ACADEMIA: ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE OU ESTÉTICA/ BELEZA?



Marília A. J. de Amorim[1]

INTRODUÇÃO

Vivemos em uma sociedade a qual a maior parte da população leva uma vida quase sedentária devido às facilidades trazidas pela tecnologia, na qual os cidadãos utilizam carros, ônibus ou motos para se deslocarem e se mantêm sentados ao longo do dia, assim não praticando atividades físicas.

Com a falta da atividade física e a má alimentação, a população está sujeita ao aumento da gordura corporal e de doenças cardiovasculares. Assim, devemos adotar métodos para melhorar nossa qualidade de vida e, sobretudo, adotarmos um programa de atividade física para compensar o tempo que ficamos semi-estáticos no dia a dia.

Administrar dinheiro e tempo para cuidar do corpo e da mente é algo que todos poderiam e deveriam fazer. Porém, é preciso escolher um local apropriado para que as expectativas não sejam frustradas, afinal, cada ambiente possui as suas especialidades.

Cada vez mais pessoas de diferentes idades e ambos os sexos procuram por academias por diversos motivos: atividade física, qualidade de vida, saúde, estética e beleza. Padrões de beleza são determinados pelas propagandas de TV, jornais e revistas. Isto é resultado de uma mídia capitalista que bombardeiam tantas informações de forma que esquecemos nossa individualidade e a natureza da beleza. Os resultados desta influência são notórios, como as dietas, obsessão pela magreza, cirurgia plástica, malhação, moda, produtos de beleza e todos vendidos pela mídia.

Muitas pessoas para estarem na moda acabam utilizando recursos inapropriados e acabam tendo problemas de saúde que muitas vezes acarretam em morte.

ACADEMIA

Chama-se de academia estabelecimentos destinados ao ensino e à prática de ginástica ou esportes ou de condicionamento físico, o qual contém equipamentos específicos (LIMA, 2002).

EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA

De acordo com Caspersen, Powell e Christerson (1985), atividade física é todo ou qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso.

Estudos confirmam os benefícios da atividade física à saúde, os quais se referem a aspectos psicológicos (melhora da auto-estima, do auto conceito, da imagem corporal, das funções cognitivas e de socialização, na diminuição do estresse e da ansiedade e na diminuição do consumo de medicamentos), metabólicos (aumento do volume sistólico; o aumento da potência aeróbica; o aumento da ventilação pulmonar; a melhora do perfil lipídico; a diminuição da pressão arterial; a melhora da sensibilidade à insulina e a diminuição da freqüência cardíaca em repouso e no trabalho submáximo), antropométricos e neuromusculares (diminuição da gordura corporal, o incremento da força e da massa muscular, da densidade óssea e da flexibilidade) (MATSUDO e MATSUDO, 2000).

Exercícios físicos praticados freqüentemente promovem a saúde, influenciando na reabilitação de determinadas patologias associadas ao aumento dos índices de morbidade e da mortalidade. Segundo Guedes e Guedes (1995), a prática da atividade física influência e é influenciada pelos índices de aptidão física, as quais determinam e são determinados pelo estado de saúde.

Estudos indicam que a prática de atividades de intensidade moderada atua na redução de taxas de desenvolvimento de doenças degenerativas (hipertensão, diabetes, osteoporose, enfermidades cardiovasculares, enfermidades respiratórias e outras) e de mortalidade (CASPERSEN, POWELL E CHRISTERSON, 1985; MATSUDO e MATSUDO, 2000).

QUALIDADE DE VIDA

Para Maya apud Bartoski e Stefano (2007), o termo qualidade de vida abrange uma série de variáveis, como: a manutenção de um ambiente adequado à segurança pessoal, a satisfação adequada das necessidades biológicas e a conservação de seu equilíbrio (saúde), a possibilidade de desenvolvimento cultural e o ambiente social que beneficia a comunicação entre os seres humanos.

Não significa apenas que o grupo social ou o indivíduo possuam saúde física e mental, mas que estejam bem com a vida, com eles mesmos, com as pessoas que os cercam, enfim, ter qualidade de vida é estar em equilíbrio.

SAÚDE

Saúde é uma condição em que um indivíduo ou grupo de indivíduos é capaz de realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente. É um estado caracterizado pela integridade fisiológica, anatômica e psicológica. É um estado de equilíbrio entre os seres humanos e o meio físico, biológico e social, compatível com plena atividade funcional (MINAS GERAIS, 2006).

