Marketing Ambiental



INTRODUÇÃO

Com o advento do capitalismo diferentes hábitos impulsionaram novos padrões de consumo, ganhando força ainda maior com a chegada do século XXI e com o aquecimento global, que consiste na elevação da temperatura atmosférica e das águas oceânicas e tem como conseqüência a intensificação das mudanças climáticas, levando o ser humano a adotar posturas diferenciadas diante dos hábitos de consumo cultivados até então.

Conseqüentemente, a oportunidade de atender demandas sem comprometer as futuras gerações gerou uma grande mudança no mercado consumidor. Nasce então, uma necessidade de adequação ao novo público que surge: o consumidor ecologicamente consciente. Esse consumidor, cada vez mais esclarecido e exigente, não se preocupa mais apenas com a qualidade, mas com a influência que o produto exerce ao meio ambiente.

Persiste então a dúvida de o que e como fazer para reter e conquistar novos clientes em meio a tantas transformações que para muitos, a princípio, era só mais uma tendência, porém o que se observa atualmente é que a preservação ao meio ambiente deve estar intrínseca ao processo de produção, tornando-se uma exigência cada dia mais presente na indústria.

Neste sentido surgem algumas alternativas para a possível solução do problema, as quais serão melhor apresentadas no desenvolver deste estudo. A saber: O ISSO 14.000; os 5Ss e os 3Rs. Ambos métodos de qualificação e adequação às normas e exigências ambientais.

METODOLOGIA

Tipo de Pesquisa

Pesquisa é uma técnica de construção do conhecimento, bem como um conjunto de atividades guiadas e projetadas pela busca de uma ciência, de forma sistemática, que consiste numa metodologia constituída convencionalmente e estruturada para alcançar novos conhecimentos.

Para a classificação da pesquisa tomou-se como base a categorização dada por VERGARA (2003), classificando-a quanto aos fins e meios.

Quantos aos fins, o estudo foi exploratório e descritivo. Exploratório, por haver pouco conhecimento acumulado e sistematizado. "A pesquisa do tipo exploratória tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses".

ADMINISTRAÇÃO E MARKETING

Por muitos considerado como uma técnica, por outros como uma ciência, o Marketing independente disso tem operado milagres em diversas situações, principalmente nas empresas. Levando em consideração que em seu escopo engloba questões como comportamento humano, economia, sociologia, comunicação, pesquisa, produto, planejamento e muitas outras pertinentes à rotina da empresa. (Silva, 1992).

O Marketing objetiva satisfazer a necessidade do cliente e não criar novos hábitos de consumo. Satisfazer de modo a despertar anseios que até então o consumidor não sabia existir, ou seja, significa gerar demanda, podendo se observar o êxito somente se o cliente obtiver a máxima satisfação.

Relacionado aos hábitos de compra previamente propostos pelo consumidor marketing significa gerar mais utilidade ao produto. Trata-se de uma condição de troca, na relação de produzir e consumir entre empresas e clientes, afinal ninguém pode sair perdendo. Neste mesmo raciocínio Kotler (1983) define Marketing como: "Uma atividade dirigida para satisfazer necessidades e desejos humanos através do processo de troca." Significa dizer que com a satisfação do cliente a aceitação do serviço ocorre por conseqüência, por meio da compra.

Para que a relação de troca ocorra com êxito é necessário identificar qual o público alvo a que se deseja atingir com determinado produto ou serviço. De modo a identificar suas principais características para direcionar determinados produtos a clientes específicos.

Significa segmentar o mercado, fragmentando as idéias de atividades e perfis com características e condutas semelhantes para o alcance de um maior êxito no planejamento de determinados objetivos. Contudo as pesquisas de demanda são essenciais para a idealização de uma boa relação de troca e um planejamento adequado às distintas características e anseios de perfis possibilitando maior credibilidade de segmentação da demanda. Para isso faz-se necessário a realização de estudos de perfis e de oferta e demanda. Para em seguida planejar, ordenar e controlar as ações para atender o cliente.

Assim pode-se afirmar que o Marketing é caracterizado por várias ações, desde a pesquisa até a comunicação por meio de propagandas. E em se tratando de propagandas, conforme Silva (1992), a propaganda e trabalhos de publicidade seriam dispensáveis se as empresas possuíssem o conhecimento aprofundado de seu cliente, de modo que a venda ocorresse por si só. Por isso a empresa deve estar orientada para o cliente e não para o produto.

Significa dizer que o mercado tem de estar atento às novas necessidades dos diferentes clientes a que eles pretendem alcançar, necessidades e exigências desenvolvidas de acordo com as tendências econômicas da época.Deve estar atento para novas adequações.

