RELAÇÃO ENTRE O ESTILO DE LIDERANÇA E AS MOTIVAÇÕES DOS LIDERADOS



Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização. Líder é aquele que sabe comportar-se adequadamente de acordo com as diversas situações, ou seja, aquele que consegue perceber cada contexto e adaptar o melhor método de liderança segundo as circunstâncias. Ele motiva seus liderados individualmente; percebe e respeita as diferentes necessidades de seus colaboradores e as utiliza para liderá-los.

Introdução

Este trabalho tratara do seguinte tema: Relação entre o estilo de liderança e as motivações dos liderados, tema no qual sentimos necessidade de se aprofundar e apresentar pois é fundamental o conhecimento do mesmo para quem pretende ser um gestor. Será relatado o conceito de liderança seus estilos. Foi colocado de uma forma sucinta o que é ser líder e suas características como o mesmo pode motivar sua equipe para obter bons resultados dentro de uma organização.

Nesta pesquisa bibliográfica suprimos todaa necessidade que tínhamos em obter este conhecimento e tiramos nossas duvidas no mesmo.

1 Liderança

A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. Liderar não é uma tarefa simples. Pelo contrário. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos.

Dessa forma, pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo. Porém, existem três implicações importantes nesta definição.

Primeira: a liderança envolve outras pessoas, o que contribuirá na definição do status do líder. Segunda: a liderança envolve uma distribuição desigual de poder entre os líderes e os demais membros do grupo. E terceira: a liderança é a capacidade de usar diferentes formas de poder para influenciar de vários modos os seguidores.

De fato, os líderes influenciam seguidores. Por este motivo, muitos acreditam que os líderes têm por obrigação considerar a ética de suas decisões. Apesar de a liderança ser importante para a gerência e estreitamente relacionada a ela, liderança e gerência não são os mesmo conceitos. Planejamento, orçamento, controle, manutenção da ordem, desenvolvimento de estratégias e outras atividades fazem parte do gerenciamento. Gerência é o que fazemos. Liderança é quem somos.

Uma pessoa pode ser um gerente eficaz, um bom planejador e um gestor justo e organizado e, mesmo assim, não ter as capacidades motivacionais de um líder. Ou simplesmente pode ocorrer o contrário. Uma pessoa pode ser um gerente ineficaz, porém, em contrapartida, ter as habilidades necessárias para um bom líder.

Entre os desafios apresentados pelo ambiente mutável, as organizações estão valorizando cada vez mais os gerentes que possuem habilidades de liderança. Qualquer pessoa que aspire a ser um gerente eficaz deve também se conscientizar de praticar e desenvolver suas habilidades de liderança.

"A habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter". (James C. Hunter, 2006, p.18)

1.1 O Líder

Os líderes são sempre estimados pelas pessoas por eles supervisionados, pois estes combinam a arte de liderar com a de fazer amigos. Entretanto, muitas decisões que você deve tomar como líder nem sempre favorecerão a todos, no entanto, isto não deve ter influencia nas suas decisões. É aquele que sabe comportar-se adequadamente de acordo com as diversas situações, ou seja, aquele que consegue perceber cada contexto e adaptar o melhor método de liderança segundo as circunstâncias. Suas principais características são audácia, autoconhecimento, ética, gerenciamento recíproco, delegação, flexibilização, responsabilidade, curiosidade e sinceridade.

1.1.1 Estilos de liderança

As situações e os grupos variam; os líderes, também. Por isso, é bastante comum que o sucesso do líder e dos seus seguidores esteja diretamente relacionado ao estilo de liderança empregado.

Estilo autocrático:

Nesse estilo, o líder determina as idéias e o que será executado pelo grupo; isso implica a obediência dos demais.

O estilo autocrático é o mais antigo. Sua origem remonta à Pré-história, quando os primeiros agrupamentos humanos se organizaram e surgiram os primeiros chefes. O líder toma as decisões e exige obediência por parte das pessoas supervisionadas.

Estilo democrático

O estilo democrático foi inspirado, principalmente, em idéias desenvolvidas na Grécia Antiga.

Nesse estilo de liderança, não apenas a pessoa do líder, mas todo o grupo é considerado o centro das decisões.

Isso não significa que, na liderança democrática, o papel do líder perca sua importância, pois é exatamente aí que ele fica bem caracterizado, distinguindo-se das funções de simples chefia e ganhando um sentido mais profundo. Esta é uma forma muito empregada hoje em dia. O líder discute, consulta, colhe idéias das pessoas e permite que elas ajudem a estabelecer resultados.

Estilo situacional

O conceito de liderança situacional baseia-se no princípio de que o estilo de liderança a ser utilizado deve depender mais da situação do que da personalidade do líder.

Refere-se à escolha do estilo de atuação a ser empregado pelo líder em face das diferentes situações por ele detectadas.

