Empresas e Marketing



Marketing da Nova Era

A batalha entre as empresas no final do milênio desfechou com novo campo de batalha. Nos anos 60, marketing era lema para obter vantagens competitivas. Nos anos 70, produção era o diferencial. Nas décadas de 80 e 90, qualidade e clientes passaram a ser prioridade. Conquistar e manter clientes passou a ser preocupação para Industria, Comercio e Serviços.

Não importa mais seus produtos seus serviços, importante é, como os clientes percebem a empresa, eles querem o produto x ou produto y, não interessa o produto que você ou seu fornecedor oferecem. A era digital não perdoa administrações voltadas para dentro da empresa. Exige uma orientação voltada para os clientes, os usuários, o mercado consumidor. O marketing de 2000... quer respostas. A quem servir? Como servir? Marketing Mix "mistura de ingredientes" para ofertar produtos e serviços para segmentos específico de mercado, onde se sabe o desejo do cliente, oferece então o produto dos seus desejos e verifica a satisfação. "Peter Druker" afirma que o Marketing é tão básico que não pode ser considerado como uma função isolada. É o negócio inteiro, cujo resultado final depende do ponto de vista do cliente.

O professor de Marketing da UFJF, Mestre e Doutorando da FGV S.P -José Humberto Viana Lima Jr. Indica seis Ps para o Marketing Mix:

P1-Produto: Inclui bens e serviços que agreguem qualidade, inteligência e valor para os clientes.
P2-Preço: Considera-se o que o produto custa ao cliente, que não significa somente o valor em     dinheiro, mas tambem o esforço físico e outros custos de caráter psicológico.
P3-Place: Distribuição precisa levar produto certo ao lugar certo através dos canais de distribuição adequados, visando uma cobertura total que não deixe faltar produto em nenhum mercado importante. 
P4-Promoção: Deve ser utilizada com efetiva criatividade, englobando a propaganda, promoção de vendas, força de vendas (venda pessoal), as relações públicas e merchandising.
P5-People: Gerenciar e desenvolver talentos humanos dando o TOM (Treinamento, Orientação, Motivação) que proporcione envolvimento e comprometimento de todos com os resultados desejados pela empresa.
P6-Presentation:(apresentação da organização) Envolve um conjunto de cores, imagens e símbolos que lhe dão uma "cara".

Com foco no cliente respeitando cada indivíduo, a sociedade e o meio ambiente, EDUCAÇÃO, ECOLOGIA,ÉTICA. Fazer marketing é administrar trocas entre a empresa e o consumidor que, investe seu dinheiro para adquirir produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades e seus desejos. Deixe seus comentários ou entre em contato nos veremos em breve. 

Marcos Coutinho.


Autor: Marcos Coutinho


Artigos Relacionados


Atendimento - Este Pode Ser O Seu Grande Diferencial

Estratégias De Marketing De Relacionamento E Fidelização De Clientes Em Em Empresas Prestadoras De Serviços E Produtos

País De Duas Faces

Gestão Da Qualidade

Áreas De Atuação De Um Administrador

Um Estudo Sobre A Integração Marketing X Logística

A Qualidade Na Prestação De Serviço