Liderança - Os Marines



INTRODUÇÃO

Em momentos de risco, se exige um raciocínio lógico para a tomada de decisões e iniciativa de ação. Os novos candidatos a Marines precisam se mostrar preparados a situações extremas, utilizando de pouquíssimos recursos, assim destacando quem é mais apto a tomada de decisões, onde possuem controle e planejamento, sob quem necessita das orientações, para a execução técnica, coordenadas e direcionadas especificamente a eles. Eis que é o sentido da Administração, pois suas metas são obter o resultado esperado, independente da forma de atuação. Usando a novo gerente empresarial, como exemplo, onde deve se mostrar presente neste meio, pois as situações exigem controle, coordenação, planejamento, direção, e organização.

O Corpo de Fuzileiros Navais possui uma reputação de ser uma força eficiente e agressiva de combate, e os fuzileiros navais orgulham-se de sua atitude entusiasta, e possuem uma forte confiança em sua corrente de comando e na importância de "espírito de corpo", um espírito de entusiasmo e orgulho em si próprio e nos demais companheiros. (WIKIPEDIA, 2009)

Baseado nas ações e procedimentos dos Marines, no topo dos níveis esta o cargo de seleção de novos candidatos, onde devera reconhecer os participantes, considerando suas capacidades de tomada de decisão nas mais variadas situações. Neste acompanhamento a observação é cautelosamente voltada ás atitudes dos candidatos, onde praticamente a maioria revela suas aptidões para o ingresso, e se distinguem em seus variados cargos.

O quesito em destaque é o espírito de liderança, colocado a prova sob pressão, demonstrando cada um seu nível de qualidade, atento as atitudes tomadas para a resolução dos problemas, observa-se quais tem facilidade de controlar e direcionar um grupo, para a melhor resolução, e aos quais necessitam das informações e coordenadas para agir, demonstrando assim sua qualidade de cooperação com o administrador da situação.

A liderança apresenta a capacidade e nível de candidatos. "Exercer influência! Muitas vezes um empreendedor precisará influenciar outras pessoas para conseguir atingir os seus objetivos."

Chiavenato (1999) cita cinco meios de poder, aos quais são separados sob influencia de persuasão, e os dois meios de poder mais eficientes são, poder de competência e poder de referencia.

Para que um planejamento seja bem executado, o líder vai precisar do bom entendimento de seus subordinados, cada cargo terá sua função, onde a tecnica é responsável pela execução, esta devera saber o que fazer e como agir dentro das normas do líder, dependendo do subordinado, não haverá necessidade de ordens, desde que este esteja ciente de sua função e os objetivos da ação.

CONCLUSÃO

Tomar decisões com informações insuficientes, se torna possível pela geração de padrões sob qualquer situação. Se o Objetivo é compreendido, os meios pelo qual é executado, se tornam indiferentes. A Falta de informações detalhadas, induzem a execução de tarefas visando apenas a conclusão, independente dos métodos utilizados. A Dura Competição é o fator responsável, que força o uso de métodos diferenciados para a execução.

REFERÊNCIAS

http://pt.wikipedia.org/ Liderança. Acessado em 23 de Setembro de 2009.

http://pt.wikipedia.org/ Os Marines. Acessado em 02 de Outubro de 2009.

MOROZINI, João F.Fundamentos e técnicas de pesquisa em contabilidade. São Paulo: All Print Editora, 2005.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Princípios F. de Contabilidade. SAS Quadra 5 bloco J, 2003.


Autor: fernando morozini


Artigos Relacionados


ReflexÕes Sobre O Amor

Livro Dos Espíritos 1º EdiÇÃo

A Função Da Escola E Da Educação

As Pontuais Mudanças Trazidas Pela Lei 11.689/08 = Júri

É Soma Ou Divide?

O Papel Da Gestão Democrática Escolar

MÉtodos E AplicaÇÕes Do Planejamento EstratÉgico De Marketing