ESTÉTICA E BELEZA

A palavra estética vem do grego αισθητική ou aisthésis: sensação e percepção. A estética pode ocupar-se da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio.

A beleza é um conceito social, e freqüentemente é resultado da intersecção de diversos fatores biológicos, sociais, climáticos, ambientais e históricos.Nos anos 90 houve uma massificação do corpo esbelto, induzindo muitas mulheres à anorexia (WIKIPÉDIA, 2009).

Em busca dessa "beleza" exposta pela mídia, muitas pessoas buscam uma forma de resultado como: como as dietas, obsessão pela magreza, cirurgia plástica, produtos de beleza, moda, malhação, recursos ergogênicos entre outros.

A palavra ergogênico significa substâncias ou artifícios adotados visando à melhora do desempenho. Muitos ergogênicos tem como finalidade aumentar a performance do indivíduo pela intensificação da potência física, a força mental, ou do limite mecânico e dessa forma, prevenir ou retardar o início da fadiga. Os ergogênicos podem ser classificados em cinco categorias: nutricional, farmacológica, fisiológica, psicológica, bioquímicos e/ou mecânico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste ensaio pudemos perceber diferentes "visões" (dos alunos da disciplina de Educação Física e Terceira Idade e autores citados acima) acerca da atividade física, qualidade de vida, saúde, estética e beleza.

Cada vez mais padrões de beleza são determinados pelas propagandas de TV, jornais e revistas. Resultado este da mídia, a qual nos bombardeia com tantas informações de forma que esquecemos nossa individualidade. Os resultados desta influência são: as dietas, obsessão pela magreza, produtos de beleza, moda, cirurgia plástica, malhação, recursos ergogênicos e todos vendidos pela mídia.

Para estar na moda pessoas acabam utilizando recursos inapropriados e acabam tendo problemas de saúde que muitas vezes acarretam em morte. Em sala de aula notamos que o fator que mais tem levado as pessoas a procurarem a academia foram os fatores estéticos. Esse fato pode ser explicado pela valorização do corpo, ou seja, o culto do corpo perfeito nos dias atuais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARTOSKI, Cristiane; STEFANO, Silvio Roberto . Qualidade de vida no trabalho em agências bancárias de laranjeiras do sul: um estudo de múltiplos casos. Revista Eletrônica Lato Sensu. v.2, n.1, jul, 2007. ISSN 1980-6116. Disponível em: <http://web03.unicentro.br/especializacao/Revista_Pos/Páginas/2%20Edição/Aplicadas/PDF/24-Ed2_CS-Qualida.pdf>. Acesso em: 16/09/2009.

CASPERSEN, Carl J., POWELL, Kenneth E., CHRISTERSON, Gregory M. Physical Activity, Exercise and Physical Fitness: Definitions and Distinctions for Health-Related Research. Public Health Reports. Estados Unidos, v.100, n. 2, p.126-131, mar/abr, 1985. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1424733/>. Acesso em: 16/09/2009.

GUEDES, Dartagnan Pinto, GUEDES, Joana Elisabete Ribeiro Pinto. Atividade Física, Aptidão Física e Saúde. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Rio Grande do Sul, v.1, n.1, p. 18-35, 1995.

LIMA, Daniel Ferrari de. Dicionário de esportes. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

MATSUDO, Sandra Mahecha, MATSUDO, Victor K.R. Evidências da importância da atividade física nas doenças cardiovasculares e na saúde. Revista Diagnóstico e tratamento. São Paulo, v.5, n. 2, p. 10 -17, 2000.

MINAS GERAIS.Secretaria de Estado de Saúde. Atenção a saúde do idoso. Belo Horizonte: SAS/MG, 2006. Disponível em: <http://www.saude.mg.gov.br/publicacoes/linha-guia/linhas-guia/LinhaGuiaSaudeIdoso.pdf>. Acesso em: 16/09/2009.

WIKIPEDIA. Academia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Academia. Acesso em: 16/09/2009.

WIKIPEDIA. Estética. Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica>. Acesso em: 16/09/2009.




Autor: Marilia Amorim


Artigos Relacionados


Os Olhos De Deus

About Me

Dor!

Pico E Bico

Presos Ao Tempo... Questionamos

Vida(s)

ParÓdia: Tema : O Sol E A Terra ( Os Astros )