MEIO AMBIENTE

No Brasil, em meados dos anos de 1750 explode a revolução industrial junto ao sistema econômico capitalista caracterizado por uma relação direta de aumento de produção e consumo. Para abastecer este novo padrão, grande foi a exploração dos recursos naturais no país, o que gerou um aumento considerável dos impactos ambientais, demonstrando um desenvolvimento de caráter predatório.

Em 1992 ocorre a primeira reunião séria, a maior conferência mundial sobre o meio ambiente, a Eco 92 por muitos conhecida como Rio 92 por ter sido sediada na cidade do Rio de Janeiro, cujos principais problemas tratados foram a destruição da camada de ozônio, a escassez de água e o agravamento do efeito estufa.

Seu principal objetivo era parar com o desenvolvimento predatório, mantendo o desenvolvimento de forma sustentável. E esta foi a solução da Eco 92, a agenda 21 com o desenvolvimento sustentável.

É gerar riquezas sem degradar o meio ambiente, utilizando os recursos naturais de forma racional, respeitando os limites de tempo e de capacidade de recuperação da natureza junto aos seus recursos.

A exemplo disso tem-se os materiais reciclados, o reflorestamento e o uso de biocombustíveis.

Em 1997 aconteceu a Rio+5 numa época em que a maior preocupação era o aquecimento global e seu objetivo era minimizar com urgência o aquecimento. Nesta proposta surge o Protocolo de Kyoto, um documento em que os países ricos assumiram o compromisso de diminuir a emissão de gases estufa na atmosfera, principalmente o CO². Esta surge principalmente por dois grandes motivos: A queima de combustíveis fósseis (petróleo pelas indústrias e carvão para os automóveis) e as queimadas.

No ano de 2000, o documento deveria ser ratificado e colocado em prática, mas os EUA não assinaram. Outros grandes países poluidores também não assinaram por conta desta posição. O Brasil, entretanto, foi pioneiro, por sua política de preservação e principalmente por seus interesses nos créditos de carbono.

Com o tempo, como parceiras fundamentais para este processo, as ONGs (SOS Mata Atlântica, WWF, Green Peace) atestaram a sociedade e pressionaram as autoridades. Vários países aderiram e o protocolo passou a viger em 2005 com validade até 2012, porém os EUA ainda não assinaram, o que caracteriza um grande problema, devido a influência gerada pelo país.

E em janeiro deste ano foi concluída a conferência de Bali, ficou decidido que em três anos serão feitas negociações para a elaboração de um novo documento que substituirá o protocolo de Kyoto em 2012.

Deste modo muitos acontecimentos deram força para um novo modelo de consumo. Com o conceito de desenvolvimento sustentável surgem métodos de adequação e qualificação ambiental.

MARKETING AMBIENTAL

Com o estudo do perfil do cliente a que se pretende alcançar obtêm-se o consumidor ecologicamente consciente. Em seguida é preciso planejar o produto /serviço com base em suas especificidades, procurando assim, atender a necessidade do cliente, seus anseios e satisfazê-lo ao máximo. Valério (2005) conceitua Marketing Ambiental como:

Uma modalidade que visa enfocar as necessidades de consumidores ecologicamente conscientes e contribuir para a criação de uma sociedade sustentável.

O público-alvo do marketing verde, assim também conhecido, procura por produtos elaborados de forma que valorize a vida, a preservação do meio ambiente e o envolvimento das comunidades tradicionais na participação do lucro.

ParaLavorato o marketing ambiental contribui para o desenvolvimento de produtos e serviços direcionados a um segmento específico, que valoriza e consome produtos ecologicamente corretos.

ISO 14.000

Um aglomerado de regras que determinam parâmetros e diretrizes de gestão ambiental para as empresas. Pertencentes à International Organización for Standardization – ISO (Organização Internacional para Padronização).

Estas normas foram criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos de produção. Seguindo as normas do Isso 14.000, estas empresas podem reduzir significativamente estes danos ao meio ambiente.

Quando uma empresa segue as normas e implanta os processoas indicados, ela pode obter o Certificado ISO 14000. Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca.

Para conseguir e manter o certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente.

Este é atualmente o método mais eficaz de certificação ambiental, que marca a empresa como responsável ambiental. Atendendo diretamente a necessidade do cliente ecologicamente consciente.

Método 5S

Após a segunda guerra mundial entre as décadas de 50 e 60 o Japão vivia a chamada crise de competitividade e neste período havia muita sujeira nas fábricas japonesas, sendo necessário uma grande reestruturação. Surge então o método 5S que foi base da implantação do Sistema de Qualidade Total nas empresas.

