O Verdadeiro Cristão



O Verdadeiro Cristão


O que é ser Cristão? São Pio X diz que o “Verdadeiro cristão é aquele que é batizado, crê e professa a doutrina cristã e obedece aos legítimos Pastores da Igreja1. Logo, não é verdadeiro cristão quem recusa seguir os Dez Mandamentos, obedecer os Preceitos prescritos pela Igreja que Cristo instituiu para guiar as almas ao Céu, quem não se submete a esta Igreja que se não fosse necessária à salvação das almas Cristo não a teria nos deixado. São Pio X ainda diz que estas são as características do VERDADEIRO CRISTÃO o que sugere que há FALSOS e que são aqueles que se revoltam contra estas características.

A quê está condicionada a salvação? A Cristo. E Ele disse “Eu sou a luz do mundo2 e com isso, diz-nos que não basta fazer o que Ele fez mas é preciso fazer como Ele quer que façamos. Ora, sendo Cristo a “luz do mundo” está mais que claro que esta luz se encerra naquilo e naqueles que Ele nos obrigou que seguíssemos, e, Ele nos deixou isto bem claro ao dizer que “Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou3. Quem é este “VOS” que deve ser ouvido para que ouçamos o próprio Cristo? É aquele que foi deixado para nos dar o entendimento do que e como devemos fazer para agradar a Deus, e, assim, alcançarmos a salvação de nossas almas, é Pedro, o primeiro Papa, Vigário de Cristo, ou ainda, como diz Santa Catarina de Senna, o Doce Cristo na terra, a quem Cristo deu as “Chaves do Reino4.

O plano divino para a salvação é bem mais amplo e complexo do que se imagina. Não é tão simples como se pensa e como muitos dizem. Por detrás do “aceite Jesus!” há uma infinidade de obrigações e preceitos a serem seguidos que faz com muitos os reduzam a esta simples frase, o que deve estar levando muitas almas ao inferno. A final, quem não age ou vive como Ele quer que ajamos e vivamos, vive de acordo com a própria vontade e a vontade própria é corrupta, gananciosa e mesquinha, alem de conveniente. Faz aquilo que quer e como quer, como lhe convém. Muitos, e são muitos mesmo, vivem em nossos dias a “vontade de Deus”, mas, desde que esta seja agradável aos sentidos de quem vive. Basta que a Vontade Divina divirja um pouco que seja da vontade própria que logo deixa de ser a vontade de Deus. E isto é viver de acordo com a conveniência da própria vontade e não da vontade divina que nos convém para que sejamos salvos. Se os Mártires tivessem vivido de acordo com os sentidos do corpo e não de fato com Vontade Divina, jamais teriam se entregado ao martírio, pois, em nada ele favorece e agrada os sentidos quando estes seguem a dimensão humana e física simplesmente, se entregaram por que fizeram de suas vontades a Vontade Divina.

Pedro e a execução do plano divino da salvação - Deus nos deixou a Igreja como guia ao dar a São Pedro as “Chaves do Reino” e são seus preceitos e ensinamentos que devem ser seguidos para que realmente ajamos e vivamos segundo o plano divino e assim, sejamos salvos. Cristo na cruz derramou seu Preciosissimo Sangue para a nossa salvação, mas, nos deixou condições a serem acatadas para que sejamos contemplados por seu Sangue. Seria muito fácil se nos bastasse o fato do Sacrifício de Cristo e não nos fosse exigido nada. Este é o sonho e a ilusão de muitos que, se apegando a esta doce mas dolorosa realidade, vivem de acordo com a própria vontade, sem seguir os preceitos, ritos, sem ter obrigações e ainda se dizem os “escolhidos”, os “eleitos”. São Pedro ao chegar em Roma e após convertê-la, da Roma pagã à Roma Cristã e ali edificando a sede da igreja de Cristo, com São Paulo, derramou seu sangue para fazer crescer ali a Igreja que hoje está presente em todo o mundo. É por isso que se diz que “O sangue dos mártires é semente de cristãos”, dos verdadeiros cristãos. “Mas Pedro morreu!” Dizem muitos, mas a vontade de Deus e o seu plano não morrem, duram até a consumação plena deste plano. A pessoa de São Pedro morreu, e gloriosamente, mas não morre o seu legado, a sua Missão confiada por Deus só terminará no dia do Juízo, quando o Papa vigente então, que é por sucessão, Pedro, devolverá a Deus as “Chaves do Reino” e com elas entregará as almas pastoreadas e salvas.

Dizer “sou cristão” é fácil, o difícil é sê-lo realmente dando-se inteiramente a Deus e colocando-se inteira e completamente a seu serviço, submetendo-se a sua Vontade e a sua Igreja, renunciando-se a própria, carregando como Cristo, a cruz que é a nossa “chave do reino”.

Se à Igreja, e somente a Ela, foram confiadas as “Chaves” e se Ela é a responsável pela cristianização do mundo, fora dela não pode haver verdadeiro cristão, pois, quem se converte a Cristo se converte à sua Igreja e quem não se converte a Ela, não se converte a Cristo.

São Pio X, rogai por nós!


Referências:

1- Lição Preliminar I do Catec. Maior de S. Pio X
2- São João 8, 12
3- São Lucas 10, 16
4- São Mateus 16, 18


Autor: Cleber Lourenço


Artigos Relacionados


Você Me Magoou. Dá Pra Esquecer??

Quase Cristão – Ou Cristão Completo!

Da Sensação Do Místico

Como Ter (e Viver) Uma Vida Plena Em Cristo Jesus

Tenho Boas E MÁs Notícias (mas Ainda Há Chance?)

A Fila Anda (não Existem Situações Estáticas Na Vida...)

Quem Não Crer Já Está Julgado!