Escola, variações lingüísticas e sociolinguística



Sabemos que muitos fatores sociolinguísticos contribuem para a formação da variação linguística no Brasil, essas variações são as marcas características da sociedade brasileira e as características sociolinguísticas da comunidade de fala brasileira estão associadas a um processo sócio-histórico.

São evidentes as diferenças lingüísticas existentes entre a população rural e a urbana em que uma apresenta uma influência maior do meio veiculador da forma padrão da língua, e outra, está à margem desse sistema e fazendo uso de uma linguagem muitas vezes distanciada daquela usada nos grandes centros urbanos.

Além desses fatores, compreendemos que o contato com diversos falares, os fluxos migratórios, a ausência de um sistema educacional que garanta acesso, permanência e qualidade para todos, e a circulação de textos escritos contribuíram para que o Brasil apresentasse uma diversidade de variedades linguísticas.

A existência das variações linguísticas inevitavelmente refletirá no ensino, pois as escolas ainda insistem em trabalhar com os alunos apenas a forma padrão da língua e, dessa forma estigmatizam as demais variedades lingüísticas, privando os alunos, de terem um conhecimento amplo das diversas formas de falar a língua portuguesa, que acabam desestimulados diante da variedade culta.

Diante do fato de que o Brasil é marcado por diversas formas de expressão linguística, como toda nação, e o português brasileiro não é homogêneo, não falamos de um único modo, a escola brasileira deve reconhecer que somos uma comunidade de fala constituída por diferentes variações e diversas culturas.

Nesse sentido, faz-se necessário que a escola estimule o aluno ao contato com diversas situações de interação, para que ele desenvolva a capacidade comunicativa e tenha um bom desempenho em qualquer contexto em que esteja inserido.

Referências Bibliográficas

BELINE, R. A variação lingüística. In: Introduçãoà Lingüística. São Paulo: Contexto, 2002.

CHAGAS, P. A mudança lingüística. In: Introdução à Lingüística. São Paulo: Contexto, 2002.

SILVA, Rita de Cássia. A variação lingüística nos livros didáticos.


Autor: Elza Carolina Beckman Pieper


Artigos Relacionados


Linguagem E Prática Pedagógica: Heterogeneidade X Poder

Eu Jamais Entenderei

Análise Do Texto ''o Gigolô Das Palavras''

A Variação Lingüística

Diacronização!

A Diversidade Lingüística Na Sala De Aula (por Tathiany Pereira De Andrade)

Dor!