A ECONOMIA AMBIENTAL ASSOCIADA AO AQUECIMENTO GLOBAL



A ECONOMIA AMBIENTAL ASSOCIADA AO AQUECIMENTO GLOBAL

LAZZARETTI, Tiago

 

O nosso planeta vive hoje um momento decisivo do seu próprio futuro. A questão envolve o aquecimento global, ocasionado pelo aumento de gases poluentes, que elevam os níveis do efeito estufa, fenômeno natural que mantém a temperatura da Terra constante.

Com o aumento populacional, cresce a demanda de recursos naturais como, o petróleo e o carvão mineral, que apresentam grandes concentrações de Carbono. O petróleo é o principal do uso de reservas naturais, ou seja, quando o preço do petróleo aumenta, as companhias européias de energia consomem mais carvão, que é mais barato, no entanto, o carvão libera mais CO na atmosfera. Mas se o preço do petróleo recua se torna mais viável a queima de petróleo, emitindo assim, menor quantidade de Carbono.

Esse sobe e desce nos preços do petróleo, aquecem a economia do mercado capitalista com a venda de créditos de carbono, que se entende pela compra do direito de emitir quantidades de carbono a níveis mais elevados que o regulamentar. O comercio de créditos de carbono esta previsto para fechar o ano de 2009 em transações que podem atingir 100 bilhões de dólares.

O cenário do aquecimento global é preocupante. Em alerta feito pelo Fórum Ipea de Mudanças Climáticas, os países que compreendem o globo terrestre, precisam reduzir as emissões de carbono em 80% até 2015, caso isso não aconteça, a estimativa é que o planeta tenha aumento das temperaturas médias globais, que podem chegar a 4°C, transformando parte da Amazônia em Savanas e o Nordeste brasileiro pode virar deserto. O Brasil ocupa hoje o 4º lugar em emissões de gases poluentes*, sendo que 80% resultam do desmatamento (55%) e da agricultura (25%).

O principal entrave para a definição da situação do aquecimento global será discutida na reunião das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas em dezembro, em Copenhague (Dinamarca), sendo o impasse a principal dificuldade encontrada. Além disso, a situação financeira e tecnológica dos países em desenvolvimento em relação ao clima, esta condicionada pelo apoio e suporte dos países ricos, e em contrapartida, os mesmos esperam dos países emergentes, comprometimento com os níveis de redução.

Apesar disso, cientistas não estão otimistas em relação aos avanços da situação climática, uma vez que essa redução tem que ser drástica, mas esperam que o Reunião em Copenhague, seja um início de uma nova fase do futuro do Planeta.

* Mapa da emissão de carbono por país do Globo.

Disponivel em: http://www.estadao.com.br/especiais/mapa-da-emissao-de-carbono,19078.htm


Autor: TIAGO LAZZARETTI


Artigos Relacionados


Deixem O Caê Falar!

Suplica A Mãe Pátria

Avis Rara

About Me

Os Vômitos

Abrazileirando O InglÊs

Garça Branca