Como Acontece A Nossa Caminhada Com Deus?



Quais são os passos para uma pessoa ter um encontro verdadeiro com Deus?

Por estes dias comecei a pensar como aconteceu a minha caminhada para este maravilhoso encontro definitivo com o Pai e resumo nos seguintes pontos:

 

CONHECER -> CONFIAR -> OBEDECER -> SER FIEL

 

CONHECER

Marco 1: Sede de conhecer à Deus (tem tudo, mas se sente vazio, ingrato)

Busca por respostas manifesta numa insatisfação interior, uma inquietação, um vazio, apesar de, aparentemente, as coisas até estarem correndo bem. Uma sensação de ingratidão por sentir-se insatisfeito mesmo crescendo e conquistando. Sensação que falta algo e não sabe ao certo o que é.

 

Marco 2: Sede de entender o que diz a Bíblia (porquê será que é o livro mais vendido?)

A busca por respostas continua e os questionamentos também traduzem uma sede insaciável de conhecimento e remetem a perguntas básicas “Porque Deus é importante?”; “Porque Jesus é importante?”; “A Bíblia é verdade?”; “Qual é o caminho para chegar a Deus?; “Se outras pessoas entendem a Bíblia eu também posso” e assim por diante.

 

Marco 3: Recebe o chamado de Deus para conversão (convite, programa de TV, problema)

A oportunidade surge e nos move para o encontro real com Deus, seja através de uma conversa com alguém que fala do Seu amor por nós, um convite, um programa na TV que nos chama a atenção para a Palavra ou por um problema que parece insolúvel e para o qual já batemos em tantas portas e nada aconteceu.

 

Marco 4: Conhece a Palavra de Deus (lê a Bíblia, ouve, pensa sobre o que ouviu)

É o momento onde queremos conhecer, saber mais, ouvir, pensar, concluir, meditar sobre a verdade contida naquilo que ouvimos. São também as primeiras experiências com a Palavra e com aquilo que nEla está contido. São plantadas as bases da confiança através das experiências que temos com Deus.

 

CONFIAR

Marco 5: Converte-se, batiza-se nas águas e no Espírito Santo (encontro com Deus)

Solidifica-se mais ainda o entendimento da Palavra, do Poder de Deus, de Jesus. Há uma necessidade de confirmar a conversão e receber o batismo por imersão nas águas e a experiência de falar em línguas estranhas no Espírito Santo. É uma entrega sincera de corpo, alma, coração e com entendimento ao Senhor.

 

Marco 6: Conhecer o Poder de Deus (oração e determinação das bênçãos)

Há uma vida espiritual independente onde a oração, leitura da Palavra e meditação nos preceitos do Senhor já fazem parte do dia-a-dia. Ir aos cultos é uma alegria e uma renovação da unção de Deus na própria vida. Determinam-se as bênçãos conforme a Palavra e o poder de Deus se move para trazer as respostas necessárias. É a fase de intensas experiências com Deus na prática cotidiana. Chegamos até a ficar constrangidos com a manifestação do amor de Deus por nós, porque Ele nos dá muito mais do que pedimos, pensamos ou poderíamos imaginar.

 

Marco 7: Alimenta-se da Palavra (pauta sua vida na Palavra)

Compara a vida que tem levado com aquilo que Deus diz na sua Palavra. Mudanças vêm pelo entendimento, jamais pela ameaça. Renuncia-se em amor àquilo que não faz parte do mundo de Deus (o pecado, o erro, o engano, a dor, a doença). Faz da Palavra o seu norte de vida e sente necessidade de estar sempre renovando o seu conhecimento e compreensão. É uma nova vida, um marco de grande amizade e proximidade com o Senhor.

 

Marco 8: Confia naquilo que a Palavra diz (acredita plena e profundamente)

Sabe o que Deus diz e acredita naquilo do fundo do seu coração. Exemplo: Não aceita mais a doença porque pelas feridas de Jesus nós já fomos sarados (Isaías 54:3 e 5); Não aceita mais ter desentendimentos com os filhos porque os filhos são heranças de Deus para nós; Não aceita mais o desemprego porque a Palavra diz que aquele que anda com Deus come do fruto do seu trabalho é feliz e próspero (Salmo 128:1 e 2) e assim por diante. Em suma: vai conhecendo e assumindo aquilo que Deus diz e já não se deixa mais levar pelas evidências negativas que o mundo tenta apresentar.

 

 

OBEDECER

Marco 9: Obedece às direções dada por Deus (para de teimosia e pratica a Palavra)

Pára de teimar com Deus, ou seja, não fica mais “empurrando” para o Pai a sua vontade, ao contrário, tem sede de saber o que Deus lhe reserva porque, pelas experiências anteriores, já sabe que Ele sempre tem algo muito melhor do que nós poderíamos fazer sozinhos. Já aprendeu que mesmo que se esforce muito, mesmo sendo extremamente dedicado, só a “força do seu braço” sem a direção de Deus é inútil ou, no mínimo, muito pouco produtiva. Neste ponto já entendeu que a mão de Deus nos faz vencedores e nos direciona a aplicar nossas forças e talentos para vencer.

 

Marco 10: Vive e fala das maravilhas de Deus em sua vida.

Torna-se um exemplo que converte as pessoas ao redor, a luz do mundo. Não precisa nem abrir a boca, porque todos vêem o poder de Deus em você, na sua vida, no seu jeito. Não precisa nem pregar, as pessoas vem naturalmente e conversam, perguntam e Deus vai dando sabedoria e entendimento para que o Seu Reino chegue a todos aqueles que estão ao seu redor em casa, no trabalho, na vizinhança, no ônibus, enfim, em qualquer lugar onde você está.

 

SER FIEL

Marco 11: Se alegra em servir a Deus e mantêm-se continuamente com Ele, em tudo.

Se alegra muito em participar na obra de Deus onde foi chamado. Entrega seu dízimo e ofertas com alegria e com pleno entendimento da sua importância. Gosta de ajudar a obra de Deus a crescer porque um dia foi ajudado também e quer que outras pessoas também sejam alcançadas pelo amor de Deus e descubram a verdadeira felicidade e salvação que somente Jesus pode nos dar.

                       

 

Em Nome de Jesus.

 

Mônica Gouvêa Sgarbi Gazzarrini

E-mail: [email protected]

 

Visite artigos sobre a caminhada com Deus em: http://bencaossemlimites.blogspot.com/

"Jesus Cristo é o Senhor"


Autor: Monica Gazzarrini


Artigos Relacionados


Augusta Machina

NÓs, As Luzes

PaixÃo Sobre A GeraÇÃo Beat (amo, Mas Nunca...)

Moniquinha!

Soneto De Ouro

Novos Tempos

A Sina De Ser Mulher