Você é neurótico?



Atualmente todo mundo é considerado neurótico, não é verdade? O fato é que alguns são “normalmente” neuróticos, enquanto uma outra parcela é “por demais” neurótica. 
Mas o que é exatamenteuma neurose? Sem falar difícil, que em nada resolve a vida de umpaciente, a neurose é uma reação exagerada da mente e do sistema nervoso. Isso pode ocorrer devido a reações físicas muito incômodas e/ou dolorosas, ou mesmo devido a experiências emocionais desagradáveis e muito fortes.
A neurose é causada por motivos inconscientes, em que os sintomas tentam nos explicar que algo não vai bem. O importante é saber que em qualquer circunstância a neurose é curável.
Quem são os neuróticos? São os preocupados crônicos, os sensíveis em excesso, os muito ansiosos, os muito agressivos, os extremamente tímidos, os constantemente depressivos, enfim, são aqueles que se entregam a um pensamento negativo, não reagem bem e se entregam a tensão e ao nervosismo. Bem, você não precisa ficar alegre e nem triste ao perceber que todo mundo é meio neurótico... e uma vez que você compreende a sua personalidade, pode acabar transformando essas neuroses em bênçãos! Tudo vai depender do destino que você der a elas!

 

Há diversos tipos de Neuroses:

 

Neurastenia: A fadiga é o sintoma predominante.

 

Histeria: Os sintomas emocionais afetam partes do corpo, sendo chamados de “sintomas de conversão”, já que o conflito mental é convertido em um sintoma físico real.

 

Hipocondria: Mania de doenças imaginárias, que torna a pessoa um “Paciente profissional”, indo de médico em médico em busca de alívio.

 

Ansiedade: A preocupação pode causar um estado crônico de tensão, preocupação e medo, e essa insegurança não permite que essas pessoas descansem. Vivem alertas e em constante estado de exaustão nervosa.

 

O que se deve ter em mente inicialmente é que os neuróticos não devem ser desprezados nem criticados, pois a intolerância é fatal em seu processo de cura.Em uma aproximação positiva acabamos sempre descobrindo como os neuróticos são pessoas boas de coração,sinceras, amigas...Por isso, devemos sempre chamar a atenção para as suas virtudes e não para os defeitos. Os comentários negativos reforçam o comportamento neurótico, enquanto que uma convivência pacífica e que ressalte o lado bom dos neuróticos pode levar a resultados altamente surpreendentes! Não é preciso mentir para incentivá-los, por favor! Digo elogiar com sinceridade, mostrar a ele que ele tem um lado bom. Outro detalhe: O neurótico jamais deve ser apontado como culpado de sua condição. Seria o mesmo que culpar alguém por ter uma moléstia física!

 Sabe quando se remove um rim e o outro trabalha por dois? Esse é o neurótico, que muitas vezes acaba aproveitando melhor a vida, por não se encontrar excessivamente amarrado, inibido.
De acordo com o Dr. Willian James, eminente professor de Filosofia de Harvard, “nós fazemos uso apenas da metade de nossos recursos físicos e mentais.O ser humano vive longe de seus limites, possui vários tipos de poder, e que costumeiramente deixa de usar”. Isso significa que ser neurótico também pode ser um predicado, na lei da supercompensação, que nos auxilia na vontade de sobreviver.


Autor: Marcia Keller


Artigos Relacionados


Fragmentos...

Novos Tempos

Na Vida...

Viver Ou Sobreviver: Qual Caminho Você Escolheu

Literatura Contemporânea - O Caminho Abstrato

Gata Mineira

Avis Rara