O caminho da pequena empresa para se tornar um grande empreendimento



Você é um pequeno empresário e vive se perguntando o que fazer para transformar seu pequeno negócio em um grande empreendimento , não é verdade?

Encontra com frequência   histórias empresariais e biografias de pessoas que conquistaram sucesso e fama com seus negócios e os lê com atenção para ver se descobre a fórmula secreta .

Refletindo um pouco não tem  a impressão de que todas as oportunidades já foram aproveitadas e que no passado era mais fácil ter sucesso ?

Olhando em volta   não  tem a impressão que em cada esquina há um concorrente ?

Essa impressão não se desfaz sempre que surge uma nova empresa , com idéias arrojadas e diferentes e quebra o  paradigma?

O que fez  e faz com que pessoas , empresas e nações tenham  sucesso são mobilidade, capacidade de ser mais produtivo que a media dos concorrentes , a capacidade inventiva, educação e principalmente a disposição de fazer alianças e adicionar competência.

Para crescer você precisa estar próximo ou  trazer perto de você pessoas com conhecimento e competência.

Foi assim que o Japão foi capaz de sair de uma economia feudal para se tornar uma potência, apesar de enfrentar escassez de tudo , menos da disposição de  formar alianças.

Quando se defrontar com um profissional competente não provoque uma competição com a finalidade de supera-lo, mas torne-o aliado .

Temos um grande discurso nas nossas empresas sobre a contratação de pessoas competentes , contudo quando as integramos a equipe e estas começam a provocar mudanças rapidamente combatemos suas idéias .

Absurdamente vejo empresários tentando competir com seus contratados  aos invés de tê-los como aliados .

Há pouco tempo lia sobre uma empresa  que tinha em seu quadro como colaboradores duas pessoas que haviam recebido  o premio  Nobel.

Dá para imaginar o que duas mentes privilegiadas como essas tem a oferecer e que mudanças podem provocar ?

Todos os dias, sem exceção,  pessoas com mentes privilegiadas  estão fazendo contato contigo oferecendo idéias e oportunidades, aprenda a ouvi-las , seu objetivo não é supera-las , mas fazer com que seu negócio dê certo, cresça , se torne mais rentável.

Tenha certeza que cada vez que você como empresário negligenciar ou   derrotar politicamente uma dessas mentes o estará transformando num potencial concorrente.

A energia investida nessa disputa poderia e deveria ser usada para o desenvolvimento de novas idéias .

Quando não estiver conseguindo enxergar  alternativas para o  crescimento de seus negócios saia a campo, as respostas estarão lá, converse com pessoas experientes, vai se surpreender com a infinidade de alternativas que surgirão desses contatos.

No futebol, esporte que usamos para tantas comparações,  como nos negócios , muitas coisas se resolvem mais com jeito do que com força.Experiência não se despreza , se adiciona .

Para estabelecer alianças é preciso disposição para se mobilizar, absorver idéias , debater , testar , isso demanda tempo, portanto delegue tudo o que for operacional e vá em busca do futuro.

Há poucos dias estive em reunião com uma empresa de porte  médio , com um desempenho econômico e financeiro muito bons, cujo fator de impedimento do crescimento é a perda de um volume substancial de vendas .

Seus produtos tem um valor considerável e precisam e podem ser financiáveis, contudo alguns aspectos burocráticos tem que ser vencidos.São apenas detalhes um tanto trabalhosos , mas plenamente viáveis de serem superados .

Não o foram até agora por falta de conhecimento de seus gestores e de seus comandados.

A empresa vem crescendo , mas a formação e educação não estão acompanhando as necessidades.

Uma empresa saudável  que está financiando seu crescimento a taxas de juros inadequadas  por pura falta de conhecimento das possibilidades de mercado .Perdem comercialmente e financeiramente .

No mercado há  uma série bastante grande de empreendimentos médios com essas características,  chegam a ter sucesso razoável , mas depois esbarram nas suas próprias limitações .

Limitações não de encontrar soluções e pessoas que as encaminhem , mas limitação na disposição de adicionar competência, estabelecer alianças  para crescer   de forma rentável e segura .

Limitações para aceitar e absorver os choques que uma mudança de mentalidade provoca.

 

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

 


Autor: Ivan Postigo


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