CARTA À ÁGUIDA: sobre a imperfeição do amor humano



CARTA À ÁGUIDA: sobre a imperfeição do amor humano

Joacir Soares d’Abadia

 

Quando se fala de uma “imperfeição do amor humano”, não diz que o amor humano não existe. Aliás, ele é afirmado mesmo sendo imperfeito. Veremos aqui a “imperfeição do amor humano” segundo as aulas do Teólogo André Moffatt (Padre), o qual é, a mais de vinte e cinco anos, professor no Seminário Arquidiocesano de Brasília. Uma primeira verdade que nos chega é que nenhum amor humano serve como referencial para a graça entendida como relação de amor, porque o amor humano é imperfeito. Daqui, Águida, eu inicio minha reflexão esperando ajudar a amenizar um pouco sua inquietação a respeito da relação amorosa humana.

Antes de tudo, devemos dizer que a graça (vida divina em nós; uma ação eficaz de Cristo em nós) pode ser vista como uma relação de amor entre Deus e o homem. Pois o amor procede de Deus – o amor Ágape (como expressão do amor fundado sobre a fé e por ela plasmado” (Deus Caritas Est, 7)). Temos amor, não que merecemos, mas porque nós o recebemos de Deus: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor é de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus” (1 Jo 4, 7).

Deus é amor, é caridade, porque Ele não está sozinho, não é solitário, pois o amor precisa de dois termos. O amor de Deus não é dualidade é Trindade: “Pai, Filho e Espírito Santo”. A dualidade é imperfeita e pode ser cominho para o egoísmo. Por isso, que o matrimônio deve estar sempre aberto aos terceiros, aos filhos. As relações “duais” tendem ao egoísmo com grande facilidade.

Em Deus são as relações que constituem a pessoa, daí que temos na Trindade um exemplo perfeito de relação amorosa. A relação de amor essencial é a vida trinitária, esta Deus quis comunicar ao homem, tornando-o partícipe da mesma por meio de Cristo, cuja humanidade foi posta numa relação de filiação com Deus graças à união hipostática (as duas naturezas de Jesus Cristo: a humana e a divina). A pessoa é incomunicável, pode-se no máximo comunicar alguma coisa de si por palavras e por atos, pois o nosso ser profundo é incomunicável. Quanto ao homem, não é a relação que o faz pessoa, mas a sua relação com Deus, isto, claro, do ponto de vista teológico.

Para compreendermos a graça como relação de amor faz-se necessário olhar o amor em si, o amor trinitário (a graça incriada). Isso porque, Ágape na Primeira Carta de São João Deus é amor em si mesmo: “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” (1 Jo 4, 8); e em seu “Filho no Espírito” Deus nos comunica o seu amor: “Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados” (1 Jo 4, 10).

A definição de Deus como amor corresponde ao ser mesmo de Deus. O fato de Deus ser amor faz com que Ele não seja solitário, Deus é amor porque Ele é Trindade. Deus é amor porque Nele há relações de pessoas, o Pai implica o Filho, o Filho implica o Pai. Negar o Pai é negar o Filho, porque os dois são correlativos.

Nós conhecemos o amor de Deus por nós porque Ele nos revelou o seu amor por meio do Seu Filho no Espírito. Cristo manifesta o amor de Deus por nós: “Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16). Deus manifesta o seu amor por nós comunicando-nos o seu Filho e o seu Espírito.

Quando Deus nos manifesta o seu amor nos manifesta do modo que Ele é, o amor em si mesmo. Deus nos comunica o seu amor pela unção do Espírito Santo: “Aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele; e nisto reconhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu”. (I Jo 3, 24). Deus se comunica e se comunica do jeito que Ele é: Pai, Filho e Espírito Santo.

Uma vez que Deus nos revelou o seu amor, nós cremos que Ele é amor porque Ele nos revelou isto. Não é evidente que Deus é amor, nós cremos que Ele é amor, e isto Ele nos deu a conhecer no seu Filho. É Cristo que nos revela a face amorosa de Deus. Portanto, a verdade de que Deus é amor nos vem pela fé.

Se eu participo da vida trinitária eu tenho que atuar como Deus atua. A nossa relação de amor com Deus confirma a verdade fundamental “Deus é amor” (1 Jo 4, 8. 16).

Assim, como Deus nos comunicou o seu amor, enviando o seu Filho e o Espírito Santo, devemos amar os nossos irmãos: “Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros” (1 Jo 4, 11). Ou seja, "amamos, porque Deus nos amou primeiro” (1 Jo 4, 19), desse modo, mesmo que amamos de forma imperfeita precisamos amar. Pois bem! Nós só podemos amar as pessoas porque o amor de Deus é Trindade (é ralação de amor entre as Pessoas Divinas: Pai, Filho e Espírito Santo). Nessa relação de amor somos chamados a ser filho no Filho, participando com Ele da dinâmica Trinitária.


Autor: Joacir Soares d'Abadia


Artigos Relacionados


Amor E PaixÃo

EsperanÇa (poesias)

MÃe (poesia)

GratidÃo

Meus Pais

Flores

Tristeza