SÃO TEOBALDO, SINÔNIMO DE TRABALHO E CARIDADE





 

Diferentemente de Santo Antônio, muito conhecido entre todos, o 'santo casamenteiro', inclusive padroeiro de Gurupi com comemoração no dia 13 de junho, existem alguns santos muito pouco conhecidos no Brasil, entre eles destaca-se São Teobaldo, padroeiro dos carvoeiros e dos Carbonários com data comemorativa em 30 de junho.

 

            Nascido em Provins, Brie, França, São Teobaldo era filho do Conde Arnaldo de Champagne e foi educado para ser um soldado, mas na idade de 18 anos, depois de estudar as vidas dos santos sentiu um grande desejo de seguir a vida religiosa e viver uma vida ascética.

 

            Ele deixou a vida de militar para servir os pobres, e com a permissão de seu pai entrou para a Abadia de São Remy em Rheims. Ele e outro nobre de nome Walter se tornaram eremitas em Suxy, Ardenha. Em 1035 eles mudaram para a Floresta de Pettingen em Luxemburgo onde trabalharam como pedreiros e tocadores de foles para as forjas dos ferreiros da localidade, além de trabalharem no campo e a noite passavam em orações. Na busca de solidão e contemplação eles peregrinaram para Compostela e Roma e reassumiram suas vidas de eremitas em Salanigo, perto de Vicenza, Itália.

 

            A santidade de Teobaldo atraiu muitos discípulos e ele foi ordenado tornando-se um monge Camaldoles. Curava varias doenças apenas com sua benção e oração. Sua fama se espalhou e vários nobres e príncipes vinha a sua procura para conselhos e curas. Sua fama alcançou também os seus parentes que vinham visitá-lo. Sua mãe mais tarde também se tornou uma eremita em um local próximo.

 

            São Teobaldo faleceu em Salanigo, Itália em 30 de junho de 1066 doente em função de muito trabalho e a vida regrada em que submeteu sua vida, sendo canonizado pelo Papa Alexandre II em 1073.

* Texto do autor publicado em mídia impressa em maio de 2008.


Autor: HERÁCLITO NEY SUITER


Artigos Relacionados


Ontem O Amor Chorou...

Literatura Contemporânea - O Caminho Abstrato

Gata Mineira

Igualdade Exata

O Xiita E Sua Prece

Theo De Carvalho - Segundo AniversÁrio

Paixão ....