O Homem e o Domínio do Saber



O conhecimento está em desvendar e esclarecer a realidade. E, quando falamos em realidade indagamos sobre ela e em mensuráveis teorias buscamos defini-la ou explica-la. Mas, sobre o conhecimento podemos afirmar que faz parte de um conjunto de reflexões elaborado cognitivamente sobre cada aspecto analisado. O conhecimento que é algo buscado por todos toma o lugar de objeto estudado, isso proporciona não apenas o conhecer objetos visados como também aprimorar o próprio conhecimento.

Ao analisar, por exemplo, o desenvolvimento do conhecimento ao longo da história percebe-se que ele evolui de acordo com aumento das necessidades humanas. Verifiquemos o homem da Idade Primitiva, vivia em seu estado natural, em harmonia com a natureza e tirava dela aquilo que lhe era suficiente para garantir sua sobrevivência. O homem tinha ferramentas específicas para buscar aquilo que estava ao seu alcance, com o passar dos anos as atividades costumeiras se modificam, então, é necessário mudar também a forma de realizá-las. O homem desenvolve novos meios para se proteger, busca novas formas de se alimentar, melhora suas ferramentas de trabalho e descobre o fogo. Isso lhe permite uma evolução ainda maior, aprimora seus utensílios de caça e pesca, aperfeiçoa suas armas para uma maior proteção de si mesmo e passa a cozinhar seus alimentos. A partir daí uma nova forma de vida se instala e o homem já não é mais o mesmo, é o homem em evolução constante. Até então, usa-se a força bruta para estar no comando, para ter o controle, mas com sua própria evolução percebe que existem outros meios para isso, persuasão, manipulação. O poder que estava na força passa para o controle da mente, é a era do Poder do Conhecimento.

Para Aristóteles, "todos os homens têm, por natureza, o desejo de conhecer". Isso é o que faz o homem se desenvolver, evoluir. Somos movidos pela curiosidade e pela necessidade. Através da curiosidade desenvolvemos o nosso conhecimento pelo puro prazer de conhecer. É o conhecimento que nos permite apenas a satisfação em saber sobre algo, não depende da necessidade, o conhecimento que nos leva ao aprimoramento de nossas capacidades intelectuais direcionada para a vida profissional, por exemplo. Mas, as duas maneiras para se buscar o conhecimento, nos afastam da ignorância e nos remete ao fato de que somos apenas um grande arquivo com muitas gavetas para ser preenchidas de informações, ou seja, não sabemos tudo sobre tudo e não saberemos por mais longa que seja nossa existência.

"Só sei que nada sei". Sócrates, afirmava que a sabedoria humana está limitada a nossa ignorância, por isso o homem comete erros. Nossas atitudes virtuosas dependem da nossa razão para os racionalistas e intelectualistas, portanto, cessar o mal do mundo está longe de acontecer já que não podemos desfrutar de todo o conhecimento existente. Por outro lado, a filosofia de Sócrates nos induz a uma busca incessante do conhecimento que nos permite avaliar o peso das nossas ações. "A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento". Platão, dizia que o conhecimento se baseia no conhecimento do próprio homem e esse é o estabelecimento da moral que o conduz em sua busca pelo bem e pela felicidade.

O conhecimento passou pela Idade Antiga, sobretudo na Grécia com a Paidéia - "processo de educação em sua forma verdadeira, a forma natural e genuinamente humana", em que a formação era a integração da harmonia do homem pela educação. A Educação era um estudo adequado, com disciplina, métodos e principalmente o amor a sabedoria, que em Sócrates o objetivo era levar os jovens a sapiência, esculpindo-os dando-lhes nova forma e os tornando parteiros de idéias, fazendo assim juz a sua origem, filho de escultor e de uma parteira.

Durante a Idade Média, apesar dos percausos em função do domínio do clero e da nobreza, aspirava-se a felicidade e a verdade possibilitando o aperfeiçoamento de técnicas para as artes. É o fim medieval e o nascimento da Idade Moderna, a educação que estava sob o controle da Igreja começou a ser repudiado pelos novos pensadores, os iluministas. Se desenvolveu então a idéia de que o conhecimento e a educação deveria abranger a todas as camadas sociais, única maneira de melhorar a sociedade.

Entramos na Era Contemporânea, caminhamos para o futuro e a educação permite ao individuo que se faça objetivo dentro da sociedade. O homem atual, assim como o homem desde a Idade Primitiva, "vivencia a educação de maneira prática aprendendo novas formas para sobreviver", porém, os meios para isso, se diferenciam ao longo do processo de evolução da história por meio das técnicas desenvolvidas pelo próprio homem. Esse aperfeiçoamento de técnicas nos transporta para uma Era Tecnológica, em que os computadores, internet e os chips cada vez mais rápidos e menores, nos permitem uma comunicação instantânea e um grande armazenamento de informações.

O homem não pode ter o conhecimento de tudo sobre tudo, mas pode armazenar num pedaço de metal guardado em seu bolso muito mais do que a sua mente é capaz de absorver. Esse é o Homem atual e esse é o Domínio do Saber.


Autor: Ronaldo Lima Brandão


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