não por Deus, mas pelo próprio pecado, pois o salário do pecado é a morte (Romanos-6:23). Então ao ver que o pecado destruiria a raça humana, Deus fica preocupado e olha para a terra e vê um justo, seu nome era Noé, que significa DESCANSO. Isso mostra que Deus procurava descansar-se de sua preocupação de perder o homem, pois ele era seu sonho, de ter junto consigo, um povo que o adorasse e o amasse por toda a eternidade.

                        Mas para que o justo Noé, não morresse pelos pecados que destruiria a todos, Deus manda que ele construa uma arca para se salvar e salvar as espécies de animais existentes na terra. Assim o justo se mostra obediente e em cem anos constrói a arca, e enquanto construía Noé pregava que se eles se arrependessem, poderiam ser salvos, isso mostra a misericórdia do Eterno pelos perdidos e pelos animais que também nada haviam feito.

                        Noé por cem anos trabalhava e dizia a todos que uma grande chuva cairia sobre a face da terra e muitos morreriam, e por isso foi chamado de louco. Mas quando vem as águas, Deus fecha a porta da arca com toda a família de Noé e os animais do lado de dentro sem haver qualquer possibilidade de salvação para aqueles que desprezaram a palavra dita por Noé a mando de Deus. Então todos morrem afogados não nas águas, mas em seus próprios pecados.

                        Passado o tempo da chuva, Noé queria saber se as águas haviam baixado então ele pega uma pomba. Abro aqui um parágrafo para dizer algo sobre a pomba. Muitas aves e animais possuem em seu interior um pequeno “saquinho” de um líquido chamado fel, este líquido quando derramado na carne do animal, ela se perde, não servindo para o consumo ou sacrifício. Mas a pomba não possui este “saquinho de fel”, não há amargura dentro da pomba.

                        Mas voltemos à mensagem. Após 110 dias, a arca flutuou sobre as águas, e somado os 40 dias do dilúvio, são 150 dias. Depois de cinco meses as águas começaram a baixar. Noé ao ver que as chuvas haviam passado, resolveu soltar uma pomba, pois só uma ave sem amargura poderia lhe ajudar, porém a pomba voltou, pois não encontrou lugar para pousar seus pés. Noé a guardou e após sete dias passados, ele solta novamente a pomba, só que desta vez a pomba volta trazendo em seu pequeno bico um galhinho de oliveira. Novamente a pomba é recolhida para dentro da arca. Mais sete dias se passou e Noé vai até a pomba e a pega e a solta novamente, porém agora ela não tornou mais a ele. Eis o mistério, AS TRÊS VIAGENS DO ESPÍRITO SANTO.

 

ü      A PRIMEIRA VIAGEM DO ESPÍRITO SANTO

                Os versículos 08 e 09 relatam que Noé solta a pomba, pela única janela que havia na arca, a ver se as água baixaram, mas ela não achando lugar para pousar retorna para arca.

                Em Gn-1:2, a bíblia nos relata que quando a terra estava mergulhada na escuridão das águas, depois de Ele mesmo, Jeová, a afundá-la ali, Ele envia alguém para ver se as águas haviam baixado, na esperança de um novo começo, ou mostrando a uma relativa pressa de ver o sobrenatural acontecer.

                Então, lá do céu sai uma pessoa que não tem amargura em seu interior, para cumprir uma missão. A missão era de ver se as águas haviam baixado e se algo já pudesse ser feito para se salvar um ser amado e querido, que por influência maligna havia sido condenado a morte eterna, seu nome, homem.

                Diante dessa situação, este amado Espírito Santo sai rasgando o céu como um relâmpago, mostrando selo e pressa em cumprir sua missão. Mas chagado na terra ele vê uma terra morta, sem luz, sem calor, sem um lugar que pudesse pousar e iniciar o plano da salvação. Então o Espírito Santo olha para as águas, e vê como em uma prisão eterna, o homem mergulhado na escuridão das águas. Como não encontrou um só coração para pousar, Ele volta ao céu. O Espírito Santo volta, e entra pela mesma porta a qual havia saído, assim como a pomba na arca de Noé, e se apresenta ao Pai e ao Filho. Agora veja este momento.

Ele se coloca diante do trono e começa a chorar, e saiba você que Ele chora sim, pois a bíblia nos relata que não devemos o entristecer (Efésios-4:30) e quem entristece acaba chorando. Seus soluços eram ouvidos por todo o céu, e um silêncio invade a eternidade. Quando ele consegue parar de chorar relatando a Deus a situação caótica em que a humanidade se encontrava, e creio eu, que Ele ainda tivesse dito para Jeová, que situações drásticas requerem medidas drásticas, Jeová se fecha em seu escritório celestial e começa a lavrar um livro, livro este descrito em Apocalipse (Apocalipse-5:1), e nesse momento o Espírito Santo está impaciente, Ele anda de um lado para o outro na sala do trono, preocupado com a situação do homem. Mas alguém deveria descer a terra e salvar o homem da escuridão das profundezas das águas.

