O que é não atender bem o cliente?



Muito se fala em como atender bem aos clientes, mas nunca se parou para saber o que não é atender bem o cliente o que ele não considera ou ele não enxerga valor agregado. O mundo já não é mais o mesmo e os clientes também não a concorrência que se instalou no mercado não permite mais que as empresas tenham mais o mesmo comportamento que há 15 ou 20 anos, o cliente quer comprar o produto ou serviços que tenham valores agregados, comprar de quem tenha um relacionamento baseado em honestidade porque os clientes devido a concorrência fazem a seleção natural para conquistar um cliente temos que captar a sua voz.

Uma pesquisa feita pelo Professor Marins identificou através de pesquisas algumas atitudes que os clientes não consideram mais como sendo um bom atendimento e sim uma obrigação que em muitos casos já foram uma diferenciação passando hoje ser uma quase obrigação. Entre os pontos que foram abordados temos:

  1. Atender bem não é sorrir;
  2. Atender bem não é prometer tudo aquilo que o cliente deseja (será que posso cumprir?);
  3. Atender bem não é servir água fresca e cafezinho porque isso em qualquer lugar tem;
  4. Atender bem não é usar palavras agradáveis e bonitas;
  5. Atender bem não é dividir em 2 ou três vezes no cartão de crédito;
  6. Atender bem não é ligar depois e perguntar se foi bem atendido ( esse tipo de pergunta é tão automática que duas ou mais pessoas ligam para o mesmo cliente);
  7. Atender bem não é entrega a domicilio (hoje praticamente todo mundo entrega a domicilio);
  8. Atender bem não é colocar cartazes ou faixas dizendo que o cliente esta em primeiro lugar (é lógico que ele é o primeiro sem ele mão há lucro) ou que a empresa tem sede própria ou é a melhor para se trabalhar (será que ele paga mais por isso?);
  9. Atender bem não é colocar uma moça bonita na recepção ou no atendimento;
  10. Atender bem não é pedir desculpas pelo engano ocorrido;
  11. Atender bem não é pedir um minutinho para o cliente ou ouvi-lo quando não se podem resolver os problemas (atendimento pós-venda mecanizado);

O que realmente é atender bem? Muito se fala com atender o cliente mas com encantar o cliente oferecer a ele um momento mágico , uma outra pesquisa feita com um grupo de clientes perguntou o que eles valorizavam e não gostavam em um atendimento 80% dos clientes responderam que apreciavam em um atendimento eram pessoas que atendiam bem sem muita bajulação, cumpriam com que falavam e para elas o produto tinha que ter qualidade e os mesmos 80% disseram que o que mais detestavam em um atendimento era ser mau atendida , quando o vendedor falta com a verdade ou é uma pessoa arrogante.

O que ficou claro nestas pesquisas é que os clientes esperam um atendimento de empresas e pessoas que falam a verdade , cumprem o que prometem , sejam ágeis e que tenham um serviço de pós-venda sério, ou seja, o cliente se interessa pelo que realmente vai ser bom para ele, pela qualidade do produto, pela relação custo beneficio, pelo que ele consegue perceber como valor agregado.


Autor: Pedro Paulo Galindo Morales


Artigos Relacionados


Atendimento - Este Pode Ser O Seu Grande Diferencial

Atendimento - A Importância Do Olhar

Os Planos De Saúde São Tabelados?

É Pra Ontem

Como Fidelizar E Satisfazer Clientes

Feliz Clientes Em 2010

Atendimento Ao Cliente - Um Momento Eterno