Deus sacia vazios da alma



“O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até me lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam. Os teus filhos edificarão as antigas ruínas, levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.”

Certa vez, o Senhor me consolou de uma situação com este trecho do livro de Isaias. Aliás, o livro do profeta Isaias é um livro repleto de ensinamentos para  a alma. Trata-se de uma promessa muito forte e concreta a respeito da vida emocional. Creio que é necessário estar com as emoções equilibradas e estruturadas para poder viver uma vida espiritual plena. Tenho um histórico de vida emocional destruída no passado e que foi muito dificil sair da situação. Mas Jesus me mostrou que, mesmo em meio a tempestade, há solução, pois Ele fez por mim o que eu nunca poderia ter feito.

Experimentei o fundo do poço por duas vezes. Ouvi alguém dizer que todo poço tem que ter uma mola no fundo. Essa mola propulsora em minha vida foi Jesus. Os estragos que uma depressão profunda e uma síndrome do pânico causam à vida de alguém são imensos. E não é só. Há pessoas que sofrem com o descaso, com a injustiça, com o abandono, com a rejeição, com a violência (física ou verbal), com os abusos, ou mesmo com a morte de alguéme querido.

Enfim, todo sentimento o que atormenta a alma. As consequencias desse desequilíbrio vêm em forma de depressão, tristeza inexplicável, apatia, fobias, desencorajamento, frustrações, manias, doenças psicossomáticas e principalmente um sentimento de vazio interior. Falta algo.

Vamos explorar um pouco mais o trecho de Isaías:

1. O Senhor te guiará continuamente – Não importa o que aconteça, a promessa de Deus é que Ele nunca te deixará. Isaías 49:15: “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.” Portanto, enfrenta a situação, consciente de que o Senhor nunca te deixará, nunca te desamparará.

2. Fartará a tua alma até em lugares áridos – Lugares desertos e sem vida do teu coração, o Senhor disse que fartará com vida. Ele mesmo suprirá o que a tua alma necessita, ainda que tnão saibas o que precisas. O Espírito do Senhor, que habita em mim e em ti, que mora no teu interior, compreende as coisas do coração, sabe exatamente a palavra certa que deve chegar ao vazio interior. Hebreus 4:12: “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” O Espírito é vida e a verdadeira vida é a Palavra de Deus. Quando a Palavra chega ao deserto, as amarras são arrebentadas, correntes são destruídas, rios de águas vivas chegam ao teu coração. Ora, onde há o Espírito do Senhor, aí há liberdade (2Cor 3:17). Isaías 35:7,8,10 “A areia esbraseada se transformará em lagos e a terra sedente, em mananciais de águas, onde outrora viviam os chacais, crescerá a erva com canas e juncos. E ali haverá bom caminho, caminho que chamará o Caminho Santo, o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe, não errará, nem mesmo o louco. (10) Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo, alegria eterna coroará a sua cabeça, gozo e alegria alcançarão e deles fugirá a trsiteza e o gemido.”

3. Fortificará os teus ossos – Sem exceção, quem está com as emoções fora de ordem, está doente. Sofre de insônia ou dorme demais. Tem problemas cardíacos, é estressado, irritadiço, tem problemas com a pressão arterial, dores de cabeça, depressão, fobias, transtornos diversos, anemia, apatia, o sistema imunológico é comprometido, por isso suas defesas contra vírus e bactérias estão sempre abaladas. Alguns desenvolvem até câncer e uma infinidade de outras coisas. Seja qual for o nome da doença, o nome do nosso Deus é maior do que todos os nomes e se Ele diz que fortificará os teus ossos, tua saúde, tuas emoções, Ele fará. Fiel é o seu nome! Jeremias 30:17:”Porque te restaurarei a saúde e curarei as tuas chagas, diz o Senhor”.

4. Serás como um jardim regado – Ora, em um jardim há diversos tipos de flores, árvores e plantas. Se alguém cuidar do jardim, ou seja, preparar a terra, adubá-la, semeá-la, etc e finalmente regar o jardim, então ele será um jardim bonito, as espécies frutíferas certamente darão os melhores frutos, é agradável de se olhar e atrairá atenções. E com certeza terá o toque pessoal daquele que cuida do jardim. Quando não há ninguém para cuidá-lo, o mato cresce, as flores murcham e se secam, crescem as ervas daninhas, os frutos dão bicho e as pessoas , invadindo o jardim, acabam pisando em cima, por não ser cercado. Sabiamente o Senhor comparou um coração eleito a um jardim regado. O jardim regado faz parte  de uma propriedade, é a extensão de um lar. O jardim abandonado não é de ninguém. Por isso,  confunde-se com o mato e tem o aspecto de abandonado. Tu és um jardim regado do Senhor porque és propriedade dele, és a extensão de Deus aqui na Terra. Aquele que começou a boa obra em nós, há de terminá-la até o dia de Cristo Jesus (Filip 1:6) Desde o ventre materno até a hora em que fechares os olhos, Deus cuida de ti.  Jeremias 31:25,28 “Porque satisfiz à alma cansada e saciei a toda alma desfalecida. (28) Assim velarei sobre eles, para plantar e edificar.” Deus vela por nós, para que haja crescimento e progresso em todas as áreas da nossa vida.

