A Psicopedagogia e a Educação



A psicopedagogia e a educação

 

Resumo:

A psicopedagogia cuida da parte de orientação pedagogia e psicológica em uma instituição ou pessoa. Podendo assim, orientar para a elaboração de um diagnóstico ou mesmo encaminhamento ao profissional responsável.

O livro de Jorge Visca (Psicopedagogia contribuições) considera a aprendizagem como uma construção intra psíquica com contribuições genéticas e evolutivas resultante das precondições energéticas-estruturais do sujeito e as circunstâncias do meio e as mudanças ocorridas.

Problemas aparentemente considerados como irreparáveis com cautela através da psicopedagocia podem ser amenizados ou mesmo solucionados. Certas síndromes e apatias podem usar técnicas da psicopedagogia para auxiliar no processo de aprendizado destes.

Palavra Chave: Artigo científico, Psicopedagogia, educação com barreiras.

 

Introdução:

O grupo primário como é chamado pelos psicólogos é formado pelos pais e de uma forma ou de outra, consciente ou, tendem a negar os defeitos dos filhos, mas isso não pode ser considerado como regra, entretanto, observando o grupo é possível ter noção de apatias apresentadas pelo aluno e o melhor método didático a ser aplicado. O processo afetivo pode conduzir a vários caminhos durante o processo de aprendizagem.

A conquista do aluno pelo Professor uma forma de aplicação da teoria de Freud a catarse e ao mesmo tempo os cuidados com as similaridades, comparações e taxações dentro do processo pedagógico, sendo que o sujeito se encontra no primeiro estágio no substantivo Biológico e Proto-aprendizagem que acrescenta o Deutero-aprendizagem e assistemática e sistemática.

Durante esse processo sempre há de se deparar com dificuldades: Epistemofílico, epstêmico, e o funcional. O primeiro impede o amor pelo conhecimento. As pesquisas desenvolvidas por Piaget trata especialmente deste processo, ou seja, o afetivo e o conhecimento, com a existência da lógica.

Para elaborar a matriz da estrutura é importante está atento aos mínimos detalhes para poder solucionar o problema.  O diagnóstico propriamente dito deve ser feito por profissionais da área e com o aluno, os demais de forma que não constranja e não possa dar margem para conversas paralelas (se quiser saber de um pergunta de todos) e depois dos responsáveis observando o ambiente.

Descrever os fatos e situações e seguir a sintomatologia com a descrição e explicação da história ou sistemática com uma descrição histórica explicativa e o desviações do ponto de deficiência para o de referência e as assincronias. Depois, sem e com agente corretor e as indicações gerais e específicas.

Com a elaboração do teste a EOCA linha de investigação para detectar um provável problema, testes, anaminese e elaboração do informe. Assim como em uma pesquisa metodológica é mas de busca de resposta por resultados; com a existência de delimitaçlão, instrumentos de campo, conduta, energético estrutural, intervenções de transito ao energético e ao estrutural, modificação ou não da conduta, sem esquecer da temática dinâmica  e produto.

Segundo Piaget ... a inteligência não é nata nem adquirida, mas sim o resultado de uma construção devida à interação das pré-condições do sujeito e às circunstâncias do meio social. (Jorge Visca, 1991, p. 47) O indivíduo assimila do ventre até os 8 anos de idade com a inteligência pré operatória e dos 11 aos 12  e culmina nos 15 anos aproximadamente nestas fases que o pensamento que se torna independente do concreto.

Conclusão:

No livro Psicopedagogia contribuições o autor usa outras situações, mas a preferência desta foi por Piaget pela linha de pesquisa pelo afetivo, desenvolvimento e reação perante o novo ou como redefinir ou definir de outros ângulos. A dificuldade no aprendizado pode ser muita das vezes emocional e esse setor leva a muitos caminhos e se um se fecha como um bloqueio o aprendizado estará todo comprometido.

Os testes e EOCA e Anaminese é fundamental para detecção de um problema, mas o conhecimento não só do problema, mas também de como poder melhorar o material didático e as aulas limitando as debilidades. Assim com sabendo das necessidades dos alunos fiuca mais fácil dizer se atenderá ou não as necessiodades.

 


Autor: Sana Suzara Veras Boa Sorte


Artigos Relacionados


Anjo DecaÍdo

Haverá Um Dia

Angustia

Amigo É...

Questionamentos Sobre Você

Aprendiz De Escriba

Como Ganhar Almas