CAVERNAS, AS PRIMEIRAS IGREJAS.



Outro dia sentado no quarto, lá estava eu vegetando e pensando quando, assim do nada, me ocorreu uma questão. De onde surgiram as igrejas?

 

Num primeiro momento me transportei para o passado dos primeiros anos do cristianismo. Relembrei das viagens de Paulo por Corinto, Tessalônica, Roma, e demais lugares por onde pregou e organizou as primeiras igrejas. Como se não bastasse procurei regredir ainda mais na História, e fui levado até os templos judeus, principalmente, o construído por Salomão em Jerusalém.

 

Ainda não satisfeito, continuei buscando por outros locais sagrados mais antigos. Lembrei-me dos Zigurates Sumérios, dos templos Hinduístas, da Torre de Babel, e demais templos daquela terra que se estende do Oriente Médio ao Extremo Oriente.

 

Não satisfeito continuei viajando mentalmente pelo passado até me lembrar dos Egípcios com suas gigantescas e fabulosas pirâmides, e dos inúmeros rituais celebrados nelas. Como se não bastasse fui até a Grécia dos filósofos a procura do Oráculo de Delfos; da grande Acrópole, lar da deusa Atena e demais templos destinados às divindades.  

 

Bom, o caso é que depois de tudo isso, ainda não estava satisfeito. Queria mais, e continuei pensando até que recordei de ter lido algo sobre uma certa caverna encontrada na Europa. Nela, os pesquisadores encontraram desenhos ritualísticos dos nossos ancestrais e restos de animais sacrificados. O que mais chamou a atenção deles foi o desenho de um “homem-animal” desenhado na parede, que segundo os pesquisadores,  poderia ter sido de algum tipo de xamã primitivo.

 

Serão as cavernas as primeiras igrejas? É bem provável. Não me recordo de nenhum outro local que possa ter servido de templo para orações e rituais. Elas foram perfeitas para tal utilização.

 

Existem diversas cavernas espalhadas pelo mundo que serviram de abrigo e proteção ao homem primitivo. Na maioria delas foram encontrados desenhos ritualísticos demonstrando o homem primitivo caçando ou dançando. É possível que elas também serviram de solo sagrado. Minha ideia não é equivocada. Existe prova nesse sentido.   

 

Disso tudo concluo que a ideia de igreja tem sua origem há milhões e milhões de anos atrás. Ela surgiu por necessidade do homem em ter um local sagrado e todo especial para a realização de rituais.

 

O motivador pode ter sido o mistério que as envolve e o que provocou na mente dos nossos antepassados. No momento essa é a explicação que encontrei. Elas exerceram fascínio e algum tipo de influência psicológica sobre os homens primitivos. Ainda hoje somos atraídos pelo desconhecido e pela aventura de desbravar suas profundezas.

 

O que será que levou nossos antepassados a escolherem as cavernas como local sagrado? Seria a segurança? O mistério? Portas para outros mundos?

 

Sempre penso nos rituais de hoje em dia. Penso nas missas, nas procissões, nas peregrinações aos locais sagrados, nos santos, nos milagres, enfim em tudo que é considerado sagrado, e imagino que levou milhões de anos até chegar no que é hoje.

 

O caso das cavernas é apenas uma demonstração de como a ideia de solo sagrado evoluiu até chegar ao conceito atual de igreja. Os rituais primitivos estão presentes na missa de qualquer culto religioso. Os desenhos encontrados nelas são as atuais imagens de santos espalhadas pelos quatro cantos do mundo. Os xamãs nada mais são do que a evolução dos padres, pastores e demais religiosos que temos por ai. Tudo isso impressiona e choca, mas é a evolução da religião. Não se pode negar isso.


Autor: Psidium Guajava


Artigos Relacionados


Avis Rara

Por Que Escrevo

About Me

Ao Vento

Haverá Um Dia

Vamos

Presságio