Jean Piagt e o Contrutivismo



Jean Peaget, psicólogo suíço, nasceu em de agosto de 1896 e morreu em 1980. Através da observação do crescimento e do desenvolvimento cognitivo de seus filhos, Piaget desenvolve sua teoria, que tem como ponto fundamental a espontaneidade da criança no ambiente em que esta incidida seja em uma sala de aula ou em outro local da escola. Deve lhe ser oferecido um ambiente rico em materiais e atividades, no qual ela possa optar por aquelas que ira desenvolver, assumindo as responsabilidades. A criança é ativa na construção de seu conhecimentoatravés de sua interação com o meio e na relação que estabelece com os objetos e pessoas à sua volta.

Adquiriu nome pelos seus estudos de processos de pensamentos nas crianças. E seus acessores publicaram mais de 30 vol. a esse respeito.

Para Piaget o conhecimento se da de dentro para fora e vai o contrario. A criança tem liberdade de escolher aquilo que é de seu interesse e significativo para ela. Piaget diz que o ser humano torna por fase de desenvolvimento que exigem total diferenciação das formas como nos relacionamos com ele. O que numa fase é sintoma de normalidade, no seguinte pode ser indicio de deformação no desenvolvimento.

Acusavam-se os métodos e os mestres pelo fracasso das crianças na alfabetização. Ma hoje sabe se que para cada nível de conhecimento a uma forma adequada de alfabetização não se pode hoje planejar um processo educativo sem levar em conta estritamente os estágios evolutivos da criança.

A escola deve ter garra, ser dinâmica, não pode gerar desinteresse, nem criar obstáculos pela aquisição de conhecimento, não tem função de ser maquina retransmissora deles, pelo contrario de vê ser formadora de pessoas.

É preciso se conscientizar de que a palavra pressão não pode ser via normal para a aprendizagem que educar não é adestrar que ela sebaseada na autonomia é independência e muito mais adequado do que quando baseado em sistema disciplinar carcerário.

Todo ser humano começa seu processo de aprendizagem muito cedo, ou seja, é construído desde o nascimento e vai se desenvolvendo na relação estabelecida com o meio.

A criança, portanto, deve explorar o mundo que cerca e tira delas as informações que lhe são necessárias. Nesse processo, o professor deve agir como interventor e proporcionar a crianças inúmeras atividades, materiais e oportunidade de situações para que suas experiências sejam enriquecidas, e fazendo uma construção de conhecimento.

O processo de aprendizagem ocorre em fase de um problema, onde ficamos em desequilibro, por encontrarmos diante de uma situação que deve ser solucionada e buscamos o equilíbrio por meio de nossos conhecimentos anteriores sobre o problema.

A pré-escola assume papel importante me formação do raciocínio das crianças que freqüentam, cabendo a ela promover este desenvolvimento.

De acordo com o Piaget a noção de números envolve três conceitos básicos:

§O de conservação: invariância do numero.

§O de seriação: relação de ordem entre os elementos.

§O de classificação: inclusão de um elemento num outro mais amplo que o contenha, esses três conceitos constitui, mas estruturas cognitivas básicas necessárias à construção da nação de úmero pelas crianças.

O professor tem um papel fundamental na eficácia e na garantia de ocorrência do processo de aprendizagem na medida em que criança constrói seu conhecimento lógico matemático por meio de suas ações sobre o meio e um processo que envolve seu amadurecimento biológico, as experiências vividos e informações que recebe do meio.

Para Piaget o fracasso dos alunos em desenvolver compreensão da matemática não implica em qualquer falta de inteligência ou habilidade para aprender os conceitos, mas resulta do tipo de ensino ao qual, as crianças são expostas nas escalas, ensino da matemática, mesmo nas primeiras séries, normalmente assume a forma de representações orais e escritas (simbólicas) dos conceitos e procedimentos para computação de respostas a problemas.

Eles não se baseiam em métodos ativos que permitem que a criança construa conceitos matemáticos do único modo que pode adquiri-los.

Para valorizarmos e animarmos a ação educativa temos que criar ambientes estimulantes para aprendizagem e incentivar o desenvolvimento da criatividade, da inovação e da sua divulgação.

O professor deve respeitar cada etapa de desenvolvimento da criança, estimulando a aprendizagem, isso não significa deixar a criança fazer o que quer mais intervir na suas ações, tendo como objetivo o desenvolvimento intelectual que vai evoluindo a cada dia, buscar novas estratégias para a construção do conhecimento, criando situação para que a criança exercite a capacidade de pensar e buscar soluções para os problemas apresentados.

Para trabalharmos em cima pedagogia construtivista, os professores tem que mostrar reflexibilidades, estar sempre em formaçõese mostrar aos nossos alunos que eles precisam ir á procura do saber, buscar ajuda nos livros, nas conversas, no pensamento no professor, afinal eles devem ter consciência que suas mentes.

§Texto Consultado:

Jean Piaget e o construtivismo


Autor: Catia Oliver


Artigos Relacionados


O Universo Da Matemática Na Educação Infantil

Políticas Educacionais Eficientes Favorecem O Bom Desempenho Dos Alunos

Os Jogos Na Clínica Psicopedagógica

A Matemática Nos Anos Iniciais

A Importância Do Lúdico No Desenvolvimento Da Criança

A Avaliação Na Educação Infantil

As Dificuldades De Leitura E Escrita Nas Séries Iniciais