Breve comentário sobre a Educação Inclusiva nos dias atuais



Apresentação

Estive observando e lendo vários textos sobre o assunto em questão, e o que mais me prendeu a atenção foi o portal do Mec, ali se entende que Educação Inclusiva é o mesmo que Direito à Diversidade; e estão desenvolvendo um programa que promove a formação continuada de gestores e educadores das redes estaduais e municipais de ensino para que sejam capazes de oferecer educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Objetivam que assim as redes atendam com qualidade e incluam nas classes comuns do ensino regular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Atualmente, o programa está em funcionamento em 162 municípios-polo. Em parceria com o Ministério da Educação, esses municípios oferecem cursos, com duração de 40 horas, em que são formados os chamados multiplicadores. Após a formação recebida, eles se tornam aptos a formar outros gestores e educadores. De 2003 a 2007, a formação atendeu 94.695 profissionais da educação com a participação de 5.564 municípios. Concordo com esta iniciativa, é assim que se consegue transformações benéficas para a sociedade.

 

Desenvolvimento

1.1 Assim como uma ação gera uma reação, a inserção de uma boa educação inclusiva na sociedade nos trás à tona o conceito de Desenvolvimento Inclusivo que por sua vez procura fortalecer os direitos e capacidades do ser humano em todas as suas dimensões: econômica, social, política e cultural. Baseia-se em ferramentas tais como desenho universal, igualdade de oportunidades e justiça, e transforma a diferença, a diversidade e a especificidade numa vantagem, numa oportunidade, num direito. A Educação Inclusiva pressupõe que todas as crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ser incluídas em todas as transformações e ajustes feitos para a maioria dos alunos.

            1.2 As escolas inclusivas devem reconhecer e responder a todos as necessidades diferentes, considerando os seus diferentes estilos e ritmos de aprendizagem.  Apesar de, em geral, a Educação Inclusiva ser mencionada em referência à inclusão de meninos e meninas com algum tipo de deficiência dentro dos sistemas de ensino regular, cada vez mais os educadores de todo o mundo reconhecem que uma abordagem inclusiva capaz de satisfazer as necessidades dos alunos é a que promove uma educação de elevada qualidade para todos.

Quando se fala em Educação Inclusiva, vale lembrar que não se refere a incluir apenas as crianças portadoras de necessidades especiais, existem também as que possuem as dificuldades relacionadas à pobreza. Muitas das crianças pobres vão à escola em circunstâncias sociais e familiares muito complexas, que não lhes permitem condições de aprendizagem adequadas. Esta disparidade expressa por si só uma grande diversidade de necessidades, de classes distintas. A única forma de ter em consideração as necessidades de todas as crianças de uma forma efetiva é fazer uso de uma estratégia de educação inclusiva.

Conclusão

A educação Inclusiva propõe a total inclusão escolar, sem distinção de cor, raça, idade, credo, cultura, e está no sentido de suscitar mais pesquisas e mais pesquisas, alternativas metodológicas, debates e estratégias que viabilizem o processo de ensino-aprendizagem de alunos inclusos. Sendo necessário que se interessem pelo tema em questão os Pedagogos, licenciados na área educacional ou áreas afins, profissionais da área de assistência social, psicólogos e demais áreas que envolvam o processo de inclusão.

 


Autor: ELIABE NAPOLEÃO NEVES


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