Rumo a uma Nova Didática



Em seu livro Rumo a Uma Nova Didática Vera Maria Candau aprofundar na questão sobre a natureza e o objeto de estudo da Didática Geral e da Prática de Ensino e a relação entre estas disciplinas, contribuindo assim, para a discurssão entre os educadores em geral.

Ressalta que a Didática Geral tem por objeto a prática pedagógica que procura provocar uma reflexão sobre seus pressupostos, os estruturantes do método didático, o papel de cada um e a articulação entre eles, a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem, as diferentes abordagens da prática pedagógica e suas incidências concretas na dinâmica pedagógica. Relata que é de suma importância que os professores tenham uma postura consciente diante dessas questões.

A autora discute que a formação de educadores, está passando por um momento de revisão substantiva e de crise, em nosso país. Muitos são os motivos que provocam essa situação. Entre eles podemos citar: o questionamento do próprio papel exercido pela educação na sociedade, a falta de clareza sobre a função do educador e a problemática relativa á redefinição do curso de pedagogia e das licenciaturas em geral.

Relata que uns dos problemas da análise da formação dos profissionais de educação é a questão da relação entre a teoria-prática. Estas não são objetos de preocupações só dos educadores. Contudo a relação teoria-prática, nos problemas e contradições da sociedade capitalista, privilegia a separação entre teoria e prática.

Existem três dimensões principais numa unidade escolar. A primeira dimensão diz respeito ao clima que age como mediador entre práxis social e o que acontece no interior da escola. A segunda refere á situação pedagógica da sala de aula que se constitui no processo internacional que envolve mais diretamente professores e alunos. A terceira alcança a história de cada sujeito manifesta no cotidiano escolar, pelas suas formas concretas de representação social, através das quais ele age, se coloca, posiciona, aliena, perde ou supera ao longo do processo educacional

Conclui que, para a análise das práticas de formação do educador abordar algumas questões como: trabalhar a relação teoria-prática na dinâmica do curso se existe separação entre estes dois pólos, como traduz, e como é encarada a teoria. Também que a formação de educadores adquire assim uma perspectiva multidimensional: trabalhar nesta perspectiva e traduzi-la em termos de currículos e dinâmica de formação eis, para nós o grande desafio do momento.

Portanto Se "aprender é aprender a pensar", podemos concluir que "ensinar é ensinar a pensar", e este é o papel do "Professor Reflexivo". Pelas palavras de Dewey de que "ninguém é capaz de pensar em alguma coisa sem experiência e informação sobre ela", se queremos "pensar" sobre alguma coisa, temos de ter a experiência e a informação sobre ela.


Autor: Almenir Paz


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