A Psicopedagogia e a Sua Relevância no Contexto Educacional da Atualidade



A Psicopedagogia é a área do conhecimento que se apropria da construção da aprendizagem humana e de toda a sua complexidade.

O processo de aprendizagem humana é contínuo e está ligada a fatores cognitivos, afetivos, motores e sociais. Sendo assim a Psicopedagogia não se detém em investigar somente o processo da construção do conhecimento, mas também todos os indivíduos envolvidos nesse processo, como instituição de ensino, educando, família e comunidade.

Nas últimas décadas houve um grande aumento de alunos com dificuldades de aprendizagem no contexto escolar e uma expansão de estudos e cursos na área educacional. Tal afirmação é explicada pela realidade atual das instituições de ensino e das famílias no Brasil.

Segundo Oliveira (2006), o processo de globalização afetou as escolas públicas brasileiras, pois percebe-se que os professores não acompanharam a evolução dos educandos, impossibilitando alcançar as expectativas esperadas pelos educandos.

A realidade atual requer profissionais capacitados e atualizados, que tenham uma ampla visão do mundo que o rodeia e uma diversidade cultural, pois as crianças e adolescentes estão munidos de muitas informações que se renovam diariamente por meio de registros informativos, programas televisivos e Internet. Além da efetiva participação da família e dos demais indivíduos que estejam envolvidos no cotidiano do educando.

No contexto escolar é primordial compreender a necessidade do trabalho psicopedagógico, que torna possível uma consistente abordagem e uma posterior intervenção, tendo um olhar singular para o educando, explorando efacilitando o processo de ensino aprendizagem e a relação educando, educador e família.

O olhar clínico do psicopedagogo realiza uma sondagem do educando como um todo e possui caráter preventivo, sua atuação inclui: orientação para pais e educadores; entrosamento entre os membros da equipe da instituição educacional; apoio ao educando em diferentes situações e âmbitos.

O primeiro vínculo social que a criança estabelece é junto com a sua família, que a apresenta e a introduz no meio social, por isso ela é essencial e possui grande parcela de responsabilidade na educação da criança que será inserida em um contexto cultural.

A família do educando é um importante fator de estudo e de apoio para o psicopedagogo. Hoje as famílias estão cada vez menos presentes no cotidiano e na conduta escolar da criança, parecem estar perdidas, procrastinando sua responsabilidade educacional, e acabam transmitindo tal sensação para as crianças.

Assim cada vez mais notamos que as famílias depositam suas responsabilidades para a escola, que deixa de se preocupar com a qualidade do ensino e prioriza os aspectos psicossociais da criança.

Muitas vezes o fracasso escolar possui suas origens no âmbito familiar, que deixa de suprir as carências e as necessidades da criança, deixando de estabelecer um bom vínculo afetivo.

O psicopedagpgo deve priorizar a formação de um bom vínculo com a família do educando e com o mesmo, intervindo com o objetivo de introduzir os pais intensivamente no processo de aprendizagem de seu filho e, consequentimente, na instituição de ensino, por meio de reflexões, reuniões e diálogos. Enfatizando que a prática do diálogo ente pais e filhos contribui para um bom resultado na intervenção psicopedagógica.

Devemos ter claro que as dificuldades não devem tornar-se fatores de exclusão, mas sim objetos a serem investigados. Seres humanos são complexos e possuem peculiaridades ao aprender. Estudos sobre inteligências múltiplas revelam que alguns indivíduos possuem grande facilidade lógica, enquanto outros possuem facilidade lingüística, ou seja, algumas habilidades necessitam ser mais bem trabalhada do que outras, promovendo a inclusão do aluno no meio escolar.

Sendo um articulador o psicopedagogo deve instigar a escola, levando-a a uma reflexão, repensando sua realidade e auxiliando a inserção da família e da comunidade no processo psicopedagógico do aluno, estimulando a descoberta de novas estratégias para incluir o aluno com dificuldades no contexto escolar.

Conclui-se que o grande desafio da Educação é otimizar e viabilizar os caminhos a serem percorridos até o conhecimento, o psicopedagogo possui um olhar diferenciado e amplo que investiga, prevê e pode intervir nas dificuldades percebidas ao longo desse caminho.

Referências bibliográficas:

BARBOSA, Laura Monte Serrat. O papel da Psicopedagogia na inclusão de pessoas com dificuldades de aprendizagem. http://www.abpp.com.br/artigos/03.htm. Acessado em Abril, 2009.

OLIVEIRA, Silvia Suely Sillos. A importância do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem. http://www.abpp.com.br/artigos/62.htm. Acessado em Abril, 2009.


Autor: MARIANA SIQUEIRA


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