A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE INOVAÇÃO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS



AUTORIA: LORIVANIA LOREDO SILVA
INTRODUÇÃO

De acordo com o texto "Competitividade e exportações nas pequenas e médias empresas", no Brasil existem aproximadamente quatro milhões de empresas, sendo que 98% são de pequeno e médio porte, as quais respondem por 20% do PIB. Talvez se deva a isso o foco que elas têm tido desde os anos 70.

Até meados deste ano (1970) as pequenas e médias empresas (PMEs) não tinham importância no cenário econômico mundial, pois antes daquela época valorizavam-se as produções em grande escala, que eram, por sua vez, efetuadas pelas grandes empresas, o que vem mudando com o decorrer dos anos e atualmente as PMEs têm sido reconhecidas (as dos países desenvolvidos têm servido de modelo para a difusão de inovações às PMEs de outros países) como estimuladoras do crescimento regional.

Pela importância que tem ganhado, os formuladores de políticas de inovação têm tentado determinar uma política para estas empresas, fato que está sendo discutido devido à complexidade de fatores que envolvem as PMEs. Nos capítulos seguintes tentaremos esclarecer que aspectos são considerados para se definir uma política de inovação para as pequenas e médias empresas, assim como discutiremos também sobre os tipos de políticas de apoio utilizadas para tal. Comentaremos, além disso, sobre as medidas de integração das PMEs à economia do conhecimento e as vantagens e desvantagens que ocorrem desse processo. E, finalmente, falaremos sobre o conceito de firmas e como ele pode contribuir para melhorar as políticas de apoio e incentivo ao desenvolvimento das empresas.


Autor: Lorivania Loredo Silva


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