Meu Pé de Laranja Lima



Dom João III rei de Portugal dividiu a colônia em quinze faixas de terra, eram as capitanias hereditárias, que foram entregues a senhores chamados de capitães donatários, que eram dotados de grande poder, pois podiam distribuir terra a colonos, nomear autoridades administrativas e judiciárias, escravizar e vender índios, fundar vilas e cobrar tributos.

Em 1532 a coroa portuguesa proibiu a escravização dos índios, e se inicia a dos africanos, pois eles seriam leiloados pela coroa isso daria mais lucro. Em 13 de maio de 1888 com a lei áurea a princesa Isabel aboliu a escravidão sobre pressão dos Estados Unidos da América que queria mercado consumidor para seus produtos e da Igreja Católica, com isso aos negros que trabalhavam por comida e moradia ficaram sem o que comer e onde marrar.

Com estas medidas as terras do Brasil não forma vendidas e sim doadas aos capitães donatários que fizeram delas o quem bem entendiam e classe podre não teve direito algum, é necessário uma reforma agrária, para que haja uma melhor destruição desta vês igualitária. Já os norte americanos iniciaram cedo a reforma agrária com o programa macha para o oeste, distribuindo pequenos pedaços de terra e fornecendo subsídios agrícolas para seu desenvolvimento, o que não foi feito pelo Brasil.

Recentemente o MST vem sendo alvo de muitas criticas, e com razão, pelas suas irregularidades, pessoas entram no movimento para lucra, vender a terra que ganha e não adianta o governo fala que é proibido eles fazem assim mesmo. E agora alguns integrantes do movimento aprontaram de novo destruindo uma fazenda em São Paulo , e onde esta o pé de laranja lima? Os sem terra derrubaram , assunto muito bem comentado no jornal do dia 10 de outubro, e como disse o precedente lula "é um vandalismo", isto é uma vergonha, é destruição de propriedade privada.

Existem funcionários bons e ruis, do mesmo modo existem pessoas que estão no MST só para se dar bem, pessoas aproveitadoras mesmo, e existem pessoas que estão em busca do seu pedacinho de terra ma construir sua vida, e vida digna, e por culpa de alguns o órgão fica desacreditado. A CPI do MST será a solução para o caso onde serão discutidas as irregularidades no movimento e serão tomadas as devidas providencias.




Autor: marcos Nunes


Artigos Relacionados


Lixo Importado / OctÁvio Guerra

Escravos Do Século Xxi: A Escravidão Tácita

O Doutor E O Caboclo

Vejam Nossa Terra?

Dores

Uma Terra Febril

O Chão De Paquetá