5. E como um manancial cujas águas jamais faltam – Água é a fonte de vida. Podemos sobreviver muitos dias sem comida, mas sem água logo morremos. O Senhor se refere à água, não como o líquido precioso de que tanto precisamos, mas compara a tudo aquilo que é vital, que é essencial em nossas vidas. E não somente águas, mas um manancial. Tudo em abundância – provisão, crescimento espiritual, boas casas, filhos tementes à Deus, família restaurada e salva, excelente saúde física e emocional, negócios restaurados.
Há um rio que corre do Trono de Deus, este rio chama-se Espírito Santo, que é derramado em nossos corações, trazendo alegria de viver, amor, bondade, poder, restauração, consolo. Onde há água, há vida. Assim como há sequidão no deserto. Ezequiel 47:12: “Junto ao rio, às ribanceiras, de um lado e de outro lado, nascerá toda sorete de árvore que dá fruto para se comer; não fenecerá a sua folha, nem faltará o seu fruto; nos seus meses, produzirá novos frutos, porque AS SUAS ÁGUAS SAEM DO SANTUÁRIO, e o seu fruto servirá de alimento e a sua folha, de REMÉDIO.” Glórias a Deus!
João Batista pregava no deserto, simbolicamente representando a vida sem Jesus. Um dia, todos nós vivemos no deserto, antes de recebermos a Jesus como nosso Senhor e Salvador. Foi necessário alguém clamar no deserto, alguém nos anunciar a Palavra de vida para que as águas chegassem até nós. Isaias 40:3-5: “Voz do que clama no deserto, preparai o caminho do Senhor, endireitai no ermo vereda ao nosso Deus. Todo o vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; o que é tortuoso será retificado e os lugares escabrosos, aplanados. A glória do Senhor se manifestará e toda a carne a verá, pois a boca do Senhor o disse.”

6. Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações – Terás uma herança bendita, eles reconstruirão tudo o que foi destruído pelo inimigo, vossos filhos e filhas serão instrumentos poderosos na mão do Senhor. Tua família precisa que tu estejas emocionalmente forte e equilibrado para que aqueles que virão após ti, não precisem passar pelo que passaste. Ensina as verdade da Palavra no teu lar, sente-se com seus filhos e abra a Bíblia, incentiva-os a meditar, à orar, à ir a casa do Senhor. Deuteronomio 6:6,7 “Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração, tu as inculcarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te.” Diga à tua família tudo o que o Senhor fez por ti e quão maravilhoso é o nosso Deus!

7. Serás chamado reparador de brechas – Serás reparador de brechas, reconstruirás os muros da tua vida e de tua família, a coluna espiritual da tua casa. Uma cidade com os muros destruídos é uma cidade sem segurança, sujeita a muitos ataques do inimigo. Reparamos e reconstruímos os “muros” com oração e “armados” com a Palavra de Deus, que é uma espada cortante. Neemias, copeiro hebreu do Rei Artaxerxes, rei da Pérsia, se prontificou a reparar os muros de Jerusalém e juntou todo o povo para a reconstrução. Após uma devastação emocional é preciso reedificar os muros da mente e do coração. Os que construiam os muros também empunhavam a espada. Diz em Ne 4:17: “Os carregadores que por si mesmos tomavam as cargas, cada um com uma das mãos fazia a obra e com a outra segurava a arma.”

8. Restaurador de veredas para que o país se torne habitável – O mundo somente é habitável por causa dos eleitos do Senhor. O Senhor nunca permitirá que o mundo se torne insuportável a ponto de não conseguirmos mais viver nele.

Jesus, nos seus dias como homem, em sua manifestação como Filho de Deus, passou por tudo o que, porventura, poderíamos passar. Ele foi tentado (porém, sem pecado), humilhado, angustiado, afligido, traído, abandonado também se sentiu abandonado pelo Pai. Ele sentiu na própria pele o peso do pecado, do sofrimento, da injustiça, do descaso, da maldade dos homens. Heb 4:15: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.”
Não há problema emocional que fique de pé diante da glória de Deus, mesmo que seja um sentimento inexplicável, uma tristeza, uma dor, um pesar. O Senhor se preocupa com o bem estar emocional do seu povo.

Termino com o Salmo 116:1-8,12: Amo o Senhor, porque ele ouviu a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver. Laços de morte me cercaram e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do Senhor – Ò Senhor, livra minha alma. Compassivo e justo é o Senhor, o nosso Deus é misericordioso. O Senhor vela pelos simples, achava-me prostrado e ele me salvou. Volta, ó minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Pois livraste a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, meus pés. (12) Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?”

Tua alma é farta de vida, creia e receba esta verdade no teu interior, em nome de Jesus!

 


 


Autor: Aline Tavares Siqueira


Artigos Relacionados


Chaves Espirituais

O Salmo 23 Explicitado

Consolados Para Consolar

Ser Amigo Do Senhor

Salmos: Salmo 21

Confiança Em Deus

Da Sensação Do Místico