Sindicato dos Psicanalistas promove evento



O Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo, SINPESP realiza todos os anos o Encontro do Saber Analítico, evento que tem como objetivo aprofundar os principais assuntos que interferem no dia a dia da sociedade por meio de uma visão profissional a fim de melhorar nossos hábitos. Este ano o encontro completa sua 6ª edição e o tema escolhido é "A psicanálise frente às várias faces da agressividade".

Isso porque pesquisas apontam uma violência generalizada, uma realidade catastrófica, que atinge mulheres, homens, crianças, idosos em diversos lugares. Os números são assustadores, para se ter uma ideia a cada 13 minutos um brasileiro é assassinado, 25 mil pessoas são vítimas do trânsito e 45 mil de armas de fogo.

De acordo com o Instituto Sou da Paz, para ajudar a diminuir esses registros, é preciso desenvolver metodologias inovadoras e promover ações de mobilização da sociedade para que esta pressione o poder público em busca de resultados.

O papel da psicanálise é ajudar o sujeito a conhecer a si mesmo por meio da investigação do seu inconsciente. Essa ciência tem uma finalidade clínica e se baseia em uma teoria especializada, adota-se uma técnica específica para entender o inconsciente. "Acreditamos que para todo sofrimento humano existe uma causa, mesmo não a conhecendo, sabemos que ela se encontra no nosso inconsciente, e a psicanálise tem um método terapêutico que ajuda o sujeito a encontrar essa causa, que compreende seu sofrimento, libertando-se dele", explica Araceli Albino, presidente do Sinpesp.

Discutir violência não basta, é preciso uma ajuda psicanalítica, para que seja entendido como funcionam o comportamento do cidadão e as suas ações agressivas. A psicanálise auxilia nessa reflexão, ajuda o sujeito a buscar as causas de seu sofrimento, de suas atitudes, que são encontradas em seu próprio inconsciente. Diferentemente das terapias, que se baseiam no comportamento, a psicanálise é mais profunda, pois lida com o inconsciente. Esta ciência entende que o comportamento só pode ser modificado quando se sabe o porquê de sua existência, por isso trabalha exclusivamente com a interpretação do inconsciente.

"A psicanálise é capaz de promover uma mudança nesse quadro, pois provoca uma transformação no íntimo do ser humano". Embora seja vista apenas para ricos e loucos, essa terapia tem como finalidade abrir o caminho para tratamentos voltados à realidade brasileira."Acreditamos em uma sociedade mais justa se nos tornarmos pessoas melhores, e a psicanálise nos ajuda a sermos mais humanos", defende a psicanalista".

6º Encontro do Saber Psicanalítico

Tema: A psicanálise frente às várias faces da agressividade

Dia: 24, 25 e 26 de Outubro

Horário: A partir das 8 horas

Local: Associação Hokkaido - Vila Mariana


Autor: telma cascello


Artigos Relacionados


DiferenÇa Entre PsicanÁlise, Psicologia E Psiquiatria

A Abordagem PsicanalÍtica

Sindicato Dos Psicanalistas Do Estado De São Paulo

Afinal, O Que É PsicanÁlise?

Relação Professor/aluno Nas Séries Iniciais

Mamãe, Já Sou Mocinha!

A Psicanálise A Medicina Psicossomática E O Coração