 

ü      A SEGUNDA VIAGEM DO ESPÍRITO SANTO

Nos versículos 10 e 11, Noé espera outros sete dias e solta novamente a pomba, então ela vai e volta pela tarde trazendo em seu pequeno bico uma folha, ou um broto de oliveira. Então vejamos o mistério

De acordo com o que temos certeza, ainda relatado no Cap 5, do livro de Apocalipse, o cordeiro de Deus, o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, se levanta e toma o livro da mão do que estava assentado no trono, Jeová. Num sinal de que Ele desceria e salvaria o homem da condenação e morte eterna.

Novamente os verdadeiros heróis da humanidade, Deus Pai, Deus filho e Deus Espírito Santo, se reúnem e decidem que alguém teria que vir ao mundo para dar a verdadeira redenção ao homem. Foi então que o meu Jesus, Filho de Deus vem, e pela boca do anjo Gabriel, ficamos sabendo (Lucas-1:35) que o Espírito Santo colocaria no ventre de Maria a semente de Deus. O que nos leva a crer que Ele, o Espírito Santo estava com Jesus, e ainda devemos citar que é o Espírito santo que leva Jesus para o deserto para ser tentado por satanás (Mateus-4:1). Assim, o Espírito Santo se manifesta no batismo de Jesus no Jordão, e acompanha Jesus em todo seu ministério tendo um vôo pela terra.

Mas como a pomba voltou a Noé, o Espírito Santo voltaria a Deus, então quando Jesus cumpre o seu ministério de morrer pelo homem, Ele volta ao céu, porém Ele vem nos braços do Espírito Santo. O apostolo Paulo nos fala (Romanos 11:17), sobre a oliveira verdadeira, “... a pomba volta ao céu trazendo em seu bico uma folha de oliveira”. O Espírito Santo volta ao céu levando Jesus, a oliveira verdadeira.

Assim se deu a segunda viagem do Espírito Santo para dar a cada um de nós a restituição da comunhão com Deus.

 

ü      A TERCEIRA VIAGEM DO ESPÍRITO SANTO

Chegamos à terceira viagem, e no versículo 12, vemos que Noé espera mais um tempo e solta a pomba pela terceira vez, mas ela não mais volta a ele.

Agora a pomba não mais volta para a arca, e talvez você esteja tentando imaginar como seria a terceira viagem do Espírito Santo, então eu te digo.

Antes de se apresentar ao Pai, Jesus disse que enviaria outro consolador (João-16:7), que deveria ser adorado como ele e receber tudo que era dEle. Mas Jesus também deu a entender que não seria fácil, uma vez que Ele disse que ROGARIA ao Pai que enviasse novamente o Espírito Santo. Rogar significa pedir com insistência; pedir com suplicas; implorar.

Jesus sabia que embora tivesse feito tudo para levar o homem a Deus, se Ele agora fosse para o céu e deixasse aqui somente o homem sem ninguém que o ajudasse, provavelmente conhecendo as artimanhas do inimigo, algo poderia prejudicar o homem. Assim Jesus chega ao céu e antes de se assentar em seu trono, ele começa a rogar ao Pai para que mandasse o Espírito Santo para o homem.

Se analisarmos o momento da ascensão de Jesus ao céu, até a descida do Espírito Santo relatada no livro de Atos dos Apóstolos (Atos-2:1a4), foram exatamente 10 dias. Foram dez dias que Jesus ficou diante do Pai dizendo para que Ele olhasse para a terra e visse cerca de 120 pessoas pedindo, implorando, suplicando, rogando para que o Espírito Santo descesse.

Creio que nas duas primeiras viagens não houve tanta alegria no coração do Espírito Santo como na terceira, quando ele vê alguns cristãos orando pela sua vinda, pois agora Ele desce como línguas de fogo e todos falam em uma língua particular, isso me mostra o grande contentamento desse, que foi chamado por Jesus de Consolador, mas só que agora Ele não volta, Ele fica, pois sua missão é curar, batizar, convencer do pecado do juízo, e preparar a noiva para o noivo. E desde que Ele aqui veio nunca mais voltou para o céu.

 

ü      CONCLUSÃO

                Hoje o Espírito Santo está no meio de nós e precisa ser reconhecido como nosso amigo indispensável de todos os dias, pois precisamos dEle a todo momento. Creia na missão do amado Espírito Santo, Ele pode mudar sua vida e lhe dar algo que você jamais provou. Só Ele pode colocar em nossos corações a unção de verdadeiros adoradores de Deus.

Noé teve uma revelação de parte do ministério do Espírito Santo e nem sabia, mas hoje Deus nos revela pela sua infinita misericórdia AS TRÊS VIAGENS DO ESPÍRITO SANTO, feitas do céu a este mundo por amor a mim e a você. Clame agora por Ele, pois Ele esta bem pertinho de cada um de nós agora.

 

Ele fez três viagens do céu a terra para nos restituir a comunhão com Deus, Ele é nosso amigo, Ele é nosso consolador, Ele ora por nós com gemidos (Rm 8:26), Ele é Ele, o Espírito Santo”

 

 

Pr. Alexandre Augusto

Contatos:

0 xx 35.9102.93.55

0 xx 35.3621.16.17

[email protected]

 

 


Autor: Pr. Alexandre Augusto


Artigos Relacionados


O Xiita E Sua Prece

Como Ganhar Almas

A Dois

About Me

Volta Meu Amor

Neida Iasbek Felício

Ao Vento