Internet Na Advocacia



É certo que os métodos utilizados na maioria dos escritórios ainda guardam semelhança com os mesmos adotados pelos antigos advogados nas décadas passadas. No entanto, alguns escritórios já estão incorporando o marketing e as modernas técnicas de gestão administrativas aos seus negócios, adaptando-as ao código de ética do setor, para conseguirem manter o crescimento e a competitividade frente á concorrência.  

A internet apresenta-se neste cenário como importante alternativa de marketing para conquistar clientes. Alem de possibilitar a captação de novos negócios, ela facilita o relacionamento, e um melhor atendimento das necessidades destes clientes. Pode promover a disponibilização de informações úteis, inclusive sobre andamentos dos processos, 24 horas por dia.

Existem diversas formas de captar clientes para o setor jurídico através da internet, todas compatíveis o código de ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vejamos algumas das mais comuns:

  • Artigos em sites - publicação de matérias informativas que tratem de temas de interesse dos clientes, nos diversos sites disponíveis na internet. Estes artigos devem ser dirigidos principalmente ao publico alvo do escritório, numa linguagem compatível com o mesmo.
  • Utilização de blogs – qualquer profissional da advocacia pode criar facilmente, e em poucos minutos, um blog (sites com modelos pré-estabelecidos, fornecidos gratuitamente na internet por diversos provedores como yahoo, uol e google) personalizado. Nos blogs, é possível publicar fotos, artigos, informações sobre o escritório, os sócios e temas atuais, além de noticias diárias publicadas na imprensa, e, claro, o endereço, logomarca e telefone de contato da banca.
  • Site – é a página virtual do escritório na internet. Nele o advogado poderá publicar informações sobre o escritório, incluir o currículo dos profissionais, divulgar notícias, fotos dos advogados e de eventos que participam, publicar artigos e outros serviços úteis a seus clientes. É um canal de comunicação com os mesmos e com o mercado em geral, disponibilizado 24 horas por dia, e também uma ferramenta de marketing e vendas. Nele o profissional poderá promover os serviços que presta, a forma como trabalha e a relação de seus principais serviços executados. Também pode cadastrar clientes e receber perguntas, alem de possibilitar o acompanhamento de processos através de uma senha previamente estabelecida.
  • Newsletter – que é uma espécie de jornal virtual, enviado periodicamente a uma relação de clientes e leitores cadastrados. Esta é uma forma dinâmica de interagir com o mercado, levando informações úteis e atualizada de maneira freqüente.
  • Outras possibilidades – é possível também promover o escritório através de links patrocinados, comunidades profissionais, grupos de discussão e diversas outras formas que a internet possibilita.

Os números da internet são impressionantes, segundo levantamentos realizados pelo IbopNetRating,  o Brasil tinha em 2006, 32 milhões de internautas. É líder mundial de horas mensais de acesso à rede, superando paises como EUA, Japão e França. Pela mesma pesquisa, cerca de 800 milhões de mensagens instantâneas circulam pela rede brasileira diariamente. Provavelmente estes números são muito mais expressivos, atualmente.

Os internautas utilizam de maneira freqüente a internet para diversas atividades, desde a compra de produtos, pesquisa de informações, lazer, relacionamentos profissionais, parcerias, negócios e até relacionamentos pessoais.

Agora vamos supor que alguém está com um problema ou dúvida na área jurídica. É provável que esta faça uma busca na internet sobre este assunto. Ao colocar o tema de suas preocupações em sites de busca como o google ou yahoo, acabará encontrando um artigo, blog ou site do escritório de advocacia que o publicou, e neste caso terá um canal de comunicação direta com o advogado. Simples assim.

Outro exemplo, vamos supor que um pequeno empresário está com sua empresa em dificuldades financeiras ou fiscais. Se esta pessoa acessar um site de busca na internet, e colocar as palavras: "recuperação de empresas", provavelmente encontrará artigos, informações e matérias sobre o tema, incluindo escritórios jurídicos que prestem consultoria sobre este tipo de serviço.  

Também um escritório de advocacia que necessite de um contato em uma área complementar a sua, ou mesmo numa região geográfica diferente de sua sede, poderá localizar um possível parceiro através destas pesquisas na internet, procurando pelo assunto nos mecanismos de busca.

Através destes mesmos procedimentos, um repórter poderá localizar um advogado, caso esteja precisando de mais informações ou mesmo de uma entrevista quando estiver escrevendo uma matéria relacionada à área do escritório de advocacia. Ou seja, são muitas as possibilidades de promoção do escritório através da internet.

Em nosso trabalho de consultoria para escritórios jurídicos, temos acompanhado a implantação destes procedimentos com sucesso em muitos escritórios. Com este sistema, advogados e escritórios anônimos passam a ser conhecidos e consultados por internautas, não apenas em sua localidade, mas em todo o Brasil.

Para tornar este processo eficaz, os advogados precisam incorporar a prática de publicar artigos, matérias e informações na internet, às tarefas do dia a dia do escritório, tornando-a habitual. Apesar de ser um trabalho que demanda certa disponibilidade de tempo, grande parte dele pode ser delegada aos seus colaboradores, quando for o caso. Secretarias e estagiários podem fazer a maior parte deste serviço, deixando o profissional livre para o trabalho intelectual, contato com clientes e processos judiciais.

Sugerimos que os profissionais elaborem uma espécie de sistema, para a produção e divulgação de informações através da internet, da seguinte forma:

  • Criar o hábito para que todos os sócios e advogados do escritório, produzam matérias, artigos e informações relacionadas à sua área de especialização, com o objetivo de informar e prestar serviços ao seu público. Dados estatísticos e informações relevantes são imprescindíveis para despertar atenção e interesse.
  • Definir uma rotina para o profissional do escritório que fará a publicação deste material e o controle das mensagens que ocorrem normalmente através de e-mail.

Com este conjunto de medidas, de baixo investimento e fácil aplicação, acreditamos que a utilização do potencial da internet para a promoção do escritório, captação de clientes, parceiros e uma rede de relacionamentos, trará grandes benefícios para o escritório de advocacia e seus profissionais.

Ari Lima
www.arilima.com
http://ari-lima.blogspot.com


Autor: Ari Lima


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