O programa possui esse nome por se tratar de cinco conceitos básicos e simples, mas essenciais para fazer a diferença no Sistema de Qualidade.

Este mesmo método foi adotado por outros países, porém com nomes distintos. A Inglaterra com "Housekeeping" e a Espanha com a "Teoria da escova". Com o mesmo intuito da busca total pelo sistema de qualidade.

Introduzidos no Brasil em 1991, o 5S comprova ser possível eliminar o desperdício em cinco fases. Seguem abaixo:

  • 1.°S – SEIRI: Senso de utilização, constitui em separar o proveitoso do vão, eliminando o desnecessário;
  • 2.°S – SEITON: Senso de arrumação é identificar e arrumar tudo de modo que qualquer pessoa possa encontrar algo com facilidade;
  • 3.° - SEISO: Senso de limpeza significa manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas que geram sujeira e aprendendo a não sujar;
  • 4.°S – SEIKETSU: Senso de saúde e higiene significa manter o ambiente sempre agradável e favorável à saúde e higiene;
  • 5°S – SHITSUKE: Senso de auto-disciplina é fazer das atitudes propostas acima, um hábito.

Assim o 5S auxilia na reorganização da empresa, educando os hábitos das pessoas. Facilitará a identificação de objetos e materiais desnecessários, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no ambiente.

Teoria dos três R's

Em se tratando de resíduos, a teoria dos 3R's é bastante utilizada por vários autores. A saber:

  • O primeiro R significa Reduzir a geração de resíduos;
  • O segundo R significa Reutilizar o resíduo;
  • O terceiro R significa Reciclar o resíduo.

O primeiro R_ Reduzir: é o modo mais eficaz de preservação do meio ambiente. Significa utilizar somente o necessário. Numa empresa isso representa um sensível corte de gastos nas resmas de papéis, usadas para impressões do dia-a-dia, que geralmente não são tão necessárias do modo como as pessoas se escravizaram a ler somente o que está impresso.

O segundo R_ Reutilizar: Representa duas alternativas, reutilizar o resíduo para o mesmo fim, como a volta do uso de garrafas retornáveis ou criar uma nova utilidade para ele, como copos de produtos alimentícios que após o uso do produto pode se tornar um copo para beber água ao invés de ir para o lixo.

Por fim o terceiro R_ Reciclar: Significa empregar a matéria prima embutida no resíduo para a fabricação do mesmo produto ou para a criação de novos. A exemplo disso tem-se os pneus para a fabricação de sandálias ecológicas ou tapetes de borracha. Este terceiro R exige um pouco mais de empenho, pois o esforço da reciclagem exige um gasto de energia extra. Sendo esta a atitude mais enganosa em relação á preservação da natureza, pois se tornou incentivo para produções em série.

A ordem correta seria esta, reduzir ao máximo o consumo e produção, reutilizar tudo o que já foi produzido e reciclar somente o que não se conseguiu reduzir e nem reutilizar. Desta forma a natureza seria bem mais protegida. No geral, tudo que se faça envolvendo resíduos é necessário muita cautela, pois as conseqüências podem ser difíceis de controlar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É urgente a necessidade de adequação às exigências ambientais, sendo os consumidores responsáveis por diminuir o consumo e as organizações responsáveis por se adaptar ao novo padrão de produção. Se por um lado se exige produtos ecologicamente corretos por outro é preciso conscientização em relação aos exageros e desperdícios no momento do consumo.

Assim, para atingir essa nova demanda não basta preparar amplas estratégias, é preciso métodos eficazes que conduza as empresas a estarem sempre em busca de alternativas menos danosas à natureza. Ações que beneficiarão não só o consumidor, como as empresas e principalmente a sociedade como um todo.

Se antes a preocupação era atingir as necessidades tradicionais dos consumidores, hoje a busca é por produtos e serviços que possuam peculiaridades de produtos ecologicamente corretos, que contribuam para o respeito aos ecossistemas, ao ser humano e principalmente a garantia de que as próximas gerações poderão usufruir desses mesmos recursos.

REFERÊNCIAS

KOTLER,P. Marketing Básico. São Paulo, Atlas, 1983.

SILVA, Sebastião Orlando da. Estilos de Administração. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Erca editora e gráfica ltda, 1992.

VERGARA, Silvia Constant. Projetos e relatórios de Pesquisa em Administração. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

WWF. Manual De Ecoturismo De Base Comunitária: Ferramenta Para Um Planejamento Responsável. Brasília: 2003

VALÉRIO, Adriana. MARKETING AMBIENTAL AGREGA VALOR AO PRODUTO. Acesso em 15 setembro de 2008.


Autor: Thamyris Carvalho Andrade


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