Rumos



Rumos

 

 

                   - Graças a Deus Hermelinda! Consegui arrumar tudo - Honório adentra ao humilde lar ansioso para contar as novidades após alguns dias de viagem. - Se Deus quiser, necessidades não passaremos mais, consegui um bom emprego...

                   Honório já não sabia como sustentaria a família se tivesse que continuar em Santa Zélia, interior do Paraná. Acostumado desde criança a tirar da terra o pão, o arrendatário de terras Honório Antunes de Jesus, encontra-se diante de uma situação que determina a verdadeira personalidade de um homem.

                   - Alberto - escreveu Honório - a situação aqui ficou séria, a lavoura toda se perdeu por causa da geada, terei que devolver a terra ao proprietário e desocupar a casa, restou-me ainda a dívida com o banco...

                   Alberto, em resposta, mandou um jornal com anúncios de empregos na região de Campinas, dizendo-lhe que talvez fosse hora de tomar outro rumo para garantir um futuro melhor para sua família.

                   Honório, ao receber o jornal, conversou com Hermelinda, falou-lhe das possibilidades e juntos chegaram a uma conclusão: - Agora é tudo ou nada! - com o pouquinho que restou do empréstimo do banco seria possível partir.

                   Na década de 1.970, ainda fazia bastante frio nos invernos campineiros. Recebido pelo irmão num destes domingos de incerteza pelos caminhos improváveis do futuro, Honório não quis perder tempo, comprou o jornal no qual gastou algumas boas horas procurando qual empresa aceitaria este trabalhador fraco na matemática, mas muito decidido na lida de toda ordem.

                   Espera, paciência, taquicardias, papéis, entrevistas; a vida em algumas linhas, carteira de trabalho novinha e vazia, mas a vida repleta de trabalho, na palma da mão o melhor registro: este foi apenas o primeiro dia de uma nova rotina que marcaria a vida de uma família prestes a trocar a vida pacata do campo pelo turbilhão urbano das décadas seguintes.

                   Bom de trabalho, emprego bom. - Pode buscar sua família, pois o trabalho começa na próxima segunda feira.

                   Graças a Deus Hermelinda! Consegui arrumar tudo.

 

 

 

 

Manoel Brandão Nobilli


Autor: " Valdir Emanoel Colo "


Artigos Relacionados


Lacuna

Fuga Inútil

Rumos

ReflexÃo Dos Macacos

O Xiita E Sua Prece

Novos Tempos

Divagando