Para os pressupostos da liderança situacional, não há um estilo de liderança melhor do que outro, de forma a produzir sempre os melhores resultados, e sim um estilo mais adequado a cada situação.

1.1.1.1Saiba Como Motivar Sua Equipe

Gerenciar pessoas requer algumas habilidades que podem ser desenvolvidas através de técnicas de treinamento. Embora pessoas diferentes podem ser motivadas de formas diferentes, existem algumas regras práticas, onde todo o profissional espera o respeito e o envolvimento da empresa onde trabalha. Conhecendo algumas maneiras de motivar sua equipe para desenvolver o que cada um tem de melhor, quem ganha é a empresa. Saiba ouvir, por mais simples que seja o seu funcionário, escute e tente entender o que ele tem a lhe dizer. Peça sugestão ou novas idéias, nunca se esqueça que as experiências de vida de alguns de seus funcionários podem lhe ajudar, coloque em prática essas idéias, mostre o seu respeito pelas pessoas que trabalham com você. Segundo Idalberto Chiavenato (1999, p.553-627): "a motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer objetivos individuais. A motivação depende da direção (objetivos), força e intensidade do comportamento (esforço) e duração e persistência

Não há nada mais gratificante do que o reconhecimento de um trabalho bem feito. Reconheça o trabalho de seus funcionários. Trate seus funcionários com respeito, tenha consideração com as pessoas que trabalham com você, se tiver que fazer críticas que sejam construtivas e jamais críticas pessoais, desenvolva um ambiente de motivação, pois o treinamento, o desenvolvimento e o aconselhamento dão sustentação e direção à equipe.

Quanto a normas de avaliação, coloque claro a todos o que é esperado de seu trabalho, mantenha a todos informados quanto a procedimentos e regras. Tenha uma política aberta, circule pela empresa, demonstre interesse pelo trabalho de seus funcionários, isto lhe ajudará a manter a avaliação do nível de entusiasmo e moral da equipe, saiba quando o clima está bom ou ruim e por que. Sempre que possível envolva a sua equipe nos processos de decisão isso irá ajudá-los a serem mais orgulhosos e confiantes em seu papel dentro da empresa.

Finalmente aprenda a usar menos o eu e mais o nós em seus diálogos e reuniões em vez de eu fiz, diga nós fizemos, em vez de eu consegui, diga nós conseguimos, em vez de eu construí, diga nós construímos. Isto se chama envolvimento e fará com que sua empresa se beneficie como um todo.

A própria Bergamini (1994:105), ao analisar a relação entre liderança e motivação, constata que "esses dois termos, a partir de um determinado momento, parecem definitivamente unidos na teoria e na prática por uma relação de causa e efeito". A autora salienta, entretanto, que a função do líder não é motivar seus liderados, pois a motivação é uma força intrínseca, mas cabe ao líder manter seus liderados motivados. Esta proposta baseia-se na premissa de que "quando aceitam um novo emprego, as pessoas, em geral, estão cheias de esperanças e acalentam expectativas, sendo, por isso, depositárias de um rico manancial de motivação" (p.105).

CONCLUSÃO

No término deste trabalho concluímos que liderança e o artifício de fazer com que outras pessoas o sigam e façam, voluntariamente, aquilo que você deseja que elas façam. É uma característica a ser desenvolvida; o líder não nasce pronto ela pode ser desenvolvida desde que o líder tenha como premissas básicas o "foco nos objetivos" e a "vontade de ajudar o outro", resgatando o potencial de cada indivíduo e o estimulando favoravelmente.

É interessante destacar que o líder pode estar em qualquer grau da hierarquia de uma empresa. É ele quem está à frente de seus pares. Mas é importante não confundir líder com chefe. Nas relações de trabalho atuais, todo chefe precisa ser um líder, mas nem todo o líder é chefe. Um chefe normalmente ele iria somente ver os resultados, não veria todos os valores que têm as pessoas. No entanto para ser um bom líder é muito importante estar sempre impulsionando o comportamento humano, contribuindo para o bom desempenho no trabalho individual e coletivo, desta forma todos os colaboradores se sentiram motivados.

Uma organização só obterá bons resultados e alcançara seus objetivos a partir do momento que for bem liderada.

Referências

[Os Princípios de Liderança de O Monge e o Executivo]

HUNTER, James C.Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

[Introdução a Administração]

CHIAVENATO, Idalberto.Rio de Janeiro: Campus, 2000.

[Administração: princípios e tendências]

LACOMBE, F.J.M.; Heilborn, G.L.J. São Paulo: Saraiva, 2003.

RUGGIERO, Alberto Pirró. Liderança Motivacional: extraindo o melhor de cada profissional. Disponível em: <http://www.rh. com.br >. Acesso em: 02 mar. 2009.


Autor: Kelcion Correa da Silva


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