Uma breve explanação sobre estratégia para micro e pequenas empresas



Diversas empresas se questionam: aonde encontro clientes que consumam meus produtos? por que os clientes vão à concorrente e não em minha empresa? devo diminuir ou aumentar os preços de meus produtos? devo rever minha equipe de vendas ou investir em comunicação?  Os problemas de captação de clientes, de investimento, de definições de objetivos, de decisão, de ações a serem tomadas, podem ser respondidos com a implementação de um planejamento estratégico. Os micro empresários encontram maiores dificuldades que grandes corporações, pois não possuem a mesma estrutura, controle de processos, objetivos, força da marca, mas principalmente por não utilizarem nenhuma estratégia de atuação.

Mas, porque então não implementar processos, ações, objetivos e controle, tendo por base uma estratégia, para que assim alce vôos maiores como aumento nas vendas e maior captação de clientes? Um grande obstáculo enfrentado por alguns micro empresários é a visão sobre estratégia; boa parte desses empresários acham que planejamento estratégico não traz grandes benefícios a empresas de pequeno porte ou, muitas vezes, até sabem de sua importância, mas não a projetam, por não saberem por onde começar. O planejamento estratégico de uma empresa varia com o mercado que se atua, com o tipo de negócio e com os clientes que deseja ou necessita atingir. É importante saber claramente estas vertentes para, a partir daí, se iniciar o estudo e a implementação de um projeto.

As diversas variáveis que compõem a estruturação de uma estratégia deve ser entendida por todos integrantes da empresa sendo importante disponibilizar um manual de procedimentos operacionais, de fácil acesso, para que se atue com procedimentos padronizados e, consequentemente, alcance o controle das definições do planejamento. A padronização dos processos, além de necessária, auxilia na rotina de atuação dos empregados evitando desvio dos objetivos estabelecidos e projetados pela empresa.

Há muitas maneiras de se realizar e preparar uma estratégia, por exemplo, a análise swot, que tem como base a verificação das oportunidades/ameaças do ambiente externo, e a análise dos pontos fortes/fracos do ambiente interno. A partir dessas verificações obtém-se uma visão de mercado que possibilita projetar a melhor estratégia a ser implementada pela instituição. Há também a vertente da estratégia por posicionamento, que tem como base a forma que a empresa se posicionará e se apresentará perante seus clientes. Esse posicionamento pode ter como foco determinados aspectos que estão diretamente ligados a empresa como o produto, o serviço ou a qualidade de atendimento. A intenção é de se posicionar de forma que os clientes, quando necessitarem de um produto, serviço, ou estejam procurando qualidade de atendimento, entre outras possibilidades de posicionamento, tenham como referência aquele apresentado ao mercado pela empresa. Existem várias outras linhas de conhecimento para a implementação de estratégia. A escolha do modelo a ser utilizado é indiferente, pois todos têm um objetivo em comum que é o de nortear a empresa em sua atuação. O importante é que o empresário tenha a clareza da necessidade de se preparar e implementar uma estratégia que seja adequada e indicada ao seu segmento de negócio, para que desta forma seja alcançado os objetivos projetados pela empresa e em conseqüência o sucesso.  Para garantir o sucesso de uma estratégia é necessário compromisso e afinco de todos, desde os idealizadores do projeto, até os funcionários que realizam as atividades operacionais.

A implementação da estratégia não significa que a empresa alcançará os objetivos com total facilidade; sua utilização visa superar possíveis dificuldades, propiciando meios de solucionar os problemas com maior segurança, reduzindo assim contratempos e frustrações no caminho.

Este artigo se presta a esclarecer a importância da estratégia em qualquer modelo de negócio. O modelo a ser utilizado vai depender do negócio, do interesse, e do tamanho do sucesso que se deseja alcançar. Quando se pensar em iniciar, abrir ou organizar um tipo de negócio, o ideal é que se faça um estudo das diversas estratégias existentes, para optar por aquela mais adequada, conveniente e eficaz, em conformidade com o tipo do negócio e com a visão de empresário, e que, uma vez implementada, que prime pela seriedade e confiança, buscando sempre o foco que foi delineado no projeto.

Autor: Vinicius Rezende


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